No dia seguinte à histórica conquista da primeira edição da Liga das Nações, eis que a seleção portuguesa recebeu más notícias no que à caminhada para o Campeonato da Europa de 2020 diz respeito.
Em jogo disputado no estádio do Estrela Vermelha, em Belgrado, a Sérvia, que partiu para esta jornada como última classificada do Grupo B, conquistou aquela que foi a sua primeira vitória da campanha, ao bater a Lituânia por 4-1.
A equipa orientada por Mladen Krstajic deixou o jogo praticamente sentenciado na primeira parte, graças a um ‘bis’ de Aleksandar Mitrovic e uma autêntica ‘bomba’ de Luka Jovic, jogador que, na passada semana, foi oficialmente confirmado como reforço do Real Madrid.
Já no segundo tempo, Arvydas Novikovas aproveitou uma grande penalidade para reduzir a distância no marcador, mas os sérvios responderam de seguir, por intermédio de Ljajic.
Com este triunfo, a Sérvia passa a somar quatro pontos, mais dois do que Portugal, que, desta maneira, cai para a quarta e penúltima posição do grupo. Vale, no entanto, sublinhar que a equipa de Fernando Santos conta com um jogo a menos.
À mesma hora, a Ucrânia derrotou o Luxemburgo por 1-0, fruto do golo solitário de Roman Yaremchuk, e consolidou a liderança. Passa a somar dez pontos, dilatando a vantagem sobre Luxemburgo e Sérvia para seis pontos.