"É possível que haja transmissões em canal aberto, porque podem ser adquiridos, por outros, pacotes com um determinado número de horas de transmissão", disse Bessa Tavares, diretor-geral da SportTV, no anúncio oficial, numa cerimónia realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Sem adiantar valores, o responsável destacou a importância de a SportTV ter adquirido, pela primeira vez em 15 anos de existência, os direitos que lhe permitem transmitir na íntegra as duas próximas edições olímpicas.
Bessa Tavares estimou que os dois eventos podem gerar cerca de 1.500 horas de transmissão e garantiu que a empresa já "tem tudo estudado no que diz respeito aos recursos que vão ser necessários".
Além das transmissões das competições, que nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014 vão rondar os 400 eventos, o canal tenciona também exibir programas com memórias de Jogos anteriores e de explicação das modalidades menos conhecidas dos portugueses.
Na cerimónia de anúncio da nomeação do canal codificado como televisão oficial dos dois eventos, o presidente do conselho de administração da Controlinveste prometeu "a maior cobertura de sempre efetuada em Portugal de um ciclo olímpico, com canais exclusivamente dedicados ao acompanhamento em direto (...) 24 horas por dia, durante as competições".
Joaquim Oliveira garantiu ainda a intensificação do acompanhamento dos atletas portugueses "de forma a dar-lhes a visibilidade que merecem, numa colaboração estreita com o Comité Olímpico de Portugal".
O presidente da Controlinveste lembrou a "continuada prestação de serviço público à comunidade" prestado pela SportTV, acrescentando que esta é "uma realidade que por vezes parece de difícil reconhecimento, seja por parte dos poderes públicos, seja por parte da comunicação social".
Para o presidente do COP, José Manuel Constantino, o anúncio feito hoje "é um motivo de orgulho" e "contribuirá ainda mais para o desenvolvimento das modalidades".
"É para o COP e para os portugueses um motivo de orgulho haver uma empresa portuguesa que consiga ir ao mercado e adquirir os direitos de transmissão", disse José Manuel Constantino.
Fora do "pacote" ficaram, por agora, os Jogos Paralímpicos Rio2016, que se disputam a seguir aos Jogos Olímpicos, apesar de Bessa Tavares admitir que esse assunto pode não estar fechado.
Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) admitiu que a situação com a RTP ainda não está totalmente definida, mas admitiu que o "ideal é que a mesma entidade garantisse a cobertura dos dois eventos".
Os Jogos Olímpicos de Inverno disputam-se na cidade russa de Sochi entre 07 e 23 de fevereiro de 2014.
Em 2016, o Rio de Janeiro vai acolher os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos, de 07 a 18 de setembro.