Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Este mercado de transferências é uma forma de tráfico humano"

Empresário fez duras críticas ao sistema de transferências controlado pela FIFA

"Este mercado de transferências é uma forma de tráfico humano"
Notícias ao Minuto

16:36 - 06/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Mino Raiola

Mino Raiola, um dos mais importantes empresários de futebol, concedeu uma longa entrevista à revista belga Voetbalmagazine na qual faz duras críticas ao sistema de transferências controlado pela FIFA

O agente italiano diz estar a ser altamente prejudicado pela intervenção da FIFA na cobranças de comissões em transferências internacionais e destaque ainda o facto de ter sido ele o criador do mercado de transferências.

"Se dependesse de mim, abolíamos o atual sistema de mercado imediatamente. Se o fizermos, penso que os clubes vão ter mais dinheiro para os jogadores. Eles [a FIFA] ficam com uma parte dos valor dos jogadores e, sem esse sistema, os clubes teriam mais dinheiro para contratar. Este sistema de transferências é uma forma de tráfico humano", começou por dizer o empresário italiano.

"Pode parecer arrogante da minha parte, mas eu criei este mercado. O futebol tornou-se em espetáculo e entretenimento. Inventei o mercado de transferências nos 25 anos em que estive ativo. Agora é uma indústria gigantesca que formei sem abrir a boca e a defender sempre a posição dos meus jogadores", acrescentou Raiola.

O agente italiano tem sido criticado durante nas últimas janelas justamente pela cobrança de comissões milionárias. Há quem diga, por exemplo, que ele dificultou negociações de Haaland com Manchester United.

"É estranho que questionem as minhas transações, mas não ouvi ninguém da FIFA questionar depois de o Ajax ter vendido os dois miúdos [De Ligt, para a Juventus, e De Jong, para o Barcelona]. O velho sistema da FIFA terminou. Começa uma nova era, estamos a criar novas bases. É hora de uma revolução", atirou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório