Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Águia 'treme' mas vence e chega ao Clássico de 'cadeirão'

Belenenses SAD ameaçou surpreender na Luz, mas o Benfica venceu por 3-2 e tem, à condição, mais dez pontos do que o FC Porto, a uma semana da visita ao Dragão.

Águia 'treme' mas vence e chega ao Clássico de 'cadeirão'
Notícias ao Minuto

20:57 - 31/01/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Benfica deu, esta sexta-feira, continuidade àquilo que tem vindo a ser um momento de forma verdadeiramente imparável, ao bater o Belenenses SAD, por 3-2, e conquistar aquela que foi a sexta vitórias nos seis jogos que disputou desde o início de 2020.

Adel Taarabt, Carlos Vinícius e Chiquinho marcaram para os encarnados, ao passo que Licá fez os dois golos da equipa orientada por Petit, que chegou a ameaçar sair do estádio da Luz com, pelo menos, um ponto.

‘Perfume marroquino’ desbloqueou o jogo

Teoricamente o ‘underdog’ no relvado do estádio da Luz, o Belenenses SAD surpreendeu ao entrar em campo de forma autoritária, procurando retirar a bola aos encarnados logo desde a primeira fase de construção.

Os encarnados tiveram dificuldades em ultrapassar a primeira linha de pressão dos homens de Petit, mas, aos poucos, lá se foram conseguindo libertar, e, aos 12 minutos de jogo, deram o primeiro sinal de perigo, num livre cobrado por Grimaldo, que esbarrou nas mãos de André Moreira.

Ainda que sem expressar um domínio claro – vários foram os momentos em que o jogo esteve demasiado partido, e Vlachodimos teve mesmo que se aplicar para negar o golo a Silvestre Varela aos 20 minutos – a equipa de Bruno Lage chegou, com alguma naturalidade, à vantagem.

Aos 31 minutos, Adel Taarabt deu início àquilo que seria uma noite de sonho, ao ‘rasgar’ a defesa adversária com uma brilhante investida inicial para dar início à jogada que culminou com o golo de Carlos Vinícus.

Apenas sete minutos depois, o internacional marroquino voltou a virar para si os holofotes, desta feita ao desferir uma autêntica ‘bomba’ com a qual marcou o seu primeiro golo de águia ao peito em partidas oficiais.

Licá deixou Luz ‘intermitente’

Os sinais positivos que o Belenenses SAD havia dado durante os dez primeiros minutos de jogo voltaram a fazer-se sentir no arranque do segundo tempo, mas, desta feita, de forma bem mais prolongada.

Os visitantes encostaram o Benfica às cordas durante largos períodos de tempo, e, depois de Odysseas Vlachodimos defender as tentativas de Cassierra e Show, nada pôde fazer quando, aos 70 minutos, Licá aproveitou um cruzamento rasteiro de Silvestre Varela para fazer o gosto ao pé.

As bancadas do estádio da Luz começaram a emitir, aqui e ali, os primeiros assobios, tal o domínio do adversário. Assobios esses que acabaram por ‘acordar’ o Benfica, que, aos 78 minutos, voltou a marcar, desta feita por intermédio de Chiquinho.

Mas a história ainda não estava totalmente contada. Quando a vitória parecia assegurada, eis que, aos 85 minutos, Rafa cometeu falta sobre Silvestre Varela e Nuno Almeida assinalou grande penalidade. Licá não tremeu, bisou e fez o 3-2 final.

Estava, por fim, encerrada a partida de abertura da 19.ª jornada do campeonato nacional. O Benfica termina janeiro na liderança isolada, com dez pontos de vantagem sobre o FC Porto, que, no entanto, tem um jogo a menos. Quanto ao Belenenses SAD, é 15.º classificado, com 18 pontos.

Momento do jogo: O Belenenses SAD apresentou-se em campo mais ousado do que era de esperar, mas, aos 31 minutos, Adel Taarabt ‘abriu o livro’. O marroquino deixou uma série de adversários para trás deu início à jogada que culminou no golo do 1-0, com a assinatura de Carlos Vinícius.

Acompanhamento

90' - Apito final na Luz! O Benfica bate o Belenenses SAD por 3-2 e chega ao Clássico com uma vantagem de, pelo menos, sete pontos sobre o FC Porto.

87' - GOOOOOOLOOOOOOOO do Belenenses SAD! Odysseas Vlachodimos ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu travar a grande penalidade cobrada por Licá.

84' - Grande penalidade assinalada a favor do Belenenses SAD! Nuno Almeida apontou para a marca dos 11 metros e mostrou o cartão amarelo a Rafa por falta sobre Silvestre Varela.

78' - GOOOOOLOOOOOOOOO do Benfica! Após um subtil toque de calcanhar de Carlos Vinícius, Chiquinho fintou André Moreira e fez o 3-1 para os encarnados.

76' - Mais uma alteração no Beleneneses SAD. Phete entra para o ligar de Show.

71' - Agora é Petit quem mexe. O treinador do Belenenses SAD retira Tiago Esgaio e lança Marco Matis.

70' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Belenenses SAD! Silvestre Varela cruza para Licá, que, no coração da grande área, só teve de desviar para o fundo das redes.

68' - Nuno Almeida volta a 'sacar' do cartão amarelo. Agora é para Gonçalo Silva, por falta sobre Franco Cervi.

66' - Bruno Lage promove a primeira alteração. Sai Pizzi, entra Chiquinho.

64' - O Belenenses SAD está a encostar o Benfica às 'cordas'! Vlachodimos teve que intervir para impedir o golo, primeiro de Cassierra, e depois de Show.

63' - Mais um 'susto' para o Benfica... Após cruzamento de Nilton Varela, Rúben Dias cortou para canto, mas a bola passou perto da baliza.

60' - Cartão amarelo para Show. O médio recorreu à falta para travar Rafa e Nuno Almeida não perdoou.

57' - O Belenenses SAD esteve à beira do golo! Licá, solto de marcação, apareceu na pequena área a desviar ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos.

46' - Arranca a segunda parte na Luz. O pontapé de saída pertence ao Benfica.

45' - Final da primeira parte no estádio da Luz. O Benfica recolhe aos balneários em vantagem sobre o Belenenses SAD graças aos golos de Carlos Vinícius e Adel Taarabt.

42' - Tiago Esgaio vê o terceiro cartão amarelo do jogo. O lateral recebeu mal a bola e entrou com tudo sobre Franco Cervi.

Não perca as imagens do (belo) golo de Taarabt

38' - GOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! Adel Taarabt, com um grande remate, bate André Moreira. Que exibição que o internacional marroquino está assinar na Luz...

37' - Grande defesa de André Moreira! O guarda-redes do Belenenses SAD teve de se aplicar para negar o 2-0 aos Benfica, após um remate de longe de Rafa.

Eis o primeiro golo da tarde na Luz

31' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Adel Taarabt 'abriu o livro', desmanchou a defesa do Belenenses SAD e abriu caminho para mais um golo de Carlos Vinícius. Está desfeito o nulo no estádio da Luz.

24' - O que acaba de desperdiçar de André Almeida! Sem qualquer oposição, o lateral teve tempo para receber e depois atirar muito por cima do alvo.

20' - Que defesa fantástica de Odysseas VlachodimosO grego 'voou' e negou o golo a Silvestre Varela com uma grande estirada.

19' - Mais um cartão amarelo. Agora para Pizzi, por falta sobre Cassierra à entrada da grande área do Benfica.

12' - Álex Grimaldo 'cheirou' o golo! Na cobrança de um pontapé-livre, o espanhol obrigou André Moreira a desviar a bola para canto.

11' - Nilton Varela vê o primeiro cartão amarelo da tarde. O lateral tentou travar Rafa, mas acabou por conceder um livre perigoso a favor do Benfica.

10' - Alguma preocupação por Gonçalo Silva... O capitão do Belenenses SAD foi alvo de uma entrada dura por parte de Adel Taarabt e mostrou-se muito queixoso. No entanto, tudo não terá passado de um susto.

7' - O primeiro remate da partida pertence ao Belenenses SAD. Silvestre Varela encheu o pé, mas atirou muito longe do alvo.

0' - Apito inicial no estádio da Luz. Já se joga o Benfica-Belenenses SAD.

Onzes

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Pizzi; Rafa, Cervi, Carlos Vinícius.

Belenenses SAD: André Moreira; Tiago Esgaio, Chima, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Nilton Varela; Show, André Santos; Varela, Licá, Cassierra.

Antevisão

Em dia de encerramento do mercado de transferências, o estádio da Luz virará um autêntico 'oásis' para os amantes do futebol, com o embate entre Benfica e Belenenses SAD, que abre a 19.ª jornada da I Liga.

A equipa orientada por Bruno Lage chega ao último dia do mês de janeiro num momento de forma verdadeiramente 'diabólico', tendo somado por vitórias os últimos dez jogos disputados em 'casa'.

Já os homens do Jamor, vêm de um momento bem mais delicado, que culminou com a demissão de Pedro Ribeiro e consequente chegada de Petit, técnico que soma, para já, uma vitória e uma derrota no cargo.

O Benfica-Belenenses SAD será ajuizado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório