Meteorologia

  • 30 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 14º

Os 23 convocados e as explicações de Fernando Santos

Selecionador nacional revelou os nomes dos jogadores convocados.

Os 23 convocados e as explicações de Fernando Santos
Notícias ao Minuto

12:50 - 23/05/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Final four

Fernando Santos anunciou, na manhã desta quinta-feira, a lista de jogadores convocados para representar Portugal na final four da Liga das Nações, que decorrerá entre 5 e 9 de junho no Porto e em Guimarães. Nota para as presenças de João Félix e Dyego Sousa, ao passo que João Mário e André Silva são ausências notadas. 

Feitas as contas, Benfica e Wolverhampton são os clubes mais representados nas escolhas do selecionador nacional com quatro jogadores cada. 

Fernando Santos em discurso direto 

Preparação para dois jogos: "É diferente, claro. Só temos dois jogos e o tempo de preparação é mais curto. Vamos entrar em treino, vamos chegar ao Porto, jogamos dois dias depois e jogamos novamente dois dias depois. Nesta fase da época em que a maior parte destes jogadores foram submetidos a um trabalho tremendo, há um desgaste mental muito forte. É muito importante recuperar essa parte dos jogadores. Temos de fazer o equilibro entre o treino e descanso." 

Jogadores: "Para eles disputar um título é sempre importante. Quer em jogos particulares, quer em jogos oficiais, o público está sempre presente. Os jogadores têm muito orgulho em representar a seleção, ainda por cima com um título por disputar. É um fator de motivação." 

Sem entrada a falso: "É uma prova diferente. Não é uma prova em que há uma primeira fase por pontos. Esta é o mata-mata imediato. Se temos de estar na final, temos de ganhar a meia final. Tem de ser mesmo assim." 

Quando os jogadores chegam?: "Obviamente que não vão chegar todos ao mesmo tempo. É importante o repouso mental. Adotámos um critério de dois dias. A maioria virá no dia 27. O critério tem a ver com o facto de querermos que eles tenham um espaço de dois dias para estarem com a família." 

Ausência de André Silva: "A unidade de saúde da FPF deu como inapto perante um quadro clínico que se arrasta há muito tempo. Obviamente que temos estado a monitorizar a situação do jogador e o relatório final apontou nesse sentido. O André Silva não está aqui por essa razão."

João Félix: "Se ele vai jogar ou não? Obivamente todas as decisões são pensadas e analisadas. Temos muitos jogadores assim. Quando entendemos que o salto destes jogadores passa por outro escalão não há nenhum drama. É uma coisa natural. Agora se joga ou não... Isso logo se vê. Não vão jogar os 23, isso é impossível." 

Evolução de Portugal: "Portugal sempre teve grandes jogadores e grandes treinadores. Agora há um conjunto factores que leva o sucesso. Amanhã vai começar o Mundial sub-20 onde Portugal está representado. Desde já desejo boa sorte. Acreditamos muito que haja sucesso nesta competição. Depois, basta olhar para a quantidade de treinadores portugueses que conquistaram títulos esta temporada. Queria deixar os meus parabéns aos treinadores. E aos jogadores também. Isto representa um trabalho de excelência. Nada disto funcionaria se não houvesse organização. O futebol em Portugal não melhorou em qualidade, mas as condições são completamente distintas. Por muito esforço que se tenha feito no passado, as condições de trabalho melhoraram muito, também por conta do trabalho da FPF. E depois há também o excelente trabalho dos clubes na formação. Hoje em dia há muitos clubes com Academia e isso ajuda bastante. Portugal é uma das potências mundiais do futebol." 

Eis os convocados 

  • Guarda-redes: Beto (Goztepe), Rui Patrício (Wolverhampton) e José Sá (Olympiakos). 
  • Defesas: Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Mário Rui (Nápoles), Rúben Dias (Benfica), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Nélson Semedo (Barcelona) e Cancelo (Juventus); 
  • Médios: Danilo Pereira (FC Porto), William Carvalho (Real Betis), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Sporting), Pizzi (Benfica) e João Moutinho (Wolverhampton). 
  • Avançados: Rafa Silva (Benfica), Guedes (Valencia), Bernardo Silva (Manchester City), João Félix (Benfica), Diogo Jota (Wolverhampton), Dyego Sousa (Sp. Braga) e Cristiano Ronaldo (Juventus). 

12h29: Fernando Santos já está em conferência de imprensa. 

12h20: Recorde-se que nesta final four, para além de Portugal, estão as seleções da Holanda, Inglaterra e Suíça. A seleção lusa defronta os helvéticos, ao passo que a Holanda e Inglaterra medem forças entre si. 

12h18: Faltam pouco mais de dez minutos para que Fernando Santos entre na sala de imprensa da Cidade do Futebol, em Oeiras, e revele os nomes dos jogadores convocados. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório