Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Atlético paga 120 milhões e João Félix muda-se para Madrid

Jovem avançado de 19 anos deixa o Benfica e muda-se para Espanha. Sete anos de contrato no Atlético de Madrid.

Atlético paga 120 milhões e João Félix muda-se para Madrid

O Atlético de Madrid oficializou, esta quarta-feira, a contratação de João Félix ao Benfica através das redes sociais. O Benfica, por seu turno, confirmou a realização do negócio, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a troco de 126 milhões de euros, dos quais as águias encaixam 108 milhões. 

"A Benfica SAD informa que chegou a acordo com o Atlético de Madrid, SAD para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira pelo montante de 126 milhões de euros", pode ler-se no comunicado enviado pelo clube da Luz à CMVM.

O Benfica vai encaixar 120 milhões de euros com a venda do avançado português, com o clube espanhol a pagar 30 milhões de euros a pronto. Depois, o emblema encarnado irá fazer uma operação financeira de desconto sem recurso dos restantes 96 milhões de euros, dos quais seis milhões dizem respeito a custos associados à operação.

Deste modo, o clube português “garante o recebimento do montante de 120.000.000 (cento e vinte milhões de euros) no momento da transferência do jogador” - o valor da cláusula de rescisão de João Félix.

De acordo com o mesmo comunicado, os custos da intermediação que levaram à concretização do negócio ascenderam a 12 milhões de euros

Por fim, o Benfica ressalva que os valores a título de compensação aos clubes por onde passou João Félix, pela sua formação, serão um encargo do Atlético de Madrid. Entre eles está, por exemplo, o FC Porto.

"O Club Atlético de Madrid, SAD será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado", pode ler-se.

Contrato de sete anos 

O Atlético de Madrid divulgou os pormenores do contrato de João Félix. O internacional português assinou um contrato válido por sete temporadas. Assim sendo, Félix fica ligado ao Atlético até 2026. 

Notícias ao MinutoJoão Félix já veste à colchonero© Reprodução Site Atlético de Madrid

Os colchoneros revelam ainda que João Félix concluiu com sucessos os habituais exames médicos e testes físicos. 

Lançado por Rui Vitória e aposta de Bruno Lage 

João Félix estreou-se na equipa principal do Benfica a 18 de agosto de 2018 aquando a vitória do Benfica diante do Boavista no Estádio do Bessa. Félix foi lançado para jogo aos 87 minutos por Rui Vitória e começou assim a ganhar algum tempo de jogo na equipa das águias. No entanto, foi com a chegada de Bruno Lage que o jovem avançado ganhou o estatuto de titular indiscutível, acabando por se tornar numa das figuras centrais da temporada do Benfica. Os números são expressivos: 20 golos em 43 jogos disputados.

17.º português a vestir de colchonero 

João Félix é agora o 17.º jogador português a representar o Atlético de Madrid. Mendonça foi o primeiro, abrindo assim uma vaga lusa formada por João Vieira Pinto, Tiago, Maniche, Simão Sabrosa, Paulo Futre, Dani, Hugo Leal, Zé Castro, Costinha, Sílvio, Rúben Micael, Pizzi, Gelson Martins, Diogo Jota e André Moreira.

Félix rouba lugar de João Mário 

Até esta quinta-feira, João Mário era dono do registo do mais caro jogador português a ser vendido por um clube luso, tal já não é verdade. Félix assumiu a liderança com larga vantagem. 

[Notícia atualizada às 19h35]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório