Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Sporting-Benfica: Dérbi de velhos rivais e com a pressão de sempre

Leões e águias medem forças, esta sexta-feira, em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Pontapé de saída está agendado para as 21h15.

Sporting-Benfica: Dérbi de velhos rivais e com a pressão de sempre
Notícias ao Minuto

08:05 - 17/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Hoje é dia de dérbi. Sporting e Benfica enfrentam-se, esta sexta-feira, em jogo da 17.ª jornada da I Liga num jogo em que a pressão é sempre existente. De um lado estará um leão em busca da retoma e de encurtar distâncias para os rivais da frente e do outro estarão as águias com a clara tarefa de não deixar fugir a liderança. 

Na antevisão da partida, que será disputada em Alvalade, os dois treinadores deixam bem evidente que apenas pensam em vencer este dérbi, embora reconheçam a valia do adversário. 

Bruno Lage e Silas também se manifestaram contra o facto deste dérbi ser disputado numa sexta-feira à noite, sublinhando que os adeptos das duas equipas mereciam que fosse jogado durante o fim de semana. 

O pontapé de saída está agendado para as 21h15 desta sexta-feira. 

Silas em discurso direto 

Dérbi: "Eu penso que vai ser um jogo muito similar ao jogo que tivemos em casa. São duas equipas fortes e a querer ganhar. Tratar-se-á um pouco de eficácia, eficácia que não houve no jogo com o FC Porto. É um jogo de 50-50 onde vamos querer muito ganhar e atacar. É essa a nossa maneira jogar. O Benfica também virá à procura disso. Vai ser um jogo aberto, onde vão haver ocasiões de golo. Claro que o meu desejo é ganhar e não falhar tantos golos. Temos de fazer mais golos que o Benfica."

Pontos fortes do Benfica: "A bola parada, com o FC Porto, Benfica ou Tondela, que perdemos na bola parada, é sempre importante nestes jogos. O FC Porto não estava a criar muitas ocasiões e acabou por fazer um golo de bola parada. O jogo com o Tondela, estava controlado, e sofremos um golo de bola parada. Esse é um dos aspetos em que nos focamos muito. Mas o Benfica é uma equipa muito boa em vários aspetos. Tem um contra-ataque muito forte, um ataque organizado, com tempo, muito bem elaborado. Estamos a falar do maior investimento do Benfica no seu plantel, do que eu tenho memória. É uma equipa com várias soluções. Nós também temos e vamos prová-lo amanhã."

Horário: "Tem muito que ver com o calendário. Preferíamos que fosse no fim de semana, à tarde, mas a verdade é que vamos ter uma meia-final da Taça da Liga. O ideal era termos sempre uma semana para preparar os jogos. Esta semana foi o Benfica a jogar terça e sábado, na próxima seremos nós. Toca a todos. Preferia que fosse no fim de semana à tarde, para irem famílias, jovens e crianças. A uma hora destas é difícil ir a um jogo de futebol. A verdade é que para nós, Sporting, é melhor ser sexta-feira."

Bruno Lage em discurso direto 

Os dois jogos mais importantes da I Liga são a uma sexta-feira: "Temos de nos questionar, apesar de, nas nossas vidas, andarmos sempre a correr de um lado para o outro. Nós temos de pensar sobre certas coisas que acontecem no nosso futebol. Às vezes continuamos a fazer as coisas só porque sim. Eu em Inglaterra estava a fazer um aquecimento para um jogo que ia acontecer no sábado e tivemos a indicação que o jogo ia ser adiado por 30 ou 45 minutos. Porquê? Porque um autocarro com adeptos tinha ficado preso na auto-estrada e daí o atraso na hora da partida. O futebol vive da paixão e dos adeptos. E é neste tipo de coisas que temos de começar a pensar. É nos adeptos e nas horas que os adeptos demoram a chegar ao estádio que temos de pensar. Temos de olhar para o lado do adepto e isso é fundamental. Nós, em Portugal, somos o único país que exige que os treinadores tenham uma braçadeira de capitão. No ano passado estava com  uma lesão no tendão de aquiles e esqueci-me da braçadeira. Consequência? Multa de 500 de euros. Nós temos de pensar nestas coisas. Tinha a braçadeira no bolso, mas como estava de muletas atrapalhei-me todo. Resultado? Tive de pagar a multa. Mas porque é que somos o único país que exige que os treinadores tenham de ter braçadeira de identificação do cargo que ocupam? São as escolhas que fazemos, porque sim. Temos de reflectir sobre isto. Este dérbi merecia ser a um fim de semana e às 15h da tarde. Não a uma sexta-feira à noite."

O que vale este jogo numa perspetiva de campeonato: "Vale apenas três pontos e queremos vencer este encontro. Claro que falamos de um dérbi da cidade e um dos mais importantes duelos a nível nacional. Todos querem ganhar este dérbis, seja em que escalão for. Nós, treinadores, também queremos que as nossas equipas tenham um excelente comportamento."

Preparou o jogo a pensar num adversário com ou sem Bruno Fernandes: "Pensamos o jogo tendo em conta a força do colectivo. O Bruno Fernandes é um excelente jogador e dá um enorme contributo ao Sporting, mas a dinâmica do nosso adversário não muda sem ele, agora claro que dá uma qualidade inegável ao Sporting não temos a mínima dúvida disso."

Últimos onzes 

Benfica: Zlobin; Tomás Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Cervi, Pizzi, Chiquinho e Vinícius. 

Sporting: Luis Maximiano; Ristovski, Mathieu, Coates, Borja; Wendel, Bruno Fernandes, Battaglia; Vietto, Bolasie e Luiz Phellype. 

Últimos resultados 

Sporting: VDVVD

Benfica: VVVEV

Ausências 

Sporting: Vietto (lesionado), Coates (castigado) e Renan (dúvida)

Benfica: Jardel (lesionado)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório