Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Um dragão à boleia das individualidades. As notas do FC Porto-Varzim

Dragões bateram equipa de Paulo Alves para garantirem apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal.

Um dragão à boleia das individualidades. As notas do FC Porto-Varzim
Notícias ao Minuto

08:06 - 15/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O FC Porto carimbou o 'passaporte' para as meias-finais da Taça de Portugal depois de, nesta terça-feira, ter batido o Varzim, por 2-1.

Os azuis e brancos assinaram uma exibição bastante pobre, comparando com aquelas que têm realizado nos últimos jogos, mas fizeram o suficiente para sair do Estádio do Dragão com o triunfo.

A equipa orientada por Sérgio Conceição, que alinhou com algumas surpresas no onze, fez-se valer das individualidades para bater o conjunto de Paulo Alves, que deixou boas impressões na Invicta.

Soares e Marcano, dois dos jogadores mais importantes do plantel azul e branco, marcaram os golos que selaram a vitória, ainda na primeira parte, e permitiram à equipa do FC Porto viver um segundo tempo bastante tranquilo, no qual limitou-se a gerir o resultado e segurar o triunfo.

Destaques do jogo

Figura: Autor do primeiro golo do encontro, Tiquinho Soares voltou a marcar - foi o quarto jogo consecutivo a fazer o gosto ao pé - e a realizar uma exibição digna de destaque. Além do tento apontado, o avançado brasileiro foi um dos jogadores mais interventivos no ataque do FC Porto, dando linhas de passe aos seus colegas de equipa e participando, a espaços, na criação de jogo, quando baixava no terreno. Ganhou um lugar no onze titular de Conceição nos últimos jogos e, nesta terça-feira, voltou a demonstrar por que motivos o técnico confia tanto nele. É um jogador essencial neste plantel.

Surpresa: Naquele que foi somente o seu quinto jogo oficial de dragão ao peito, Renzo Saravia assinou a melhor prestação desde que chegou à Invicta, no último verão. Enquanto esteve em campo, registou várias investidas ofensivas pela direita, assim como cruzamentos de qualidade, como aquele que originou o primeiro golo. Conceição acabou por retirá-lo ao intervalo, sob a justificação de querer proporcionar outra dinâmica à estratégia da sua equipa, numa decisão surpreendente, tendo em conta o rendimento do lateral argentino no primeiro tempo do encontro.

Desilusão: Depois de ter apontado 12 golos nos primeiros 16 jogos da temporada, Leonardo Ruiz é tido como um dos jogadores mais influentes deste Varzim. O colombiano, que joga na Póvoa por empréstimo do Sporting, havia marcado quatro golos nos quatro jogos anteriores, mas a verdade é que se eclipsou por completo no Dragão. Não teve bola, pareceu não ter procurado o esférico e não houve registo de uma única oportunidade oriunda dos seus pés durante os 90 minutos. Deixou muito a desejar nesta visita ao FC Porto.

Sérgio Conceição: Apostou na titularidade de jovens como Diogo Costa e Fábio Silva e ainda permitiu a estreia de Vítor Ferreira pela equipa principal do FC Porto, assim como o regresso aos relvados de Romário Baró, afastado dos relvados desde outubro devido a problemas físicos. Apesar disso, e do próprio triunfo, os dragões realizaram uma exibição 'cinzenta', dando a sensação de que poderiam ter feito (muito) mais na noite desta terça-feira. Ainda assim, o mais importante foi conseguido: o apuramento para as meias-finais desta Taça de Portugal.

Paulo Alves: O Varzim tem realizado uma temporada positiva, situando-se na quinta posição da tabela classificativa da II Liga e estando na luta pela subida ao primeiro escalão. A prestação dos povoenses no Dragão merece elogios, sobretudo pelo rigor defensivo apresentado, mesmo tendo em conta que a equipa poderia ter apostado mais nos contra-ataques rápidos - tirando o lance do golo, o Varzim praticamente não criou ocasiões junto da baliza de Diogo Costa.

Rui Costa: Num jogo sem lances polémicos, o árbitro da Associação de Futebol do Porto viveu uma noite tranquila no Estádio do Dragão, tendo acertado na maioria das decisões que tomou. Não teve qualquer influência no resultado da partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório