Powered bySolverde
Disclaimer

Open da Austrália: Polémica com doping deixa tenista fora de competição

A análise antidoping em causa, que deu positivo para a boldenona, um esteroide anabolizante, remonta a 17 de outubro do ano passado.

Open da Austrália: Tenista Robert Farah apanhado com 'doping' falha competição

© Lusa

Lusa
14/01/2020 19:33 ‧ 14/01/2020 por Lusa

Desporto

Ténis

Bogotá, 14 jan 2020 (lusa) - O tenista colombiano Robert Farah, campeão de pares de Wimbledon e do Open dos Estados Unidos (EUA), em 2019, foi apanhado com 'doping' e não pode participar no Open da Austrália, revelou hoje em comunicado o atleta.

"Neste momento, encontro-me em Los Angeles [EUA], e não poderei disputar o Open da Austrália, evento para o qual me estava a preparar desde dezembro. Há umas horas, a Federação Internacional de Ténis comunicou-me que foi detetada a presença de boldenona numa prova", revelou Farah.

A análise 'antidoping' em causa, que deu positivo para a boldenona, um esteroide anabolizante, remonta a 17 de outubro do ano passado, e foi realizada durante um torneio disputado na cidade colombiana de Cali.

O tenista, de 33 anos, referiu em comunicado que, duas semanas antes desse teste, foi sujeito a outra análise em Xangai, na China, que teve um resultado negativo.

"Além disso, fui analisado em, pelo menos, outras 15 ocasiões de maneira aleatória no circuito internacional ao longo do ano com o mesmo resultado negativo", realçou.

Farah, que ocupa atualmente o primeiro lugar de pares do 'ranking' ATP, em conjunto com o seu compatriota Juan Sebastián Cabal, disse que está convencido que o resultado positivo foi provocado por ter comido carne de vaca que conteria a substância proibida.

Em novembro de 2018, o presidente do Comité Olímpico Colombiano (COC), Baltazar Medina, enviou uma carta aos desportistas do país advertindo-os sobre a presença de boldenona na carne de vaca, sublinhando que, em caso de ser detetada nos testes 'antidoping', a sanção estabelece uma suspensão de quatro anos.

"Com a minha equipa e um grupo de assessores estamos a preparar os passos a seguir num processo que pretendemos que demonstre que nunca utilizei nenhum produto que atente contra o jogo limpo e a ética que caracteriza o desporto e, em especial, o ténis, atividade que amo e à qual devo os meus momentos mais felizes", frisou Farah, garantindo ainda que está "tranquilo e confiante" com o desfecho deste processo.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas