Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Liga fez as contas: Equipas B já renderam mais de mil milhões de euros

Organismo estima que as equipas secundárias já tenham servido de "trampolim" a 435 jogadores.

Liga fez as contas: Equipas B já renderam mais de mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

13:02 - 13/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Portugal

A Liga Portugal publicou, esta segunda-feira, um extenso relatório no qual faz um balanço claramente positivo das consequências geradas pela criação das equipas B de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga, Vitória SC e Marítimo, entre 2012 e 2019.

Feitas as contas, o organismo presidido por Pedro Proença estima que 435 jogadores tenham aproveitado este "trampolim" para darem o 'salto' para o escalão principal do futebol português.

"Um trampolim que contribuiu muito para o facto de a seleção nacional atravessar o melhor momento, ao nível de títulos conquistados, da sua história. Ao sucesso no Campeonato da Europa de 2016, em França, a seleção lusa juntou, no último mês de junho, a conquista da Liga das Nações 2019, o que significa que a equipa das quinas é detentora das duas provas principais de seleções organizadas pela UEFA", pode ler-se.

A Liga aponta João Félix como "um bom exemplo da projeção dada pelo modelo das equipas B". O internacional português, que deixou o Benfica rumo ao Atlético de Madrid por 126 milhões de euros, foi, de resto, um dos principais impulsionadores para o balanço geral desta iniciativa.

"Uma aposta de sucesso, que trouxe consigo um aumento muito significativo nos valores de transferências praticados pelos clubes portugueses, uma vez que, contabilizando todos os atletas com histórico em equipas B desde 2012-13, foram feitas vendas num valor superior a mais de 1000 milhões de euros", refere.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório