Powered bySolverde
Disclaimer

Organização mantém decisão sobre interferência do surfista Medina

A Liga Mundial de Surf (WSL, na sigla inglesa) analisou o protesto apresentado pelo líder do 'ranking' mundial, Gabriel Medina, relativamente à interferência que lhe foi marcada nos 'oitavos' da prova de Peniche, mantendo a decisão inicial.

Organização mantém decisão sobre interferência do surfista Medina em Peniche

© Lusa

Lusa
21/10/2019 22:20 ‧ 21/10/2019 por Lusa

Desporto

Peniche

"A decisão já foi tomada ontem [domingo], depois do final da competição. O Gabriel colocou o protesto dele, com o 'team' [equipa] dele, e achou que a prioridade devia ser dele. O juiz de prioridade mostrou o vídeo do porque é que a prioridade foi alocada para o Caio [Ibelli], no entender dele, e disse que a decisão permaneceria", afirmou hoje aos jornalistas Renato Hickel, comissário da WSL.

O surfista brasileiro Gabriel Medina, bicampeão mundial (2014 e 2018), pediu no domingo a reavaliação da sua bateria nos oitavos de final da prova de Peniche, depois de ter sido afastado no confronto com o também 'canarinho' Caio Ibelli, ao ser-lhe assinalada uma interferência - apanhou uma onda quando era o rival que tinha a prioridade.

"Tenho a esperança de que a minha bateria seja reavaliada, pois ocorreu um erro", realçou Medina, na sua conta na rede social Instagram, horas após ter disputado a quinta bateria dos oitavos de final do Meo Rip Curl Pro Portugal.

Hoje, Renato Hickel colocou um ponto final na polémica, confirmando à comunicação social que é Caio Ibelli que vai disputar os 'quartos' na Praia dos Supertubos.

"A chamada de prioridade do juiz de prioridade é soberana, a gente chama-lhe um 'judgment call' [decisão de julgamento]. O 'call' é único e é dele. O Gabriel e o 'team' dele perguntaram se havia condições de 'resurf' [repetição da bateria]. Eu disse que não, porque na regra do 'resurf' não existe nenhum parágrafo que aloque a mudança do juiz de prioridade. A regra do 'resurf' é uma regra para circunstâncias extraordinárias", sublinhou o responsável brasileiro da WSL.

E acrescentou: "Por exemplo, a prioridade era do amarelo, a placa queimou, ou quebrou, e não deu para fazer o 'display' [exibição]. Essa é uma situação que não está no livro de regras, então, a gente analisa e pode decidir pelo 'resurf'. O caso do Gabriel e do Caio, ontem [domingo], não tem nada absolutamente a ver com o 'resurf'. E, no final da tarde, no final do protesto, ele [Medina] foi informado que o resultado permaneceria. Ele termina com a nona posição e o Caio passa para os quartos de final".

A etapa portuguesa do circuito mundial de surf cumpre hoje, e na terça-feira, dois dias de espera na competição, no quadro feminino e masculino, devido à falta de ondulação na Praia dos Supertubos, em Peniche.

A decisão da Liga Mundial de Surf (WSL, na sigla inglesa) sobre o recomeço do Meo Rip Curl Pro vai ser tomada pelas 08:00 de quarta-feira, com o possível início da ação agendado para as 08:35, anunciou hoje a organização.

Também hoje, a Meo e a WSL anunciaram a renovação da parceria na etapa portuguesa do circuito mundial por mais tês anos, numa cerimónia realizada na Praia dos Supertubos que contou com a presença de Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal [dona da Meo], e de Francisco Spínola, diretor geral da WSL para a Europa, Médio Oriente e África.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Seleção nacional

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas