O Benfica voltou, esta segunda-feira, a fazer uso da newsletter News Benfica para apontar o dedo à arbitragem nos encontros com o FC Porto, entre eles o triunfo sobre o Moreirense, na passada sexta-feira, por 4-2.
No entender do clube da Luz, "a uma jornada de terminar a primeira volta, são já pelo menos sete pontos a mais para os portistas", um número que "ameaça rivalizar com as duas anteriores no que a erros de arbitragem" diz respeito.
"Listar todos os erros que beneficiaram o FC Porto seria um exercício longo, fastidioso e deprimente, mas não podemos deixar de referir o que se passou em Moreira de Cónegos", pode ler-se.
"Falta clara de Soares sobre um defesa do Moreirense no golo (2-3) que deu a vantagem ao FC Porto; penálti de Fábio Silva que ficou por assinalar; e ainda uma falta-fantasma assinalada contra o Moreirense num lance que daria o 2-0 para a equipa da casa. Assim se quebram enguiços!", prossegue.
O Benfica diz ser "natural que haja erros em todos os lados e para todas as cores", mas sublinha que "não é natural, no entanto, que coincida tantas vezes o beneficiário desses erros, o FC Porto": "Bem podem eles tentar lançar as cortinas de fumo que entenderem, porém, já se tornou impossível mascararem o que todos já constatámos. São demasiados os erros a seu favor".
"Uma análise estatística permite constatar que o FC Porto, nas 16 primeiras jornadas, teve 37,5% dos seus jogos (seis) arbitrados por elementos da Associação de Futebol do Porto e 56,25% dos jogos com árbitros ou VAR daquela Associação, e apenas teve dois jogos arbitrados por elementos da Associação de Futebol de Lisboa", continua.
"O nosso clube teve dois árbitros da Associação Futebol de Lisboa (12,5%), os mesmos 37,5% (6 jogos) com árbitros da Associação de Futebol do Porto e apenas um total de 18,75% com árbitros ou VAR de Lisboa", completa.