Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Fantasma Griezmann? Estes números podem tranquilizar (e muito) João Félix

O Desporto ao Minuto percorreu a evolução do avançado francês, dos 19 anos até à atualidade, com aquilo que já conseguiu o internacional português.

Fantasma Griezmann? Estes números podem tranquilizar (e muito) João Félix

João Félix Sequeira está a poucos momentos de se transformar na quinta transferência mais cara da história do futebol mundial. O avançado das águias será reforço do Atlético de Madrid, desembolsando os colchoneros o valor da cláusula do jogador - 120 milhões de euros.

O internacional português segue para a capital espanhola com a missão de fazer esquecer Antoine Griezmann. Justa ou injustamente, esta é a comparação que mais vezes se repetirá nos próximos meses.

Sim, porque Diego 'Cholo' Simeone sabe que tem nas mãos um jovem de 19 anos, mas do outro lado da 'barricada' está um investimento de 120 milhões que, dificilmente, poderá sentar-se no banco de suplentes.

Numa entrevista concedida, nesta terça-feira, à Fox Sports da Argentina, Simeone foi questionado sobre este assunto, e não escondeu o que pretende do luso. 

"Estamos a trabalhar nisso, é uma das opções [João Félix]. O Atlético de Madrid, historicamente, compra jogadores para os desenvolver, como Oblak, Giménez, Griezmann... Queremos um rapaz com talento e que possa absorver as nossas ideias".

Um ano dourado, um cheque de diamantes

O jogador que dividiu a formação entre FC Porto e Benfica terminou a época transata com 40 jogos realizados. Aqui somam-se também os dois duelos que realizou com a camisola de Portugal para a Liga das Nações.

Jogos MinutosGolosAssistênciasAmarelos/vermelhosRemates jogo/médiaSucesso passe/médiaDuelos aéreos ganhos/média
4023771984/02,475,4%1,1

*dados do portal de estatística WhoScored

Estes foram os números que catapultaram, o 'João dos ovos dourados' da Luz para Madrid, onde, e volte a sublinhar-se, paira um fantasma francês. 'Le petit prince' está de saída da capital espanhola, após cinco anos com a camisola colchonera. Neste período, Antoine Griezmann contabilizou 257 jogos,  133 golos e 50 assistências.

E, na sua época de estreia, o avançado francês, na altura com 23 anos, apaixonou desde cedo a afición colchonera, contabilizando 53 jogos, 25 golos e seis assistências. Números de respeito, para os quais João Félix certamente já olhou.

Mas o que é que Griezmann conseguiu com apenas 19 anos?

Com esta idade, o campeão do mundo, pela seleção francesa, protagonizava a sua primeira época (2009/10) como sénior. Formado e lançado pela Real Sociedad, o francês apontou seis golos em 40 jogos. 

Mais, para Antoine Griezmann superar o número de jogos de Félix (40) , na sua primeira época como sénior, e de golos (19), precisamos de olhar para um avançado francês com 23 anos. Nessa temporada - 2013/14 -, o gaulês protagonizou a sua última época com a camisola do emblema basco, assinando 20 golos em 50 encontros. 

João Félix confirmou quatro anos mais cedo os números de Griezmann e, por coincidência ou não, custou aos cofres dos colchoneres um valor quatro vezes superior. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório