Rui Vitória sagrou-se campeão na Arábia Saudita na noite de quinta-feira e revela-se feliz por ter conseguido dar o título ao Al Nassr. O técnico português concedeu, esta sexta-feira, uma entrevista à TVI na qual deixou elogios ao trabalho de Bruno Lage, sublinhando que não se sente injustiçado pela forma como saiu do Benfica.
Confira o essencial da entrevista de Rui Vitória à TVI.
Campeão saudita: "Pensei em fazer o meu trabalho. Vir para a Arábia Saudita e fazer o melhor, acreditando que era possível vencer. Era um contexto difícil porque chegámos a meio da temporada, mas olhei para o meu trabalho e acabámos por vencer este campeonato. Estou muito satisfeito."
Sabor especial pegar numa equipa que estava no segundo lugar: "O sabor especial é fundamentalmente porque que ganhámos. Sempre acreditámos naquilo que era o nosso valor. Fico muito contente por chegar e em quatro meses e conseguirmos este título. Quando vamos para além fronteiras é muito satisfatório vencer com a bandeira portuguesa. O Pedro Emanuel venceu a Taça da Arábia Saudita. Acho que ficámos [os portugueses] bem representados. O Al Hilal tinha uma belíssima equipa e foi muito bem orientada pelo Jorge Jesus, que é um grande treinador também."
Título em Portugal: "Celebrar? Afastei-me daquilo que é a realidade do futebol português por duas razões. A primeira é porque o envolvimento foi enorme. A segunda porque quis desligar-me durante uma fase. Se o título do Benfica acontecer, fico satisfeito porque tenho imensos amigos do Benfica. Foram muitos momentos passados no Benfica. Ficarei contente por eles."
Sente-se injustiçado pela forma como saiu do Benfica?: "Não diria isso. Sou muito pragmático nas minhas análises. O futebol português é assim. De um momento para o outro com muita facilidade estamos no auge e também com muita facilidade acontece o contrário. A questão da injustiça não se coloca. Fui à procura de outro título noutras paragens. Amigos como antes, mas agora os destinos são diferentes."
Teria levado o Benfica à conquista do título?: "Nunca saberemos isso. Acredito no meu trabalho e no trabalho das pessoas que trabalham comigo. Nos últimos anos o Benfica tem feito segundas voltas boas. O desempenho dos jogadores foi fantástico esta época e o Bruno [Lage] fez um bom trabalho. Quem trabalhou merece os louros que está a ter. Não há muito mais dizer."
Quota-parte no título: "Sim... Apesar de não estar a pensar nisso. A minha quota-parte foi nos três anos anteriores. Mudámos o paradigma e acreditámos que este seria o futuro. Sempre disse que as equipas estavam garantidas a longo prazo e isso verificou-se. O meu contributo foi aí. O meu trabalho foi feito e terminado."
Bruno Lage: "O Bruno tem feito um bom trabalho. Toda a estrutura tem feito um bom trabalho. Em relação aos jogadores isto é mesmo assim. Às vezes para aparecerem uns, há outros que não estão tão visíveis. Só jogam 11. Quem trabalhou comigo sabe muito bem aquilo que eu pensava sobre o futuro do Benfica. Nós tínhamos um grupo de jogadores para aparecer de forma imediata. E agora haverá outro grupo de jogadores para aparecer. O João Félix é um jogador de enorme qualidade e que tem um potencial enorme. Já tinha esse potencial comigo e foi jogando a espaços. Mas há mais."
Futuro: "Tenho contrato com o Al Nassr e quero deixar uma mensagem. Este país recebeu-me muito bem. Fomos muito bem acolhidos. Tenho gostado muito de trabalhar aqui. Estou muito satisfeito por estar aqui. Somos muito bem tratados. O futuro é aqui. Tenho contrato por mais ano e meio. Estou focado aqui a 100%."