Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CR7 deu 'show' e Portugal só parou na meia dúzia

Equipa das Quinas goleou a última classificada do grupo no Estádio do Algarve, em encontro da fase de apuramento para o Euro'2020.

CR7 deu 'show' e Portugal só parou na meia dúzia
Notícias ao Minuto

21:32 - 14/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Qualificação Euro'2020

Portugal recebeu e venceu (6-0), na noite desta quinta-feira, a seleção da Lituânia, em encontro do grupo B da fase de qualificação para o Euro'2020.

Numa partida de sentido único, na qual a Equipa das Quinas foi a única a demonstrar iniciativa em termos ofensivos, o conjunto orientado por Fernando Santos conseguiu inaugurar o marcador logo aos 7 minutos de jogo: Cristiano Ronaldo foi travado em falta na área contrária, cobrou a grande penalidade e colocou Portugal na frente.

O segundo golo chegou ainda no primeiro tempo, à passagem do minuto 22. E foi novamente da autoria do 'suspeito do costume'. CR7 recebeu um passe de Gonçalo Paciência - um dos homens do ataque luso em evidência neste duelo - e rematou em jeito, apontando um golo do outro mundo para ampliar a vantagem portuguesa.

No segundo tempo, foi a vez de outros jogadores portugueses brilharem. Aos 52', e na sequência de um passe de Bruno Fernandes, Pizzi atirou a contar e, pouco depois, aos 56', foi a vez de Gonçalo Paciência fazer o gosto ao pé. O avançado luso aproveitou uma falha do guarda-redes Ernestas Setkus para marcar e apontar o 4-0, naquele que foi o seu primeiro golo pela Seleção Nacional, ao cabo de dois jogos.

O quinto golo, da autoria de Bernardo Silva, surgiu aos 63 minutos de jogo, pouco antes de CR7 (65') voltar a marcar para estabelecer o resultado final.

Apesar da vitória, e uma vez que a Sérvia venceu (3-2) o Luxemburgo, também nesta quinta-feira, Portugal ainda não conseguiu carimbar o 'passaporte' para o próximo Campeonato da Europa de seleções. Neste momento, a Equipa das Quinas segue na segunda posição do grupo B, com 14 pontos, mais um que os sérvios e menos cinco que a líder Ucrânia.

Momento do jogo: O primeiro golo de Portugal, da autoria de Ronaldo, foi fundamental para desbloquear o encontro, logo aos 7 minutos de jogo. Depois disso, a partida tornou-se mais fácil para o conjunto orientado por Fernando Santos.

Acompanhamento:

90+3' - Terminou a partida! Portugal venceu a Lituânia por 6-0.

90' - O árbitro Ruddy Buquet concedeu três minutos de tempo extra nesta segunda parte.

88' - Diogo Jota perto do golo, depois de ter cabeceado ao lado, na resposta a um cruzamento de Rúben Neves.

Confira o golo com o qual Ronaldo completou o seu hat-trick

83' - Portugal esgotou as substituições: saiu o capitão Cristiano Ronaldo e entrou o estreante Diogo Jota.

83' - Que perdida da Seleção Portuguesa! Bruma tinha tudo para marcar, mas permitiu a defesa do guarda-redes adversário.

80' - Remate de Pizzi, para as mãos do guardião lituano.

Luxemburgo volta a marcar e reduz para 3-2 diante da Sérvia.

73' - Cruzamento de Ronaldo para a cabeça de Paciência, que atirou ao poste da baliza da Lituânia. Mais uma grande ocasião para Portugal.

72' - Segunda substituição na Seleção Nacional: João Moutinho rendeu Bruno Fernandes.

A Sérvia já vence o Luxemburgo por 3-1.

Veja o quinto golo português na partida, da autoria de Bernardo Silva

68' - CR7 continua com fome de golos! Paciência recuperou a bola  e cruzou para Ronaldo, que tinha tudo para marcar, mas atirou por cima.

66' - Substituição na Seleção Portuguesa: Saiu Bernardo Silva e entrou Bruma.

65' - 6-0 para Portugal! Ronaldo voltou a marcar para ampliar a vantagem para 6-0.

63' - Portugal amplia a vantagem! Desta vez, foi Bernardo Silva a fazer o gosto ao pé. Portugal já vence por 5-0.

60' - Livre de Ronaldo ia dando em golo! A bola, no entanto, foi desviado pela defesa contrária antes de embater no poste da baliza da Lituânia.

Veja o golo de Gonçalo Paciência nesta partida, o seu primeiro pela Seleção

Nota: Luxemburgo reduz para 2-1 no encontro com a Sérvia

58' - Ronaldo perto do golo! O remate de fora da área de CR7, contudo, saiu ao lado.

Confira o golo de Pizzi

56' - Golo de Portugal! 4-0! Marcou Gonçalo Paciência, após falha do guarda-redes da Lituânia. Foi o primeiro golo do avançado pela seleção, ao cabo de dois jogos pela Seleção Nacional.

52' - Mais um golo de Portugal! Desta feita marcou Pizzi, assistido por Bruno Fernandes, para colocar o conjunto luso a vencer por 3-0.

48' - Remate de fora da área de CR7, contra o corpo de um defesa contrário.

46' - Cruzamento de Pizzi para a cabeça de Paciência, na sequência de um pontapé de canto, com a bola a sair muito por cima.

46' - Recomeça a partida no Algarve. Desta vez, saiu Portugal com a posse da bola.

45' - Intervalo no Estádio do Algarve. Portugal recolhe aos balneários a vencer a Lituânia por 2-0, graças aos dois golos de Cristiano Ronaldo.

Nota: Entretanto, a Sérvia já vence o Luxemburgo por 2-0.

37' - Jogada individual e remate de CR7, com a bola a sair por cima da baliza da Lituânia.

36' - Rúben Neves tentou a sorte de fora da área, mas a bola foi interceptada por um defesa lituano.

33' - Ronaldo atirou à entrada da área, mas a bola saiu com pouca força e ao lado.

Confira o segundo golo de Ronaldo nesta partida

29' - Paciência não para de criar ocasiões. Agora, a passe de Ronaldo, com o ombro, o avançado luso chutou de primeira, com muita força, mas por cima da baliza da Lituânia.

27' - Markus Palionis viu o cartão amarelo.

27' - Afinal, não há penálti. O árbitro do encontro consultou um dos fiscais de linha e voltou atrás na decisão.

26' - Novo penálti para Portugal, por falta sobre Ricardo Pereira na área da Lituânia.

25' - Cruzamento de Bernardo e toque subtil de Ronaldo, para as mãos de Setkus.

22' - Golo de Portugal! E que golaço de Cristiano Ronaldo! O remate em jeito de CR7 só parou no fundo das redes da Lituânia, depois de um bom passe de Paciência. 2-0 para Portugal.

20' - Mais um remate de Paciência, desta feita à figura do guarda-redes da Lituânia.

19' - Nova ocasião de Portugal. O cruzamento de Mário Rui acabou nos pés de Ronaldo, mas o seu remate foi bloqueado.

16' - Outra vez Paciência! O cruzamento rasteiro de Bernardo Silva foi quase perfeito, mas Gonçalo Paciência não conseguiu encostar para o fundo das redes adversárias.

15' - Mais uma para Paciência! Desta vez, o avançado atirou com o pé direito, já dentro da área, mas a bola foi bloqueada pela defesa da Lituânia.

14' - Portugal muito perto do segundo! Mário Rui cruzou da esuqerda, Gonçalo Paciência atirou de cabeça, mas o guarda-redes Setkus realizou uma enorme defesa para evitar o golo.

Veja o golo de Ronaldo que inaugurou o marcador deste encontro

11' - Remate de Bruno Fernandes de longe, com a bola a ser desviada por um defesa lituano.

Nota: A Sérvia também já vence o Luxemburgo por 1-0, no outro jogo deste grupo B.

7' - Golo de Portugal! Marcou Cristiano Ronaldo, na conversão da grande penalidade. A Equipa das Quinas vence agora por 1-0.

6' - Falta sobre Cristiano Ronaldo na área da Lituânia e é penálti para Portugal. Ocasião soberana para a equipa de Fernando Santos.

5' - Que perdida de Cristiano Ronaldo! Bernardo Realizou jogada de excelência na direita e cruzou para a cabeça de CR7, que atirou por cima da baliza da Lituânia. Foi a primeira ocasião de perigo neste encontro.

1' - Arranca a partida no Estádio do Algarve. Saiu a jogar a seleção da Lituânia.

0' - Já se ouvem os hinos. Primeiro o da Lituânia e, depois, o de Portugal. A partida está prestes a ter início.

Onzes

Portugal: Rui Patrício; Ricardo Pereira, Rúben Dias, José Fonte, Mário Rui; Rúben Neves, Pizzi, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Gonçalo Paciência, Cristiano Ronaldo.

LituâniaSetkusMikoliūnasPalionisGirdvainisAndriuškevičiusŠimkusKuklysSlivkaŠimkusNovikovasČernych.

Antevisão

Portugal recebe a Lituânia esta quinta-feira, em encontro do grupo B da fase de apuramento para o Euro'2020. A partida poderá revelar-se decisiva para as aspirações da equipa de Fernando Santos, que espera assegurar, o quanto antes, a qualificação direta para o próximo Campeonato da Europa de seleções.

A Equipa das Quinas entra para esta jornada como segunda classificada do grupo, com 11 pontos conquistados, menos oito (mas também menos um jogo) que a líder Ucrânia. Os lituanos, por seu lado, estão na última posição, tendo somado apenas um ponto neste apuramento.

Não é, portanto, difícil apontar favoritismo à seleção campeã da Europa em título, num encontro onde só a vitória interessa ao conjunto luso - em caso de triunfo e deslize da Sérvia, na partida com o Luxemburgo, Portugal ficaria automaticamente qualificado para o Europeu.

No Estádio do Algarve, a bola vai começar a rolar às 19h45, quando o árbitro francês Ruddy Buquet der o apito inicial. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, a par e passo, as principais incidências deste Portugal-Lituânia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório