A perspetiva de festejar o título de campeão no jogo da 33.ª e penúltima ronda - o que aconteceria já hoje, caso se impusesse em Matosinhos -- sofreu um duro revés quando Zé Paulo colocou o Leixões em vantagem, 19 minutos, e a equipa visitante apenas conseguiu responder na segunda parte, aos 51, por intermédio de Diaby.
Os 'castores' cedo mostraram serviço, com Paul Ayongo, aos 09 e 12 minutos, a testar a atenção do guarda-redes local, mas foi o Leixões que marcou na primeira vez que atirou à baliza, num livre direto cobrado por Zé Paulo, aos 19, que fez a bola entrar no canto inferior esquerdo da baliza pacense.
A equipa visitante desperdiçou o empate dois minutos depois, quando Barnes Osei surgiu na cara de Tony a ensaiar um 'chapéu' que saiu demasiado alto, na melhor fase do jogo e antes de Derick, aos 28, cruzar para Evandro Brandão perder o golo na 'cara' do guarda-redes, desviando para a linha de fundo.
O intervalo chegou com os 'castores' a reclamar um penálti sobre Barnes Osei, aos 45 minutos, depois de um lance na área do Leixões na fase inicial, aos 12, por alegada falta, também ter suscitado protestos.
O início da segunda parte foi de alegria para o Paços de Ferreira, com Diaby, aos 51 minutos, a rematar a cerca de 30 metros da baliza para fazer a bola entrar no ângulo superior esquerdo e empatar o jogo.
Com o empate a não interessar a ninguém, Câmara, aos 86 minutos, perdeu o golo para o Leixões, e no minuto seguinte, na área oposta, Elvis Baldé, a um metro da baliza, falhou a emenda ao passe de Rafael Barbosa.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Paços de Ferreira, 1-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Zé Paulo, 19 minutos.
1-1, Diaby, 51.
Equipas:
- Leixões: Tony, Jorge Silva, Pedro Monteiro, Bura, Derick, Amine, Zé Paulo (Camara, 83), Luís Silva (Ceitil, 76), Erivaldo (André Clóvis, 54), Roniel e Evandro Brandão.
(Suplentes: Luís Ribeiro, Ceitil, Camara, Anthony, Pedrinho, Filipe Ribeiro e André Clóvis).
Treinador: Jorge Casquilha.
- Paços de Ferreira: Ricardo Ribeiro, Bruno Santos, Marco Baixinho, Júnior Pius, Bruno Teles, Luíz Carlos, Diaby, Pedrinho, Barnes Osei (Elves Baldé, 46), Fatai (Rafael Barbosa, 76) e Paul Ayongo (Gonçalo Gregório, 82).
(Suplentes: Carlos, Rui Correia, Wagner, André Leão, Gonçalo Gregório, Rafael Barbosa e Elves Baldé).
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: João Pinho (AF Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Silva (26), Bruno Santos (39), Luíz Carlos (45+4), Zé Paulo (64), Roniel (66), Bura (79) e Pedrinho (80).
Assistência: cerca de 600 espetadores.