Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Losango: O remédio de Pontes para voltar a pôr leão a rugir

Treinador assumiu a equipa depois da saída de Marcel Keizer e promoveu algumas atterações táticas na equipa.

Losango: O remédio de Pontes para voltar a pôr leão a rugir
Notícias ao Minuto

08:52 - 21/09/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sporting

O Sporting já viveu, depois de uma temporada em que somou três treinadores, uma chicotada psicológica esta temporada. Fruto de diversos resultados desanimadores, a direção de Frederico Varandas decidiu terminar a ligação com Marcel Keizer.

O holandês abandonou Alvalade com duas taças, vendo Leonel Pontes, técnico dos sub-23, ocupar o lugar por si deixado vago. Contudo, apesar das alterações promovidas, o leão tarda em voltar a rugir e esta segunda-feira enfrenta o líder Famalicão.

Sem conseguir os resultados desejados, Leonel Pontes, é assumido por todos, tem promovido várias alterações na equipa, mudando o sistema tático para um losango que, na ótica do técnico, poderão ajudar a equipa.

A ideia será apostar num sistema, como lembra o Record, que permita libertar Bruno Fernandes para  o desequilíbrio, sendo que o capitão leonino ficaria com uma papel mais criativo. 

Porém, a ideia passa também por dotar o meio campo de outros argumentos, permitindo que os médios ocupem espaços livres, quer na manobra ofensiva quer defensiva, e, consequentemente, se cobram mutuamente.

Leonel Pontes quer também libertar mais os laterais para missões ofensivas. Com mais liberdade para subir, assume o técnico que tanto à esquerda como à direita os homens da defesa têm de contribuir mais no ataque.

Por fim, destaque também para o ataque. A ideia, até fruto das próprias características dos atletas que tem ao seu dispor, é a mobilidade total da frente. Sem homem fixo no ataque, Pontes quer que os seus pupilos procurem o espaço e encontrem, assim, o caminho para o golo.

O impacto imediato destas 'medidas' táticas não trouxe ainda impacto em termos de resultados, mas, tal como lembra o Record, a média de remates frente ao PSV, para a Liga Europa, já subiu dos 12 de Marcel Keizer para 15, mostrando que já algumas alterações estão a ser produzidas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório