Powered bySolverde
Disclaimer

'We'll always have Istambul...'. Liverpool bate Chelsea e leva Supertaça

Adrián foi o 'herói' improvável de uma partida que só foi resolvida no desempate por grandes penalidades.

Notícia

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
14/08/2019 22:43 ‧ 14/08/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Supertaça Europeia

O Liverpool conquistou, esta quarta-feira, a quarta Supertaça Europeia da sua história, ao bater o Chelsea no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a dois golos – marcaram Giroud, Jorginho e Sadio Mané (bis) – registadas no final do prolongamento.

14 anos depois da ‘louca’ final da Liga dos Campeões conquistada diante do AC Milan, os reds voltaram a ser feliz em Istambul… e mais uma vez no desempate da marca dos 11 metros, apesar da boa réplica dos blues.

Dupla ‘PP’ semeou o pânico

O Chelsea entrou em campo apostado em apagar a fraca imagem deixada na abertura da Premier League, aquando da derrota com o Manchester United por 0-4 e semeou o pânico no meio-campo adversário com recurso à dupla… ‘PP’.

Pedro e Pulisic foram apostas a titulares por parte de Frank Lampard e corresponderam em pleno. Com diagonais constantes, ambos infernizaram a vida à defesa dos reds. O espanhol viu a barra travar-lhe o golo aos 22 minutos e, pouco depois, assistiu Kovacic com um passe delicioso, que só não causou estragos graças a uma grande saída de Adrián.

Já o norte-americano, descobriu Olivier Giroud aos 36 minutos, para aquele que foi o primeiro golo da noite. Não se dando por contente, colocou a bola no fundo das redes na jogada seguinte, mas o tento acabou anulado por posição irregular.

Quanto ao Liverpool, esteve longe da melhor versão. É verdade que esteve perto do golo por duas ocasiões – aos 16 minutos, por Salah, e aos 29, por Van Dijk – mas terminou a primeira parte bastantes furos abaixo do Chelsea.

Firmino mudou o jogo, mas a noite foi dos guarda-redes

O Liverpool ‘frouxo’ da primeira parte apareceu transfigurado no segundo, em grande parte graças à decisão de Jurgen Klopp em retirar Oxlade-Chamberlain – que esteve ‘desaparecido’ em campo – para lançar Roberto Firmino.

O brasileiro entrou muito bem no jogo e, apenas três minutos após o reatar da partida, assistiu Sadio Mané para o golo que repôs a igualdade em Istambul, com um subtil toque que tirou a defesa adversária da jogada.

Aquilo que se seguiu foi um autêntico recital de Kepa. O guarda-redes espanhol brilhou e manteve o empate no marcador, acabando por ser o principal ‘culpado’ pelo facto de ter sido necessário recorrer ao prolongamento para encontrar um vencedor.

Aí, deu-se meia hora de futebol completamente ‘louca’. Primeiro, foi o Liverpool a consumar a reviravolta, por intermédio de Sadio Mané, mais uma vez a passe de Roberto Firmino. Pouco depois, foi o Chelsea, na cobrança de uma grande penalidade, a fazer o 2-2.

Sem mais alterações até ao final dos 120 minutos, o encontro teve de ser resolvido no desempate por grandes penalidades. Adrián defendeu a derradeira grande penalidade, cobrada por Tammy Abraham, e conquistou a Supertaça Europeia para o Liverpool.

Acompanhamento

5-4 - Adrián defende o remate de Tammy Abraham! A Supertaça Europeia é do Liverpool.

5-4 - Salah marca... e se o Chelsea falhar, a Supertaça é do Liverpool!

4-4 - Emerson não vacila e também marca para o Chelsea.

4-3 - Alexander-Arnold faz o golo... apesar de Kepa ter voltado a tocar no esférico.

3-3 - O 'menino' Mason Mount 'dispara' ao ângulo da baliza e também marca.

3-2 - Marca Divock Origi. Kepa ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para a afastar.

2-2 - Ross Barkley atira em força e também deixa a sua marca.

2-1 - Fabinho não desperdiça e marca dos 11 metros.

1-1 - Jorginho responde e também marca para o Chelsea.

1-0 - Roberto Firmino concretiza a primeira grande penalidade.

120' - Termina o prolongamento. Liverpool e Chelsea vão mesmo a penáltis para decidir o vencedor da Supertaça Europeia.

113' - Voo fantástico de AdriánTammy Abraham trabalhou bem e deixou a bola em Mason Mount, que, de primeira, rematou para uma grande defesa do espanhol.

106' - Recomeça a partida em Istambul. As equipas trocam de campo e cabe ao Chelsea dar o pontapé de saída.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Começa a 'cheirar' a desempate por grandes penalidades...

103' - Klopp esgota as alterações. Lança Divock Origi para o lugar de Sadio Mané.

Confira o penálti que deu o 2-2 na Supertaça Europeia

101'- GOOOOOOOLOOOOOO do Chelsea! Jorginho, com muita classe, bate Adrián e está reposto o empate na Supertaça Europeia.

99' - Grande penalidade para o Chelsea! Adrián derrubou Tammu Abraham na grande área e Stéphanie Frappart apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

95' - GOOOOOOLOOOOOOOO do Liverpool! Roberto Firmino aparece na ala esquerda e cruza rasteiro para Sadio Mané, que, de primeira, bate Kepa e faz o 2-1 para os reds.

91' - Está dado o pontapé de saída no prolongamento. A bola pertence ao Liverpool. Klopp aproveita para lançar Alexander-Arnold para o lugar de Robertson.

90' - Final do tempo regulamentar em Istambul. O Liverpool-Chelsea vai resolver-se no prolongamento!

86' - O que acaba de falhar Mané! Após um belo passe de Salah, o internacional senegalês atirou a centímetros da baliza do Chelsea.

84'- Substituição no Chelsea. Andreas Christensen sai para dar lugar a Fikayo Tomori

83' - Mais um golo anulado ao Chelsea! Mason Mount, acabado de entrar, atira para o fundo das redes, mas estava em posição irregular. Mais uma vez, bem a equipa de arbitragem liderada por Stéphanie Frappart.

A monumental defesa de Kepa que levou o Liverpool ao desespero

75' - Que defesa monstruosa de KepaApós negar o golo a Salah, o espanhol demonstrou reflexos impressionantes para desviar o remate de Van Dijk para a trave.

74' - Agora é Frank Lampard quem opera alterações. Tammy Abraham e Mason Mount entram, Giroud e Pulisic saem.

64' - Klopp volta a mexer. Entra Wijnaldum para o lugar de James Milner.

51' - Kepa aparece em ação para impedir a reviravolta do Liverpool! Henderson remata e a bola embate num defesa do Chelsea. O espanhol aguentou, não se atirou e agarrou o remate.

Eis o golo do empate, da autoria de Sadio Mané

48' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Liverpool! Que entrada dos reds! Roberto Firmino, com um toque de classe, deixou a bola em Sadio Mané, que só teve de empurrar para o fundo dos blues.

46' - Recomeça a partida em Istambul. É o Chelsea quem começa com a bola nesta segunda parte. Jurgen Klopp aproveitou para mexer na equipa e lançou Roberto Firmino para o lugar de Oxlade-Chamberlain.

45' - Intervalo no Besiktas Park. O golo de Giroud vai fazendo a diferença no final dos primeiros 45 minutos de jogo.

40' - Golo anulado ao Chelsea! Pulisic remata de fora da grande área para o fundo das redes do Liverpool, mas o VAR vislumbrou (e bem) posição irregular do norte-americano.

Não perca o golo que quebrou o nulo em Istambul

36' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Chelsea! É de Olivier Giroud, que, a passe de Pulisic, bateu Adrián para o 1-0 em Istambul.

32' - Que saída monumental de AdriánPedro 'rasgou' a defesa do Liverpool com um belo passe para Kovacic, mas uma ação muito bem calculada do espanhol evitou o pior.

29' - Volta a assustar o Liverpool. Após saída em falso de Kepa, Van Dijk cabeceia por cima da baliza do Chelsea. Está (muito) animado o jogo em Istambul.

Assim foi o lance no qual Pedro 'cheirou' o golo

22' - O Chelsea ficou a centímetros do golo! Pedro Rodríguez disparou um 'míssil' que embateu na barra após um ligeiro desvio de Adrián.

16' - Que defesa de KepaMohamed Salah recebeu a bola nas costas da defesa do Chelsea e rematou para uma estirada atenta do espanhol.

11' - O Chelsea responde por Pedro RodríguezO internacional espanhol recebeu a bola na ala direita do ataque, fletiu para o centro e, de fora da grande área, atirou perto da baliza à guarda dos reds.

5' - A primeira oportunidade do jogo pertence ao Liverpool! Sadio Mané, com recurso a um pontapé acrobático, atirou a bola contra Christensen. Os reds ainda pediram grande penalidade por suposta bola na mão, mas Stéphanie Frappart nada assinalou.

0' - Rola a bola em Istambul. Cabe ao Liverpool dar o pontapé de saída na Supertaça Europeia.

Onzes

Liverpool: Adrián; Joe Gómez, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Milner, Henderson; Oxlade-Chamberlain, Salah e Mané.

Chelsea: Kepa; Azpilicueta, Zouma, Christensen, Emerson; Kanté, Kovacic, Jorginho; Pulisic, Pedro e Giroud.

Antevisão

O Besiktas Park, em Istambul, recebe, já esta quarta-feira, o duelo 100% britânico entre Liverpool e Chelsea, do qual resultará o vencedor da edição de 2019 da Supertaça Europeia.

Os reds chegam à hora desta decisão enquanto grandes favoritos, não só por deterem o estatuto de campeões europeus em título, fruto da vitória na Liga dos Campeões, como também à entrada fulgurante na nova época, com a goleada imposta ao Norwich no passado fim de semana, por 4-1.

Já os blues, que levantaram o troféu da Liga Europa na temporada transata, têm como objetivo limpar a péssima imagem deixada no passado domingo, quando saíram de Old Trafford vergados por uma pesada derrota por 0-4, diante do Manchester United.

O Liverpool-Chelsea será apitado pela francesa Stéphanie Frappart e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Texto arrepiante de Rúben Neves no adeus a Diogo Jota: "Sei que vais ler"

Portugal

Texto arrepiante de Rúben Neves no adeus a Diogo Jota: "Sei que vais ler"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas