Meteorologia

  • 18 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

I Liga - Os melhores tentos apontados na última jornada

Mais vídeos

Penálti polémico não travou noite mágica de CR7 e Portugal está na final

Craque português assinou um hattrick e garantiu um lugar no final da Liga das Nações à seleção nacional.

Penálti polémico não travou noite mágica de CR7 e Portugal está na final

Portugal garantiu, esta quarta-feira, um lugar na final da Liga das Nações após derrotar a Suíça (3-1) na meias finais da competição. Cristiano Ronaldo foi o grande herói desta noite ao completar um hattrick memorável. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi disputada com elevado grau de intensidade. Portugueses e suíços revelaram estar com vontade de chegar ao golo cedo, mas foi apenas aos 25 minutos que o marcador foi inaugurado. Cristiano Ronaldo sofreu uma falta à entrada da grande área e assumiu a responsabilidade de marcar o livre direto. O craque português inspirou, expirou e atirou de forma exímia para dentro da baliza helvética. Grande golo de Cristiano Ronaldo que colocou a seleção portuguesa na frente do marcador.

Na segunda parte instalou-se a polémica quando o árbitro Felix Brych viu um penálti muito, muito, discutível. O árbitro alemão entendeu que Nélson Semedo derrubou Steven Zuber com recurso à falta e Rodríguez, chamado a converter o castigo máximo, não perdoou na cara de Rui Patrício. O guardião português ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu travar o remate do lateral suíço.

O jogo acabou por tomar uma dimensão mais física e perdeu algum interesse. Por seu turno, a seleção nacional também parecia ter perdido alguma inspiração e revelava-se muito previsível no último terço do terreno.

O relógio andou e quando já se pensava num possível prolongamento apareceu… Cristiano Ronaldo. O craque português marcou dois golos em dois minutos (87' e 89') e colocou Portugal na final. A seleção portuguesa espera agora pelo outro finalista que será, recorde-se, conhecido amanhã depois do jogo entre Inglaterra e Holanda. 

Momento do jogo: O segundo golo de Portugal apareceu num momento em que já cheirava a prolongamento no Estádio do Dragão. O craque português assinou mais uma daquelas noites que vão ficar, com toda a certeza, na história de Portugal. E o nosso país agradece, CR7. 

Relato em direto

90'+5- Apito final! Portugal está na final da Liga das Nações após uma noite (mais uma) memorável de Cristiano Ronaldo. O craque português assinou um hattrick e garantiu o título de finalista à seleção nacional. 

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos nesta segunda parte. 

Confira o terceiro golo de Ronaldo!

89'- GOOOOOOOOLLOOOOOOO!! Ronaldo chega ao hattrick!! Aí está ele!! Que movimento estupendo e que finalização fantástica!! Portugal está mais perto da final (3-1). 

Confira o segundo golo de Ronaldo! 

87'- GOOOOOOOOLLOOOOOOO!!! RONALDO OUTRA VEZ!! Passe de Rúben Neves, cruzamento de Bernardo e Ronaldo atirou com tudo para o fundo das redes de Sommer! O Dragão quase veio abaixo!! Portugal novamente na frente do marcador (2-1). 

O empate mantém-se e começa a cheirar a prolongamento no Estádio do Dragão. 

84'- Cartão amarelo para Shaqiri por derrubar Gonçalo Guedes. 

70'- Fernando Santos volta a mexer. Gonçalo Guedes entra para o lugar de João Félix. 

63'- Alteração consumada. José Fonte entra para o lugar do lesionado Pepe. 

59'- Pepe cai mal e pede para ser substituído. José Fonte já aquece. 

Confira o vídeo do golo da Suíça 

57'- GOOOOOLLLLOO DA SUÍÇA!! Rodríguez transforma a grande penalidade em golo. Rui Patrício ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu parar o remate do suíço. O empate volta ao marcador num lance muito duvidoso (1-1). 

55'- Felix Brych volta a atrás na decisão, com recurso do VAR, e marca uma grande penalidade muito, muito discutível, a favor da Suíça. 

53'- Grande penalidade assinalada a favor de Portugal! Bernardo Silva é derrubado pela defensiva suíça. 

50'- Ronaldo arrisca o remate, mas a bola sai ao lado! 

46'- Rola a bola novamente! Já se joga a segunda parte. 

INTERVALO 

Jogo muito dividido no Estádio do Dragão. As duas seleções mostraram-se muito perigosas, mas foi Portugal quem marcou. Ronaldo sofreu uma falta à boca da grande área e foi o próprio quem a bateu de forma exímia. Sommer, guardião suíço, nem se mexeu. 

Notícias ao MinutoO festejo de Cristiano Ronaldo após o golo. © Reuters

Portugal está assim na frente do marcador, mas Haris Seferovic já mostrou que quer deixar uma marca no jogo e atirou à barra à beira do intervalo. Faltam 45 minutos.

45'+2 - Intervalo no Estádio do Dragão! 

45'- Vão jogar-se mais dois minutos. 

45'- Passe genial de Cristiano e Félix atira por cima! O jovem avançado português queixa-se de ter sido agarrado no momento de remate. Nota, mais uma vez, para o passe estupendo de Cristiano. Veja o lance aqui

42'- Seferovic atira à barra! Grande movimento do avançado suíço do Benfica após cruzamento rasteiro! Rui Patrício ficou batido, mas o ferro salvou o golo! 

35'- Que maldade de Ronaldo! Encostado ao flanco esquerdo o craque português 'partiu os rins' a Mbabu com três fintas e um túnel. 

Confira o vídeo do golaço de Ronaldo! 

25'- GOOOOOOOOLLLLLLLO!!!! RONALDO!! QUE GOLAÇO!! Marcação exímia de um livre direto. Sommer nem se mexeu!! Portugal está na frente do marcador (1-0)! 

18'- Rui Patrício agarra! Seferovic volta a ameaçar a baliza de Portugal, mas o guardião português voltou a negar o golo ao avançado suíço. 

14'- Seferovic falha o cabeçeamento após um cruzamento venenoso de Shaqiri. 

12'- Ronaldo atira o lado! Bernardo Silva recuperou a bola, colocou a mesma no companheiro de equipa, mas Ronaldo não conseguiu acertar na baliza! Passou o perigo..

Os primeiros minutos de jogo tornam visível o posicionamento de Bruno Fernandes e João Félix. O médio do Sporting está encostado à direita e Bernardo Silva no corredor oposto. Na frente, Félix e Ronaldo aparecem lado a lado. 

5'- Seferovic atira por cima e sem perigo.

3'- Rui Patrício defende um remate perigoso de Shaqiri! 

0'- Rola a bola no Estádio do Dragão! Já se joga o Portugal-Suíça! É a seleção nacional quem sai a jogar! 

Pré-jogo 

19h39: Aí estão os craques no relvado Estádio do Dragão! É altura de serem tocados os hinos das duas seleções. O primeiro é o da Suíça. A seguir segue-se A Portuguesa. 

19h36: Grande ambiente no Estádio do Dragão. Os jogadores já estão no túnel de acesso ao relvado. Tudo pronto para o início desta meia-final. 

19h22: Nota também para a titularidade de Nélson Semedo. Cancelo seria, à partida, a opção previsível de Fernando Santos. Desta vez é Semedo quem tem a oportunidade. 

18h35: Fernando Santos faz uma aposta muito ofensiva neste jogo. Bruno Fernandes e João Félix são as grandes apostas para chegar à final da prova. 

ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro; William, Rúben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo. 

ONZE DA SUÍÇA: Sommer; Mbabu, Akanji, Schär, Rodríguez; Zuber, Freuler, Xhaka, Zakaria; Shaqiri e Seferovic. 

18h16: Enquanto não surgem os onzes iniciais, importa recordar os sete intocáveis de Fernando Santos. O selecionador nacional contou com estes sete jogadores nas quatro fases finais que disputou à frente da seleção nacional. 

18h08: Numa altura em que faltam menos de duas horas para o apito inicial, são já vários os adeptos nas imediações do Estádio do Dragão. Nota para o (saudável) convívio visível entre portugueses e suíços. 

18h00: A comitiva da seleção nacional já chegou ao Estádio do Dragão. 

17h45: Curiosidade quanto ao onze que Fernando Santos vai escalar esta noite. Ronaldo e Bernardo Silva devem ter um lugar assegurado. Bruno Fernandes também pode ser aposta. João Félix é a grande dúvida, mas deverá começar o jogo no banco de suplentes. 

Notícias ao MinutoO Estádio do Dragão está pronto para receber o jogo entre Portugal e Suíça.© Getty Images

Antevisão

Portugal e Suíça decidem esta quarta-feira quem é o primeiro finalista da Liga das Nações. A jogar em pleno Estádio do Dragão, a seleção nacional pode chegar à final da primeira edição desta prova. No entanto, os jogadores portugueses recusam o título de seleção favorita a conquistar o torneio e sublinham a qualidade não só da Suíça como da Holanda e Inglaterra. 

Notícias ao MinutoÉ esperada casa cheia no Estádio do Dragão. © Reuters

Esta noite, a formação orientada por Fernando Santos terá de enfrentar uma Suíça que para chegar à final four da Liga das Nações derrotou a poderosa seleção da Bélgica. 

Em conferência de imprensa, os dois selecionadores trocaram elogios, mas também enfatizaram que queriam ir o mais longe possível nesta curta fase final da Liga das Nações. 

Veja aqui as últimas notícias sobre Cristiano Ronaldo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório