Procurar

Novo código disciplinar dá mais poder aos árbitros para combater racismo

O novo código disciplinar da FIFA, que foi hoje tornado público, vai permitir que os árbitros suspendam um jogo de futebol por incidentes racistas, podendo mesmo dá-lo por encerrado e atribuir a derrota à equipa infratora.

Novo código disciplinar dá mais poder aos árbitros para combater racismo

© Reuters

Lusa
11/07/2019 16:51 ‧ há 6 anos por Lusa

Desporto

FIFA

Depois de quase 15 anos sem grandes alterações, o novo código da FIFA - desenvolvido após consulta das seis confederações de futebol e outras entidades relacionadas - introduz modificações significativas em áreas como o racismo e a discriminação que, segundo o organismo, colocam a entidade liderada pelo suíço Gianni Infantino "na linha da frente do combate a este ataque aterrador aos direitos humanos fundamentais".

A FIFA estipulou castigos mais pesados para jogadores e outros responsáveis que se envolvam em abusos racistas, duplicando de cinco para 10 jogos o período de suspensão, e vai criar painéis de juízes para ouvirem as vítimas de racismo e discriminação.

Paralelamente, também vão ser alargadas as sanções ao nível das transferências, com os clubes a poderem ser impedidos de contratar e inscrever jogadores caso tenham dívidas a jogadores, treinadores ou a outros clubes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si