Depois de ter ficado muito perto de conquistar pontos em Itália (foi 16.º), Miguel Oliveira voltou a ser feliz no que à contagem pessoal diz respeito, ao terminar, este domingo, o Grande Prémio da Catalunha na 12.ª posição.
O piloto português deu início à participação no circuito de Montmeló na 20.º posição, mas beneficiou de uma catadupa de peripécias para escalar lugares na tabela.
Aleix Espargaró foi o primeiro a ver-se obrigado a desistir, fruto de um problema mecânico ocorrido logo na segunda volta.
Pouco depois, Jorge Lorenzo, na tentativa de ultrapassar Marc Márquez, acabou por perder o controlo e ir ao asfalto, arrastando consigo Valentino Rossi, Andrea Dovizioso e Maverick Viñales.
Mas os incidentes não se ficaram por aqui. Até final, Francesco Bagnaia, Franco Morbidelli e Cal Crutchlow também perderam o controlo das respetivas motas e não tiveram alternativa se não abandonar a corrida.
O grande vencedor da tarde acabou por ser Marc Márquez, que conquistou a quarta vitória da presente temporada. A correr em 'casa', o piloto espanhol terminou com uma vantagem de 2.660 segundos para Fabio Quartarato e de 4.537 segundos para Danilo Petrucci.
Um triunfo que permite ao homem da Honda passar isolar-se ainda mais na liderança do Mundial de MotoGP. Atualmente, soma 140 pontos, mais 37 do que o segundo classificado, Andrea Dovizioso. Já Miguel Oliveira, agora com 12 pontos, 'salta' do 19.º e iguala Andrea Ianonne na 17.ª posição.