Powered bySolverde
Disclaimer

Guimarães espera receber 50 mil adeptos na meia-final da Liga das Nações

Partida entre Inglaterra e Holanda está agendada para 6 de junho.

Confrontos entre adeptos no D. Afonso Henriques interrompem Vitória B--Braga B

© Lusa

Lusa
22/05/2019 13:54 ‧ 22/05/2019 por Lusa

Desporto

Seleções

A cidade de Guimarães espera receber cerca de 50.000 adeptos para o jogo da meia-final da Liga das Nações de futebol, entre Inglaterra e Holanda, em 6 de junho, afirmou hoje o vereador Ricardo Costa.

O responsável pelo desporto na autarquia vimaranense admitiu que a cidade vai receber mais adeptos do que aqueles que a lotação do Estádio D. Afonso Henriques comporta - por imposição da UEFA, será de cerca de 28.000 pessoas - e salientou que a população vimaranense tem de estar preparada para os constrangimentos associados ao evento.

"Nessa semana, vamos ter uma população oriunda de outros pontos do mundo. Apelo às pessoas que evitem o automóvel, que andem mais a pé. Queremos um território que se afirme no mundo, mas isso cria constrangimentos", reconheceu, durante a conferência de imprensa de apresentação de um conjunto de operações no âmbito da partida, marcada para as 19h45.

O plano apresentado inclui pontos de encontro diferentes para os adeptos de cada uma das seleções. A organização, a cabo da câmara, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do Vitória de Guimarães, decidiu reunir os holandeses no Parque da Cidade, a leste do estádio (a cerca de 25 minutos, a pé), e os ingleses junto ao pavilhão Multiusos, a sudoeste (a 15 minutos, a pé).

Os adeptos da Holanda, explicou o vereador, vão dispor de 48 autocarros entre o Porto e Guimarães e depois serão encaminhados para o Parque da Cidade, "um local mais aprazível do que o Multiusos", por terem uma maior tradição de permanecerem no ponto de encontro definido.

Já os ingleses vão dispor de 10 comboios especiais, cada um com capacidade para 1.000 pessoas, a partir do Porto, entre as 11:00 e as 16:00, e depois ser dirigidos para o Multiusos, apesar de "terem mais tendência para se encaminharem de forma dispersa para o estádio ou para a cidade".

Já as operações de proteção civil vão começar seis horas antes e terminar seis horas depois de cada jogo - Guimarães recebe ainda a atribuição do terceiro e quarto lugares, em 9 de junho -, com meios de socorro e de combate a incêndio em todas as zonas que rodeiam o palco do jogo.

A nível de resíduos, as esplanadas vão ser retiradas das ruas e praças do centro histórico, com os restaurantes e bares a disporem de copos reutilizáveis de plástico.

Presente na conferência de imprensa, um dos vice-presidentes do Vitória de Guimarães, Pedro Coelho Lima, frisou que o Estádio D. Afonso Henriques está a ser alvo de algumas reabilitações exteriores e de algumas mudanças interiores, nomeadamente, a nível de espaço para jornalistas (a organização prevê receber cerca de 1.000).

Já o diretor técnico e de competições da FPF, Carlos Lucas, salientou todos os estádios precisam de "adaptações" para um evento como a Liga das Nações, já que nenhum recinto está preparado para isso no "seu dia a dia".

A fase final da Liga das Nações vai decorrer em Guimarães, mas também no Estádio do Dragão, no Porto, com a meia-final entre Portugal e Suíça, em 5 de junho, às 19h45, e a final, no dia 9, também às 19h45.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas