Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting: Quarto lugar à 10.ª jornada dá direito... a ser campeão

Leões somam o mesmo número de pontos que contabilizavam no último ano em que foram campeões.

Sporting: Quarto lugar à 10.ª jornada dá direito... a ser campeão
Notícias ao Minuto

08:09 - 06/11/19 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O arranque do Sporting na edição deste ano do campeonato não está a ser o esperado. Depois da derrota na última jornada frente ao Tondela, os leões alcançaram o terceiro desaire na Liga, derrota que se soma a cinco vitórias e dois empates.

Contas feitas, a equipa orientada por Jorge Silas, mas que também já teve ao leme Marcel Keizer e Leonel Pontes, soma 17 pontos e está agora a dez pontos do líder Benfica.

Apesar de este ser um dos piores inícios de época do clube de Alvalade, apenas superado pelas temporadas 2012/13 (11 pontos à 10.ª jornada), 2010/11 (15 P/10 J) e 2009/10 (14 P/10 J), a verdade é que há um facto que pode deixar os adeptos leoninos a sorrir. É que na longínqua época 2001/02 o Sporting também era quarto classificado à 10.ª ronda e acabaria por ser campeão. 

Mas olhemos para os números das últimas temporadas em que o Sporting tinha 17 pontos com dez jornadas disputadas e comecemos precisamente pela temporada em que o clube de Alvalade alcançou o último título de campeão nacional. 

Em 2001/02, a equipa então orientada por Laszlo Bölöni, e onde pontificavam nomes como Mário Jardel, João Vieira Pinto ou o atual diretor de futebol do Sporting Beto, tinha, ao cabo de 10 jornadas, 17 pontos fruto de cinco vitórias, dois empates e três derrotas, precisamente o mesmo registo desta época.

Ainda assim, há uma ligeira, mas grande, diferença a destacar: o líder na altura era o Boavista com 22 pontos e tinha cinco pontos de vantagem sobre os leões. Esta temporada, o Benfica tem 10 pontos sobre os verde e brancos, sendo que FC Porto e Famalicão estão a, respetivamente, oito e seis pontos.

Na temporada 2004/05, José Peseiro era o homem do leme em Alvalade e a equipa também não estava a corresponder às expetativas. O quinto lugar da classificação era espelho disso. Os leões tinham 17 pontos conquistados com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O clube de Alvalade, que tinha em Liedson uma das maiores referências desse ano, terminaria o campeonato em terceiro lugar.

Na época seguinte, em 2005/06, o registo foi semelhante, assim como a classificação à 10.ª jornada: 17 pontos, alcançados fruto de cinco vitórias, dois empates e três derrotas, e um quinto lugar. A equipa onde alinhavam jogadores como Nani e João Moutinho, iria terminar o campeonato no segundo lugar, a sete pontos do campeão FC Porto.

Mais recentemente, em 2014/15, a equipa orientada por Marco Silva era terceira classificada à 10.ª jornada também com 17 pontos. Na altura, os leões somavam quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota num jogo fora, diante do Vitória de Guimarães. Apesar do arranque menos positivo, já que com 10 partidas disputadas a formação leonina estava a oito pontos do líder Benfica, o final de época teve sabor a vitória, dado que a equipa de Alvalade conquistou a Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga. No campeonato terminou na terceira posição.

Ainda assim, e apesar da intermitência no começo desta temporada, estes números estão muito longe daquele que é o pior arranque do século dos leões, registado na temporada de 2012/13. Na altura, a equipa comandada pelo belga Franky Vercauteren somava 11 pontos em dez jornadas disputadas – duas vitórias, cinco empates e três derrotas – e ocupava a 11.ª posição da tabela classificativa. A equipa terminaria a época em sétimo, naquela que é a pior classificação final do clube de Alvalade na sua centenária história.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório