Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Leão fecha série negativa a Sul e assume trono (provisório)

Verde e brancos vingaram resultado negativo da última temporada e venceram com golos de Raphinha (2) e Luiz Phellype.

Leão fecha série negativa a Sul e assume trono (provisório)
Notícias ao Minuto

20:21 - 25/08/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Em direto

Resumo do jogo: Sporting viajou até Portimão, um reduto onde o ano passado perdeu por 4-2, e onde esta temporada já foi humilhado (derrota por 5-0) pelo Benfica, e regressa a Lisboa, provisoriamente, na liderança do campeonato. Vitória frente à equipa de António Folha permite aos verde e brancos somar segundo triunfo consecutivo e sete pontos na I Liga.

Primeira parte de loucos podia ter dado mão cheia de golos

Com as duas equipas apostas em atacar, as defesas foram o setor mais castigado das duas equipas. Logo aos cinco minutos, Raphinha, com um grande golo, desfez o nulo no marcador, para, três minutos depois, após grande abertura de Vietto, Bruno Fernandes deixar o golo nos pés de Luiz Phellype.

A mandar no jogo frente a um Portimonense atordoado, o Sporting, porém, viu os algarvios reduzirem o marcador minutos depois, de grande penalidade, por falta de Mathieu por intermédio de Romulo.

Com uma sucessão (que pareceu interminável) de lances de golo, os leões ainda viram Carlos Xistra apontar para a marcar de grande penalidade, mas uma falta anterior de Thierry motivou nova ida ao VAR e lance anulado.

Com o Portimonense apostado em responder à desvantagem, a partida, que já vinha a ritmo frenético, entrou por momentos em estado anárquico.

Aos 30 minutos de jogo pareceu tudo mais serenado, mas nem por isso as duas balizas deixaram de estar sob olhar do ataque.

Com várias oportunidades de parte a parte, o intervalo chegou com vantagem dos verde e brancos e com muita expetativa para os segundos 45 minutos.

Segundo tempo teve a falta de arte e engenho que sobejou no primeiro tempo

Depois de um regresso ao relvado algo quezilento a partida foi começando a tornar-se mais estática e com o Sporting com mais poder no campo.

Porém, haveria de ser num momento de maior fulgor dos algarvios, perto da hora de jogo, que o encontro foi desbloqueado.

Bruno Fernandes, descaído para esquerda, com um passe magistral, descobriu Raphinha ao segundo poste e fez o brasileiro, de pé direito, bisar na partida.

Com os verde e brancos mais confortáveis, António Folha tentou responder. Ao minuto 68 esgotou as substituições e fez a sua equipa bascular mais para o ataque, esquecendo-se, por vezes, da resposta leonina que ia explorando o contra-ataque.

Até ao final dos 90 minutos, o Portimonense tentou, mas sem efeito, descobriu o caminho para o fundo da baliza de Renan Ribeiro, mas a equipa de António Folha, apesar de somar mais remates, não conseguiu voltar a desfeitear o guardião do clube de Alvalade.

Momento do jogo: O golo de Raphinha, no segundo tempo, deu tranquilidade à equipa de Marcel Keizer. Com o seu primeiro bis com a camisola verde e branco, o jovem extremo brasileiro foi o homem do jogo, apesar de uma grande partida de Bruno Fernandes (como sempre) e de Luciano Vietto.

Acompanhamento:

90+2' - Final da partida em Portimão. O Sporting vence ao encontro com golos de Raphinha e Luiz Phellype.

90' - Vão jogar-se dois minutos de compensação.

88' - Que oportunidade desperdiçada por Raphinha. Isolado, o brasileiro permitiu a defesa de Ricardo.

87' - Substituição de RaphinhaSai Acuña e entra Borja.

85' - Partida entra nos instantes finais e leões parecem confortáveis. Portimonense vai tentando, mas falta acerto na definição dos caminhos para a baliza.

79' - Substituição no Sporting: Sai Wendel e entra Eduardo.

Confira o lance do terceiro golo dos leões

72' - Sporting vai controlando o encontro, com o Portimonense a ir em busca do prejuízo.

67' - Substituição no Portimonense. Entra Dener e sai Cevallos.

65' - Golo do Sporting! Raphinha bisa após passe magistral de Bruno Fernandes. Que passe do internacional português e finalização de primeira do jovem extremo.

63' - Sai Iury e entra Jackson Martínez.

60' - Que perigo para a baliza de Renan. Cruzamento na esquerda e Rómulo chega atrasado para o cabeceamento.

59' - Arrancada Vietto termina nas mãos de Ricardo

55' - Depois de uma primeira parte de loucos, o segundo tempo entrou mais 'tosco' e com ambas as equipas demasiadamente agressivas. Ainda assim, o Sporting parece ter entrado melhor e vai comandando o encontro.

47' - Cevallos dá primeiro sinal de aviso no segundo tempo.

46' - Substituição no Portimonense: Sai Henrique e entre Lucas Fernandes.

46' - Recomeça a partida. Sai a jogar a equipa da casa.

45+3' - Intervalo em Portimão.

45' - Três minutos de compensação no primeiro tempo.

45' - Coates, após canto na direita, atira por cima da baliza de Ricardo.

42' - Que belo golo no Municipal de Portimão. As duas equipas estão a 'dar tudo' e sempre com as balizas no raio de visão.

38' - Resposta do Portimonense. Contra-ataque rápida, com a bola a ser conduzida pela esquerda, com Iury a surgir sozinho mas a atirar ao lado.

37' - Willyan, em cima da linha de golo evita o terceiro do Sporting. 

36' - Mathieu, de livre em zona frontal, atira por cima da baliza de Ricardo. 

33' - Iury tenta uma bicicleta mas o pontapé do avançado algarvio sai ao lado da baliza de Renan Ribeiro.

30' - O jogo baixou nos últimos instantes de ritmo apesar de ambas as equipas continuarem a procurar a baliza adversária. O Sporting vai estando mais na expetativa nesta altura do encontro.

22' - O jogo começou a um ritmo eletrizante e as equipas pareciam não querer abrandar. O Sporting tentou pôr, nos últimos minutos, alguma calma na partida, com os algarvios a responderem na mesma moeda, mas nunca abdicando de procurar a baliza de Renan Ribeiro.

15' - Que início de partida. Golo lá, golo cá... Penáltis. Esta partida já teve de tudo.

Confira o lance do segundo golo do Sporting

13' - Carlos Xistra anula a grande penalidade ao Sporting.

12' - Contacto entre Thierry e um jogador do Portimonense motiva nova ida ao VAR.

11' - Depois de recorrer ao VAR, Carlos Xistra assinala grande penalidade para o Sporting.

Confira o lance do primeiro golo do Sporting

9' - Golo para o Portimonense. Rómulo reduz da marca de grande penalidade. 

8'- Grande penalidade para o Portimonense. Carlos Xistra penaliza falta de Mathieu.

5' - Golo, golo!! Está feito o segundo do Sporting. Luiz Phellype marca a passe de Bruno Fernandes. E que abertura de Vietto para o internacional português.

2' - Que golo de Raphinha!!! Dois minutos de jogo e está feito o primeiro no Municipal de Portimão.

1' - Rola a bola no Municipal de Portimão. Sai a jogar o Sporting.

0' - Equipas sobem ao relvado e esperam o apito inicial de Carlos Xistra.

0' - Tudo pronto para o início da partida. Os jogadores ouvem as últimas instruções do treinadores antes de subirem definitivamente ao relvado.

0' - As equipas começam a ultimar os preparativos para o apito inicial. 

Onzes:

Portimonense: Ricardo Ferreira; Anzai; Willyan, Jadson, Geilan, Rómulo, Pedro Sá, Bruno Tabata, Cevallos, Boa Morte, Iury Lino.

Sporting: Renan; Thierry Correia, Coates, Mathieu e Acuña; Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes; Raphinha, Vietto e Luiz Phellype.

Antevisão: O Algarve é um dos mais tradicionais e desejados destinos de férias dos portugueses. Porém, para o Sporting, o sabor das deslocações recentes a esta parte do país é amargo. 

Este domingo, porém, a formação orientada por Marcel Keizer tem a possibilidade de trazer da região mais a sul de Portugal um... Rodrigo (conhecido doce desta parte do Continente).

Com a derrota, este sábado, do Benfica, no estádio da Luz, frente ao FC Porto, os verde e brancos podem regressar a Lisboa no topo, ainda que à condição, da tabela classificativa.

Contudo, para isso, o técnico holandês terá de emendar um registo muito negativo, isto porque, já esta temporada, perdeu a Supertaça por esclarecedores cinco golos do Benfica, sendo que no ano passado, na mesma deslocação, à jornada sete, saiu do estádio da equipa orientada por António Folha, com um pesado 4-2. 

No lançamento da partida, precisamente o técnico dos algarvios lembrou que toda a responsabilidade do resultado estaria no lado dos leões, leões esses que este domingo já não contarão com o seu goleador das últimas três temporadas, Bas Dost.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe ao detalhe todas as incidências desta partida que terá arbitragem de Carlos Xistra

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório