O FC Porto caiu com estrondo na Liga dos Campeões. A equipa de Sérgio Conceição foi derrotada em pleno Estádio do Dragão pelos russos do Krasnodar (2-3) e disse adeus à prova milionária ainda antes de disputar o playoff de acesso à fase de grupos.
Os dragões seguem agora para a Liga Europa, competição na qual os prémios monetários ficam muito abaixado daquilo que a equipa azul e branca estava habituada. A boa campanha realizada na Champions durante a temporada 2018/19 valeu um encaixe financeiro de 78,44 milhões de euros ao FC Porto, valor que será impossível alcançar na segunda prova da UEFA.
Ora, no cenário mais ideal, e tendo em conta os prémios atribuídos pela UEFA na Liga Europa, o Futebol Clube do Porto pode arrecadar pouco mais de 20 milhões de euros. Para conseguir chegar a esse valor, os dragões terão de ganhar diversos jogos na fase de grupos, chegar à final e vencer a competição.
Um valor muito abaixo daquelas que seriam as expectativas da SAD portista para a temporada 2019/20, num verão em que já foram investidos mais de 60 milhões de euros para reforçar a equipa de Sérgio Conceição.
Se conseguisse chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto arrecadaria de imediato um valor acima dos 40 milhões de euros, essenciais para a saúde financeira do clube azul e branco.
Prémios da Liga Europa, segundo a UEFA
Entrada na fase de grupos: 2,92 milhões de euros
Prémio por vitória: 570 mil euros
Prémio por empate: 190 mil euros
Prémio por vencer fase de grupos: 1 milhão de euros
Prémio por qualificação para fase seguinte em segundo lugar no grupo: 500 mil euros
Qualificação para os 16 avos-de-final: 500 mil euros
Qualificação para os oitavos-de-final: 1,1 milhões de euros
Qualificação para os quartos-de-final: 1.5 milhões de euros
Qualificação para as meias-finais: 2.4 milhões de euros
Qualificação para a final: 4,5 milhões de euros
Prémio do vencedor da Liga Europa: 4 milhões de euros