Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Depois de Eder, Portugal voa à boleia de Guedes. Liga das Nações é nossa

Portugal conquistou a primeira edição da nova competição de seleções da UEFA, após vencer a Holanda por 1-0.

Depois de Eder, Portugal voa à boleia de Guedes. Liga das Nações é nossa

José Saramago dizia que nomes com três sílabas eram nomes perfeitos [menção referida no livro 'O Memorial do Convento'] e a verdade é que Portugal, seleção de três sílabas, alcançou um dia perfeito à boleia do menino Gon-ça-lo que, aos 60 minutos, encheu um país de orgulho, fazendo o 1-0 para as cores nacionais.

A 10 de julho de 2016, Portugal conquistou o Europeu de França, à boleia de um golo de Eder, num prolongamento de enorme agonia, diante da seleção gaulesa.

Neste domingo não foi preciso tempo extra, porque surgiu um senhor, de seu nome Gonçalo Guedes, a dar boleia a Portugal, aos 60 minutos, para uma segunda conquista lusa. A Liga das Nações é nossa e, à margem do troféu, a equipa das quinas arrecada ainda 10,5 milhões de euros com este triunfo.

Portugal cedo espremeu uma laranja que entrou pouco sumarenta

Com três alterações no onze que alinhou diante da Suíça, Fernando Santos promoveu as entradas de José Fonte, Danilo e Gonçalo Guedes para os lugares de Pepe (lesionado), Rúben Neves e João Félix, respetivamente.

Numa primeira parte em que a Holanda – com a mesma ‘fatiota’ que apresentou diante de Inglaterra - teve muita bola, mas pouco ‘sumo’ tirou disso. Portugal permitiu que os pupilos de Ronald Koeman tivessem a bola em zonas estéreis (exceto quando De Jong teve a bola). Quando a bola se encaminhava para o reduto defensivo das quinas, a seleção esforçou-se por roubá-la e lançar o contra-ataque.

A estratégia funcionou, Portugal mostrou-se mais acutilante a defender e, em posição de remate, teve em Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo dois atiradores furtivos.

O início da etapa complementar prometia uma segunda parte mais ‘holandesa’, mas os primeiros cinco minutos deram frio a Portugal, contudo, sem perigo de constipação. A grande ameaça surgiu por Promes, que substituiu Babel ao intervalo, no entanto, Rui Patrício respondeu à altura, apesar do lance ter sido invalidado momentos depois.

Aos 60 minutos, surgiu a ‘bomba’ que fez explodir um país. Gonçalo Guedes, depois de uma combinação exímia com Raphael Guerreiro e Bernardo Silva, aproveitou para do meio da avenida, e nem foi dos Aliados, desferir um remate monumental e indefensável à baliza de Cillessen.

Aos 65’, Depay teve a oportunidade de restabelecer a igualdade, mas estava lá Rui Patrício, que neste domingo tornou-se no guarda-redes com mais internacionalizações, a negar males maiores para um país, agora sim, a roer as unhas.

Até ao fim, funcionou a gestão do engenheiro de Fernando Santos, que aos 79 minutos ainda tremelicou com o remate de De Roon, num ‘tiro’ que passou a rasar a barra. Undiano Malleno apitou, pelas 21h36, pela última vez na sua carreira para o segundo maior dia de glória da Seleção Nacional.

Relato do jogo

90+3- TERMINA O ENCONTRO! A LIGA DAS NAÇÕES É NOSSA, É DE PORTUGAL!

90+3' - Rúben Neves entra para o lugar de William Carvalho.

90' - Três minutos de compensação!

89' - AO LADO! Muito torto o remate de Ronaldo, na sequência do livre.

88' - Dois jogadores a fazer falta sobre Rafa. Cartão amarelo para Dumfries!

85' - Portugal pediu penálti!

82' - Holanda esgota as substituições. De Jong cede o lugar a de Roon.

81' - Substituição em Portugal: sai Bruno Fernandes, entra João Moutinho.

79' - De Roon surgiu em posição de tiro, no corredor central, e atirou rasar a barra de Patrício.

75' - Substituição: Saiu Gonçalo Guedes, por Rafa.

67' - Grande corte de Raphael Guerreiro a negar o golo à Holanda.

65' - ENORME DEFESA DE RUI PATRÍCIO!  Depay sobe ao segundo andar e cabeceia entre os centrais portugueses, para uma defesa formidável do guardião do Wolves.

60' - ´É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO! É GOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! É A LOUCURA! É O DELÍRIO! MARCA PORTUGAL! MARCA GONÇALO GUEDES! Combinação na esquerda, entre Raphael Guerreiro, Gonçalo Guedes e Bernardo Silva, que termina com o jogador do Valencia a disparar um míssil, de primeira, para o fundo das redes da Holanda!

60' - Substituição na Holanda: Van de Beek rende Bergwijn.

53' - Portugal pede penálti! Um jogador português cai na área, na sequência do canto, mas o árbitro manda seguir.

52' - Lance de enorme confusão na área holandesa quase resulta no golo português!

A Holanda entrou melhor nesta segunda parte. O intervalo fez bem aos pupilos de Ronald Koeman.

50' - Grande defesa de Rui Patrício, mas havia fora de jogo!  Depay serve Promes, que se isola perante Patrício e atira à baliza, mas o guarda-redes português estica-se to e dá uma palmada salvadora na bola!

46' - Começou a segunda parte no Estádio do Dragão! Com uma substituição na Holanda: entra Promes  para o lugar de Ryan Babel.

Confira as melhores imagens deste Portugal-Holanda, onde moram os Simpsons e um Ronal-doh!

45' - Intervalo no Estádio do Dragão!

42' - Cristiano Ronaldo é um dos jogadores mais influentes para Portugal nas quatro linhas.

41' - Portugal remata de todo o lado, quase sempre fora da área, desta feita foi Ronaldo, mas a bola passou longe da baliza holandesa!

38 '- E OUTRA PARA BRUNO FERNANDES! INCRÍVEL! Desta feita o remate foi realizado a partir da meia lua da grande área holandesa.. e a bola passa perto da quina direita da baliza de Cillessen! É a quinta tentativa do médio dos leões!

36' - Bruno Fernandes tão perto do golo! Ele virou 'bombardeiro', mas não há forma de uma 'bomba' anichar na baliza de Cillessen! O médio aproximou-se da grande área, lançado por Bernardo Silva, mas atira ao lado. 

30' - QUE REMATE VENENOSO DE BRUNO FERNANDES! O tiro do português levava 'lume', mas Cillessen nega com uma bela estirada o primeiro de Portugal!

29' - Na sequência de um canto curto, Bruno Fernandes cruzou para o coração da área portuguesa, onde apareceu José Fonte a cabecear seguro para as mãos de Cillessen.

28' - Cristiano Ronaldo já se preparava para 'engatilhar' o remate, mas apareceu, sempre oportuno, Van Dijk, no corte.

Danilo e William juntos no mesmo onze? É um bom presságio.

17' - VALEU RÚBEN DIAS! Mau passe de Bruno Fernandes, que serve Bergwijn. Um erro corrigido por Rúben Dias, que roubou a bola ao adversário, quando este se preparava para rematar.

Rui Patrício tornou-se no guarda-redes com mais internacionalizações.

12' - Agora Bruno Fernandes tentou a sorte de pé esquerdo, de fora da área, a bola ainda desvia na cabeça de William, mas estava atento Cillessen, que segura sem dificuldade.

9' - Portugal partiu para o contra-ataque e, após tabela com Semedo, Bruno Fernandes rematou desde o meio da avenida, mas... a bola saiu muito longe da baliza de Cillessen!

4' - Bernardo Silva caiu na grande área e Portugal ficou a pedir penálti! Mandou seguir Undiano Mallenco... e bem!

1' - COMEÇOU O JOGO NO ESTÁDIO DO DRAGÃO!

19h45: A bola chegou ao centro do relvado através de um pequeno automóvel teleguiado!

19h42: E agora.... A PORTUGUESA! 

19h41: Já se ouve o hino da Holanda!

19h39: As duas equipas entram agora no tapete verde do Dragão... onde também já mora a taça da Liga das Nações!

19h35: Começou a cerimónia de apresentação no Estádio do Dragão.

19h18: As duas seleções já estão a realizar os habituais exercícios de aquecimento.

18h36: O Presidente da República já está nas imediações do Estádio do Dragão e sublinhou que quer começar a festejar o 10 de junho a partir de hoje.

18h33: O árbitro para esta final é espanhol e chama-se Alberto Undiano Mallenco

18h28: ONZE DA HOLANDA - Cillessen; Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Blind; De Roon, Wijnaldum, De Jong; Bergijn, Memphis e Babel.

- Ronald Koeman repete o onze que fez alinhar frente à Inglaterra.

18h23: JÁ HÁ ONZE DE PORTUGAL - Rui Patrício, Nélson Semedo, Rúben Dias, José Fonte e Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

- Comparativamente ao anterior onze, frente à Suíça, Fernando Santos opera três alterações: sai Pepe (por lesão), Rúben Neves e João Félix, entram para os seus lugares José Fonte, Danilo e Gonçalo Guedes, respetivamente.

18h17: Cinco minutos depois a congénere holandesa também chega ao anfiteatro azul e branco.

18h12: Seleção Nacional já está no Estádio do Dragão.

Onzes prováveis

Portugal: Rui Patrício; Nelson Semedo, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

Holanda: Cillessen; Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Blind; Marten de Roon, De Jong, Wijnaldum; Promes, Depay, Babel.

Antevisão: Contra a Holanda marchar, marchar. Depois de Portugal conquistar o Campeonato da Europa a 10 de julho de 2016, a Seleção Nacional tem, neste domingo, a hipótese de escrever a segunda página mais bonita da sua história, caso conquiste a I edição da Liga das Nações. 

Será também o segundo momento de maior glória para os holandeses, visto que podem juntar este troféu ao Europeu alcançado em 1988. 

Os pupilos de Ronald Koeman chegam a esta final depois de vencer um grupo onde estavam inseridos os últimos dois campeões do mundo - a Alemanha e a França -, para na meia-final destronar a Inglaterra, após prolongamento. 

Já os comandados de Fernando Santos para chegarem a esta final começaram por derrubar a Itália e a Polónia na fase de grupos, para na meia-final derrubarem a Suíça, com um show de Cristiano Ronaldo.

O craque português sabe que dará um passo importante na corrida para a Bola de Ouro, caso conquiste esta  Liga dos Nações, e para nosso bem caso marque tantos ou mais golos quanto marcou à seleção helvética.

Portugal e Holanda defrontam-se, neste domingo, pela 14.ª ocasião, com clara vantagem lusa: sete triunfos, quatro empates e duas derrotas. Às 19h45, no Estádio do Dragão, Portugal espera voar... desta feita sem as 'asas' de Eder. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório