Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Vinícius veste pele de Jonas? O arranque comparado dos dois avançados

Em 19 jogos disputados pelas águias, o ex-Nápoles marcou já 13 golos.

Vinícius veste pele de Jonas? O arranque comparado dos dois avançados
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/12/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

As saídas de João Félix rumo ao Atlético de Madrid e a reforma de Jonas deixaram o Benfica órfão de opções para a frente de ataque. Seferovic, melhor marcador do campeonato na época passada, era a única opção para Bruno Lage no início da época.

Raúl de Tomás e Carlos Vinícius chegaram este verão para resolver este problema deixado em aberto pelas duas saídas já referidas, mas apenas o ex-Nápoles tem correspondido com golos, até ao nível de um velho conhecido das águias. Mas já vamos a esse assunto mais adiante.

Se o espanhol, que até custou 20 milhões de euros, marcou um golo - na Liga dos Campeões frente ao Zenit -, o brasileiro já leva na bagagem 13 remates certeiros, sendo um dos melhores marcadores da equipa.

Mas a história esta temporada nem sempre foi fácil para Vinícius. O brasileiro começou a ser utilizado por Bruno Lage, mas uma lesão retirou-o das escolhas do técnico setubalense.

O 'bis' no jogo da Taça de Portugal frente ao Cova da Piedade - já tinha marcado a Paços de Ferreira e Vitória FC - marcou, contudo, uma mudança no paradigma de utilização do brasileiro nas escolhas iniciais de Bruno Lage. O ex-Nápoles passou a somar mais minutos de jogo e correspondeu a essa aposta com golos, muitos golos.

Carlos Vinícius soma atualmente 13 golos em 19 jogos com a camisola do Benfica, números muito semelhantes aos alcançados por Jonas, de que todos os adeptos encarnados guardam saudades, na sua primeira época ao serviço do clube da Luz.

O 'Pistolas', como é tratado pelos adeptos de futebol, chegou à capital portuguesa em setembro de 2014, depois de ter terminado contrato com o Valência. Aos 31 anos, Jonas mostrou ainda ter muita qualidade e conseguiu marcar 14 golos em 19 jogos.

Apesar dos números semelhantes entre os dois brasileiros, há dois fatores a destacar e que os diferenciam. O primeiro é o facto de Vinícius ter demorado menos tempo a marcar 13 golos do que Jonas a alcançar os 14 remates certeiros. O ex-Nápoles demorou 923 minutos, ao passo que Jonas demorou 1472 minutos.

Para além disso, Vinícius dispôs de mais competições para marcar os respetivos golos. O avançado, de 24 anos, distribuiu os 13 golos por Liga dos Campeões (5 golos), I Liga (11), Taça de Portugal (2) e Taça da Liga (1). Jonas chegou ao Benfica já sem possibilidades de disputar competições europeias - a lista de inscrições tinha fechado no início de setembro dias antes do brasileiro assinar contrato - e, por isso, distribuiu os 14 golos pelo campeonato (13), Taça da Liga (3) e Taça de Portugal (3).

  Jogos I Liga Taça da Liga Taça de Portugal Europa Minutos jogados Golos
Jonas 19 13 3 3 0 1472 14
Carlos Vinícius 19 11 1 2 5 913 13

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório