O Sporting recebeu e venceu, este domingo, o Rio Ave, em jogo referente à 28.ª jornada do campeonato nacional. A equipa orientada por Marcel Keizer saiu do Estádio de Alvalade com um triunfo por 3-0.
Com a derrota do Sp. Braga no terreno do Moreirense (0-1), os leões tinham a possibilidade de consolidar o terceiro lugar, com uma vitória sobre o Rio Ave. E assim foi.
Ainda antes do primeiro quarto de hora, Luiz Phellype iniciou e concretizou a jogada do golo, ainda no meio campo. O brasileiro fugiu ao adversário e atirou para o 1-0, na primeira oportunidade dos leões (12').
Mas não ficava por aqui. No primeiro tempo, ainda houve espaço para o suspeito do costume marcar. Luiz Phellype sofreu falta dentro da grande área e Bruno Fernandes bateu Léo Jardim, ao converter uma grande penalidade (36'). Na resposta, Nadjack rematou em direção às redes verde e brancas, porém, Renan Ribeiro segurou sem dificuldades.
Os leões regressaram do balneário sem Borja - que apresentou queixas físicas logo nos primeiros minutos -, mas com Jovanne Cabral. O jovem atleta ofereceu mais dinâmica e velocidade à equipa que... voltou a marcar.
Com a defesa vila-condense completamente a dormir, Wendel aproveitou para fazer uma 'gracinha', a sua primeira 'gracinha' na liga portuguesa. O brasileiro atirou uma 'bomba' para o fundo das redes de Léo Jardim e selou o marcador.
Perto do apito final, Tarantini contrariou a dormência de toda a sua equipa e correu na direção das redes de Renan. Podia ter feito o 'golo de honra' para o Rio Ave, mas o guarda-redes dos leões estava atento e tirou-lhe o 'pão da boca'.
Com esta vitória, o Sporting está na terceira posição com 61 pontos, mais três pontos do que o Sp. Braga. O Rio Ave mantém a nona posição com 32 pontos.
Momento do jogo: Aos 36 minutos, Bruno Fernandes assinou o 2-0, com uma grande penalidade, o que 'matou' a partida.
______________________________________________________________________________________
90+2 - Termina o jogo em Alvalade.
90'- 2 minutos de compensação.
83'- Substituição no Rio Ave: Sai Brunol Moreira para entrar Ronan.
77'- RENAN! O guarda-redes evitou o golo do Rio Ave, que carimbou a sua melhor oportunidade do jogo por Tarantini.
72'- Substituição no Sporting: Entra André Pinto para a saída de Mathieu.
68'- Jovanne! Na linha de fundo, o jovem cruzou para Luiz Phellype, mas Léo Jardim foi mais rápido e amarrou o esférico.
66'- Substituição no Sporting: Saída de Acuña para a entrada de Bruno Gaspar.
61'- Substituições no Rio Ave: Saída de Gabrielzinho e Galeno para a entrada de Nuno Santos e Jambor.
54'- GOLOOOOO! SPORTING! WENDEL! Wendel apanhou a defesa adversária a dormir e, após uma assistência de Bruno Fernandes, rematou de pé direito para o 3-0, assinando o seu primeiro golo no campeonato nacional.
46' - Arranca a segunda parte no reduto leonino. Marcel Keizer mexe na equipa e lança Jovane Cabral para o lugar de Borja.
45'- Intervalo em Alvalade.
43'- Nadjack remata à baliza leonina, mas Renan Ribeiro agarrou o esferico sem grandes dificuldades.
36'- GOLOOOOO! SPORTING! BRUNO FERNANDES! Sem vacilar, o médio leonino converteu a grande penalidade, carimbando 2-0.
35'- Grande penalidade para o Sporting por falta sobre Luiz Phellype.
29'- Galeno foge en velocidade, mas Mathieu corta o esférico.
25'- Acuña! Depois de uma arrancada de Diaby, do lado direito do ataque, Fábio Coentrão cortou o esférico, que sobrou para Acuña. Mas o argentino rematou contra Nadjack, que evitou o 2-0.
20'- Mathieu tenta 'furar' a defesa do Rio Ave, mas Rúben Semedo corta para canto.
18'- Bruno Fernandes joga mais adiantado, aumentando a zona de pressão dos leões.
Fique com o primeiro golo do Sporting
12'- GOLOOOOO! SPORTING! LUIZ PHELLYPE! Foi o próprio jogador a construir a jogada de perigo, isolado diante Léo Jardim, atirou para o 1-0.
10'- Cabeceamento de Luiz Phellype sai ao lado da baliza.
8'- 'Falso alarme'. Borja reentra na partida.
5'- Borja sofre falta e está no relvado, agarrado ao joelho. Sai de maca.
1'- Arranca o jogo.
Onze do Sporting: Renan; Ristovski, Mathieu, Coates, Borja; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Diaby, Acuña, Luiz Phellype.
Onze do Rio Ave: Léo Jardim; Nadjack, Messias, Ruben Semedo e Fábio Coentrão; Tarantini e Filipe Augusto; Gabrielzinho, Diego Lopes e Galeno; Bruno Moreira.