Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sonho europeu da águia voa alto nas asas de um prodigioso Super Wings

João Félix viveu uma noite de sonho e 'carregou' o Benfica no triunfo, por 4-2, sobre o Eintracht Frankfurt, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

Sonho europeu da águia voa alto nas asas de um prodigioso Super Wings
Notícias ao Minuto

07:50 - 12/04/19 por Fábio Aguiar

Desporto SLB

"Ele chegou a um patamar em que já não basta ser normal. Tem de se superar todos os dias, porque quando se é especial e se faz o normal, já não se é especial". A frase pertence a Bruno Lage, foi proferida no dia 6 deste mês de abril, na antevisão do jogo com o Feirense, e serviu de resposta à alegada quebra de forma de João Félix nos últimos jogos.

Exatamente cinco dias depois, a pergunta já não se colocaria, simplesmente porque o novo 'menino de ouro' do Benfica fez o que fazem os grandes, os predestinados, aqueles cujo talento emociona multidões e 'levanta' estádios. Foi assim, esta quinta-feira, na Luz, diante do Eintracht Frankfurt.

Os encarnados venceram por 4-2 e conquistaram uma importante vantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, muito graças a uma exibição monumental desse tal jogador, que diziam, 'em quebra'. João Félix... quebrou, isso sim, por completo a defesa alemã, 'carregou' a equipa e assumiu-se como o grande responsável pelo triunfo.

A frieza no penálti (21'), o poder de explosão no segundo golo (43'), a capacidade de antecipação na assistência para Rúben Dias (50') e a classe no hattrick (54') pintaram a noite inesquecível do camisola 79, que passou a ter a Europa do futebol a seus pés. 

Os dois golos marcados pelo conjunto de Adolf Hütter, por Jovic (40'), após uma perda de bola de Fejsa em zona proibida, e Gonçalo Paciência (72'), na sequência de um pontapé de canto em que Jardel ficou nas 'covas', foram os únicos dois traços negativos da exibição benfiquista, que beneficiou, no entanto, da expulsão de N'Dicka, no lance de que resultou o golo inaugural - derrube a Gedson quando o médio estava isolado. 

Para a história, além desta performance monstruosa de Félix, fica também uma superioridade coletiva do Benfica, com mais posse de bola (62%), mais passes (548) e maior acerto nesse capítulo (85%), maior percentagem de acerto nos remates à baliza (66%).

Na Alemanha, daqui a uma semana, os encarnados terão uma dura missão, é certo, mas a vantagem de dois golos confere à formação de Bruno Lage algum conforto. Por outro lado, dois dos jogadores que estavam 'tapados' e, por isso, proibidos de ver o amarelo, sob pena de falharem a segunda mão, não só brilharam, como se contiveram para evitar essa suspensão: Félix e Grimaldo. 

Assim nasce uma estrela

Se o brilho de João Félix tem sido uma constante no que às competições internas diz respeito, o Velho Continente ainda não tinha assistido verdadeiramente a todo o explendor de magia do internacional sub-21 português. 

Esta quinta-feira foi o dia! Assim nasceu uma estrela com entrada direta para o topo da história da Liga Europa. Aos 19 anos, o avançado tornou-se o jogador mais jovem de sempre a assinar um hattrick na na competição. Mais: o prodígio das águias superou ainda o registo de Eusébio da Silva Ferreira e é agora o português mais jovem de sempre a marcar por três vezes numa partida europeia.

No final, em jeito de comparação com os desenhos animados preferidos do seu filho, Bruno Lage referiu que João Félix voltou a ser o Super Wings. A 'voar' desta forma, o futuro só pode ser (cada vez mais) brilhante...

Estatísticas:

Benfica   Eintracht Frankfurt
14 Remates 13
3 Cantos 7
15 Faltas cometidas 12
1 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos 1
62% Posse de bola 38%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório