Powered bySolverde
Disclaimer

Águia 'sem pólvora' tropeça na apresentação com adeus sentido a Jonas

Benfica recebeu, esta quarta-feira, os belgas do Anderlecht em jogo de apresentação do plantel para a nova temporada. Numa noite que era de adeus, as águias tropeçaram frente ao belgas, perdendo por 1-2.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
10/07/2019 22:25 ‧ 10/07/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Pré-época

O Benfica foi derrotado pelo Anderlecht (1-2), esta quarta-feira, em jogo de apresentação aos sócios encarnados para a temporada 2019/20. Dois golos belgas nos primeiros 40 minutos desmontaram a estratégia atacante da equipa orientada por Bruno Lage, técnico que aproveitou a partida a todos os jogadores. A noite ficou ainda marcada pelo adeus de Jonas aos relvados.

Resumo: Jogo com misto de emoções na Luz. Por um lado, a curiosidade dos adeptos em conhecer os novos jogadores, por outro a inevitável despedida de Jonas. O avançado brasileiro foi mesmo quem roubou as atenções na apresentação do plantel e não conteve as lágrimas na hora de agradecer o carinho que ‘explodiu’ nas bancadas encarnadas.

Bruno Lage não perdeu a oportunidade de lançar o avançado brasileiro por uma última vez no onze e surpreendeu com uma equipa cheia de caras novas: Zlobin; Salvio, Ferro, Jardel, Grimaldo; Florentino, Gabriel, Adel Taarabt, Caio Lucas; Jonas e Raul de Tomas. Nota para a aposta em Zlobin na baliza, para a colocação de Salvio no lugar de defesa direito, para a o triângulo no meio-campo formado por Florentino, Gabriel e o renascido Taarabt. Na frente, os reforços Caio Lucas e Raul de Tomas acompanharam Jonas. Do lado do Anderlecht nota para a titularidade do português Josué na defesa belga.

A primeira parte da partida começou com o Benfica a pressionar muito o Anderlecht. Os encarnados pareciam estar com a corda toda e Caio Lucas ficou muito perto de inaugurar o marcador logo aos 14 minutos. O avançado brasileiro arrancou pelo corredor esquerdo, fletiu para o meio e desferiu um remate que passou muito perto do poste mais distante. Poucos minutos depois foi a vez de Raul de Tomas tentar fazer um brilharete ao rematar quase do meio campo em chapéu. No entanto, Davy Roef, guardião do Anderlecht, estava atento e conseguiu evitar aquele que seria um grande golo.

O Benfica perdeu assim algumas oportunidades para inaugurar o marcador e viu o Anderlecht… marcar. Aos 34 minutos, Jeremy Doku fez o que quis de Grimaldo e acabou por meter a bola no fundo das redes à guarda de Zlobin. A Luz recebia assim um grande balde de água fria em plena noite de verão, mas a coisa não se ficou por aqui.

Passados seis minutos, o Anderlecht voltou a marcar. Desta vez foi Isaac Thelin a bater Zlobin na sequência de um canto e com um forte remate de cabeça que ainda esbarrou na barrra. O Benfica ainda tentou reduzir os estragos até ao final da primeira parte, mas o conjunto bela orientado pelo recém treinador Vicent Kompany demonstrou estar mais forte nos primeiros 45 minutos de jogo.

A segunda parte começou com uma autêntica revolução na equipa do Benfica. Do onze inicial só ficou Salvio. Aos 50 minutos, apareceu a primeira combinação perigosa das águias. Passe açucarado de Pizzi e Jota atirou por cima da barra. Aos 57 minutos, azar para Jhonder Cádiz. O avançado contratado este verão lesionou-se e teve de dar o lugar ao também reforço Chiquinho.

A antiga estrela do Moreirense não perdeu tempo e passados cinco minutos quase reduzia a vantagem no marcador. Depois do aviso, eis o efeito prático. Aos 69 minutos, Nuno Tavares apareceu solto de marcação no flanco esquerdo, após um passe a rasgar de Jota, e cruzou para o coração da área belga onde apareceu Chiquinho para empurrar para o fundo das redes e dar, por fim, uma alegria aos adeptos presentes no Estádio da Luz.

Porém, o golo de Chiquinho não trouxe mais dividendos ao jogo e o Benfica acabou por averbar uma derrota naquele que foi o primeiro jogo de preparação para a nova temporada. A segunda parte começou com uma autêntica revolução na equipa do Benfica. Do onze inicial só ficou Salvio. Aos 50 minutos, apareceu a primeira combinação perigosa das águias.

Momento do jogo: Independentemente do resultado que se verificasse esta noite, o momento do jogo teria de ser entregue a Jonas. Aos dez minutos, o árbitro auxiliar levantou a placa que marcou o derradeiro momento do avançado brasileiro em campo. Jonas saiu para dar o lugar ao jovem Tiago Dantas, foi cumprimentado pelos adversários, abraçado pelos companheiros e acarinhado por um Estádio da Luz que se levantou para se despedir de um goleador que promete deixar saudades.

Acompanhamento

90+4' - Final da partida. A Luz despede-se de Jonas com um tropeção na apresentação da equipa para a próxima época. 

90+3' - Que perigo!! Rafa remata para defesa apertada do guardião dos belgas.

90+2' - Seferovic, à entrada da área, disparou ao lado do poste. Que perigo!!

90' - Vão jogar-se quatro minutos de compensação.

87' - O Benfica continua em busca do empate, mas os belgas também estão bem defensivamente e vão resistindo.

82' - Os pupilos de Lage procuram o empate, mas faltam ideias de jogo. Os belgas vão tentando controlar a partida e, pontualmente, procurar a baliza adversária.

Confira o lance do golo Chiquinho

77' - Rúben Dias abre para Seferovic e o suíço dispara muito forte. Boa entrada do avançado encarnado.

72' - Nos últimos minutos, as águias subiram muito o seu rendimento e o Anderletch está agora a passar por dificuldades. Pizzi tem sido o maestro do meio-campo, mas Chiquinho entrou endiabrado. 

69' - Golo do Benfica!! Marca Cbiquinho após jogada espetacular e cruzamento, na esquerda, de Nuno Tavares. 

65' - Que azar!! Chiquinho, depois de uma boa jogada de Salvio pela direita, atira para defesa apertada, depois ao poste e Jota, para finalizar, permite a defesa ao guardião adversário.

60' - Substituição no Benfica: Sai Cádiz e entra Chiquinho. O Benfica joga, neste momento, sem referência na frente de ataque.

57' - Cádiz queixa-se de lesão. O jogador deu um sprint e acabou por se lesionar e tem de sair. Só esteve 12 minutos em campo.

55' - Seferovic e Chiquinho vão para aquecimento.

50' - Jota, lançado na frente do ataque, dispara longe da baliza adversária.

48' - Que arrancada de Jota. Jovem jogador serpenteia por entre adversários e dá boa nota nos primeiros minutos na partida.

46' - Saíram ao intervalo: Zlobin, Ferro, Jardel, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Caio Lucas, Taarabt, Tiago Dantas e RDT. Para os seus lugares entram Svilar, Rúben Dias, Conti, Samaris, Fejsa, David Tavares, Nuno Tavares, Pizzi, Jota e Cádiz.

46' - Recomeça o jogo. Sai a jogar a equipa visitante. Só Salvio volta para o segundo tempo. Bruno Lage muda a equipa do primeiro tempo. 

Confira as palavras de Jonas durante o intervalo do jogo.

45+2' - Intervalo no estádio da Luz. O Benfica sai dos primeiros 45 minutos com um resultado negativo de 2-0. Terão de mostrar mais no segundo tempo os pupilos de Bruno Lage.

45' - Dois minutos de tempo de compensação.

40' - Está feito o segundo dos belgas. Thelin vai às alturas, após lance na direita, e volta a bater Zlobin. Está a passar algumas dificuldades este Benfica.

39' - O Benfica está a correr atrás do prejuízo e vai tentando chegar ao ataque.O Anderlecht, por seu lado, está agora menos pressionante, mantendo uma perspetiva conservadora.

35' - Doku, quem mais? Mais uma arranca e golo do jovem atleta!!! Está feito o primeiro no estádio da Luz, numa jogada confusa que não permitiu perceber quem fez o desvio final.

28' - Livre de Grimaldo, muito longe da baliza adversária, sai torto e longe do golo. 

26' - O Benfica está a subir de rendimento nos últimos minutos, conseguindo estar mais tempo no meio-campo adversário.

24' - Incrível. Doku está a fazer o que quer de Grimaldo. O jovem jogador de 17 anos já teve várias arrancadas pelo corredor direito. Está complicado para o lateral espanhol.

23' - O jogo está muito equilibrado, com as duas equipas a repartirem o domínio das incidências da partida. 

20' - O Anderlecht está agora mais forte e equilibrou as operações. Doku, jovem de 17 anos, tem sido o mais irreverente no ataque, dando muito trabalho a Grimaldo.

Confira o momento do 'adeus' das bancadas a Jonas

15' - De Tomás tenta surpreender o guardião adversário de muito longe. Defesa apertada do guardião dos belgas.

14' - Bela arrancada de Caio Lucas. O reforço das águias, do lado esquerdo, fletiu para o centro do terreno e disparou forte. A bola saiu ao lado.

11' - Arrepiante!!! As bancadas do estádio da Luz despedem-se do 'pistolas'. Que momento com todos os adeptos a cantaram pelo brasileiro! Luís Filipe Vieira foi ao relvado despedir-se do número 10 das águias.

10' - Substituição no Benfica: Vai entrar o jovem Tiago Dantas para o lugar de Jonas.

7' - Jonas troca a bola com Grimaldo, que tenta lançar o brasileiro na frente, mas os defesas do Anderlecht resolvem o ataque do adversário.

5' - As equipas estão a revelar ainda alguma dificuldade em pôr o jogo no chão. O Benfica tem mais bola, mas no momento de lançar o ataque está a revelar algumas dificuldades.

2' - O Benfica começa com mais posse, mas os belgas estão muito pressionantes. 

1' - Rola a bola no estádio da Luz.

0' - Ouve-se o hino do Benfica. Está prestes a recomeçar o futebol no estádio da Luz. 

0' - Está tudo a postos para o início da partida. Águia já voo pelo estádio da Luz.

0': Jogadores saltam para aquecimento e das bancadas os adeptos começam a cantar 'O campeão voltou'... Bom espetáculo no estádio da Luz.

0': Eis onze do Anderlecht: Roef, Lutonda, Milic, Kayembe, Dewaele, Doku, Vlap, Adzic, Ait El Hadj, Josué Sá e Thelin.

0': Eis o 11 do Benfica para a apresentação aos sócios: Zlobin; Salvio, Ferro, Jardel, Grimaldo; Florentino, Gabriel, Adel Taarabt, Caio Lucas; Jonas e Raul de Tomas.

Bruno Lage promove muitas alterações e Jonas é surpresa para a despedida do estádio da Luz.

0': Nos ecrãs da Luz passam agora imagens do jogador em que este explica porque decidiu terminar a carreira.

0': Jonas está no centro do terreno a ser homenageado pelos adeptos e colegas. Brasileiro não conteve emoção e foi mesmo às lágrimas.

0': Eis a numeração das águias para a próxima temporada:

Svilar 1; Conti 2; Grimaldo 3; Fejsa 5; Rúben Dias 6; Caio Lucas 7; Gabriel 8; Raúl de Tomás 9; Cervi 11; Seferovic 14; Salvio 18; Chiquinho 19; Pizzi 21; Samaris 22; Ebouhi 23; Cádiz 26; Rafa Silva 27; Jardel 33; Almeida 34; Taarabt 49; Florentino 67; Nuno Tavares 71; Zlobin 72; Jota 73; Nuno Santos 77; Gedson 83; Tiago Dantas 86; João Ferreira 82; Davide Tavares 92; Ferro 97; Pedro Álvaro 89; Odyssseas 99.

0': A cerca de uma hora do início da partida, o estádio da Luz está ainda muito despedido.

0': Os jogadores serão apresentados brevemente.

0': Está montado um palco no centro do relvado e do lado direito estão várias taças conquistadas pelos encarnados.

Antevisão:

O Benfica recebe, esta quarta-feira, os belgas do Anderlecht (20h30) em jogo de apresentação do plantel para a temporada 2019/20 e que ficará também marcado pela despedida de Jonas dos relvados. O avançado brasileiro oficializou ontem a decisão em pendurar as botas e vai fazê-lo uma hora antes do apito inicial (20h30). 

Este, refira-se, será o primeiro jogo particular da pré-época do Benfica que começou no passado dia 1 de julho. Com algumas saídas confirmadas e outras tantas entradas confirmadas, os adeptos encarnados terão muita curiosidade por poder ver os reforços Caio Lucas, Cádiz, Chiquinho e Raul de Tomas e ação. 

Fábio Veríssimo é o árbitro da partida que poderá acompanhar em direto e ao pormenor no Desporto ao Minuto. 

[Notícia atualizada às 23h21]

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas