Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

FC Porto arrasa Benfica: "Divirtam-se a chafurdar na lama que criaram"

Dragões tecem fortes críticas ao rival.

FC Porto arrasa Benfica: "Divirtam-se a chafurdar na lama que criaram"
Notícias ao Minuto

09:15 - 01/04/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dragões Diário

O FC Porto respondeu esta segunda-feira ao Benfica, menos de 24 horas depois das águias terem deixado duras críticas à arbitragem do jogo entre Sporting de Braga e FC Porto (2-3), registado no sábado. 

Através da newsletter Dragões Diário, o emblema azul e branco começa por ironizar pelo facto de hoje ser dia das mentiras para depois passar para uma larga argumentação. 

"O texto de ontem, se fosse publicado hoje pelo Benfica, seria encarado por todos como uma mera mentira de 1 de abril. Mas nem o facto de ter sido tornado público a 31 de março o torna menos mentiroso", começam por escrever os dragões, que prosseguem com mais críticas na direção do rival. 

"O que é grave, contudo, não é o exercício de crítica do Benfica sobre os lances. Não concordamos com os argumentos, os especialistas em arbitragem também não, mas a crítica é livre e mesmo as análises mais originais e exóticas do jubilado António Rola têm lugar num espaço mediático de discussão que se quer pautado pela liberdade – que essas análises não tenham adesão à realidade, é um problema de quem as profere constatado por quem se confronta com elas", argumenta o FC Porto, para depois completar.

"O que é grave, dizíamos, é que o Benfica considera que houve erros de arbitragem com impacto no resultado e que esses alegados erros foram premeditados. O Benfica diz claramente que aqueles lances seriam decididos de forma diferente se tivessem ocorrido nas áreas contrárias, acusando assim o árbitro Jorge Sousa de ter tomado decisões com o objetivo deliberado de beneficiar uma equipa e prejudicar outra. Acrescenta o Benfica que o FC Porto tem beneficiado de diversos erros de arbitragem ao longo desta temporada e que só por isso está a discutir este título, insinuando que existe uma conspiração entre os árbitros para fazer do FC Porto campeão. Esta imputação não só é falsa como menoriza o mérito da nossa equipa. Uma equipa que, recorde-se, é uma das oito melhores da Europa e a única representante de Portugal na competição mais difícil do mundo, em que o Benfica ultimamente só se destaca pelos piores motivos", sublinham os portistas. 

Por fim, o FC Porto "exige decoro" ao Benfica, equipa que consideram ter ganho "campeonatos de forma vergonhosa". 

"O Benfica não se pode dar ao luxo de proferir estas piadas de mau gosto. Exige-se decoro a quem há bem pouco tempo ganhou campeonatos de forma vergonhosa, a quem tem 163 jogos sob investigação, a quem é investigado por suspeitas de corrupção de equipas de arbitragem, de jogadores adversários, de funcionários judiciais e de juízes, a quem é suspeito de vários outros crimes. Divirtam-se a chafurdar na lama que criaram e em que vivem, mas abstenham-se de atirá-la para cima de quem gosta de ganhar no campo e com todo o mérito, como aquele que o FC Porto tem exibido recorrentemente na Europa", rematam os dragões. 

Confira as palavras do FC Porto para o Benfica na íntegra 

"Para o Benfica, é sempre 1 de abril

Pela primeira vez, o Benfica emitiu a um domigo uma edição especial da imitação fraca do Dragões Diário, que habitualmente só é publicada de segunda a sexta. Percebe-se bem o objetivo: hoje é 1 de abril, conhecido como o dia das mentiras. O texto de ontem, se fosse publicado hoje pelo Benfica, seria encarado por todos como uma mera mentira de 1 de abril. Mas nem o facto de ter sido tornado público a 31 de março o torna menos mentiroso. 

A edição especial da News Benfica teve como propósito a crítica à arbitragem do Sporting de Braga-FC Porto. Em concreto, o Benfica queixa-se (i) do primeiro penálti assinalado a favor do FC Porto, (ii) da expulsão de Abel Ferreira e (iii) de um suposto penálti cometido por Corona sobre Wilson Eduardo, perto do fim. Sobre os casos concretos, poder-se-á dizer o seguinte: 

(i) os seis especialistas de arbitragem que escrevem nos três jornais desportivos consideraram o penálti bem assinalado; 

(ii) o FC Porto não tem qualquer toupeira que permita conhecer as palavras que justificaram a expulsão de Abel Ferreira, por isso não se pode pronunciar sobre esse caso; 

(iii) cinco dos seis especialistas de arbitragem que escrevem nos três jornais desportivos consideraram a decisão do árbitro correta. 

O que é grave, contudo, não é o exercício de crítica do Benfica sobre os lances. Não concordamos com os argumentos, os especialistas em arbitragem também não, mas a crítica é livre e mesmo as análises mais originais e exóticas do jubilado António Rola têm lugar num espaço mediático de discussão que se quer pautado pela liberdade – que essas análises não tenham adesão à realidade, é um problema de quem as profere constatado por quem se confronta com elas. 

O que é grave, dizíamos, é que o Benfica considera que houve erros de arbitragem com impacto no resultado e que esses alegados erros foram premeditados. O Benfica diz claramente que aqueles lances seriam decididos de forma diferente se tivessem ocorrido nas áreas contrárias, acusando assim o árbitro Jorge Sousa de ter tomado decisões com o objetivo deliberado de beneficiar uma equipa e prejudicar outra. 

Acrescenta o Benfica que o FC Porto tem beneficiado de diversos erros de arbitragem ao longo desta temporada e que só por isso está a discutir este título, insinuando que existe uma conspiração entre os árbitros para fazer do FC Porto campeão. Esta imputação não só é falsa como menoriza o mérito da nossa equipa. Uma equipa que, recorde-se, é uma das oito melhores da Europa e a única representante de Portugal na competição mais difícil do mundo, em que o Benfica ultimamente só se destaca pelos piores motivos. O que o Benfica fez ontem na News Benfica não é novo. Ainda ninguém se esqueceu do ataque de Luís Filipe Vieira a Fábio Veríssimo em Braga, há algumas semanas. O objetivo é sempre o mesmo: “garantir uma inqualificável pressão e condicionamento sobre todos os agentes desportivos e equipas de arbitragem em particular!”

As palavras são da newsletter encarnada e são dirigidas ao FC Porto, mas assentam que nem uma luva ao Benfica. Este 1 de abril antecipado do Benfica, se não dissesse respeito a coisas sérias, até podia ser encarado com piada. Mas não pode ser. O Benfica não se pode dar ao luxo de proferir estas piadas de mau gosto. Exige-se decoro a quem há bem pouco tempo ganhou campeonatos de forma vergonhosa, a quem tem 163 jogos sob investigação, a quem é investigado por suspeitas de corrupção de equipas de arbitragem, de jogadores adversários, de funcionários judiciais e de juízes, a quem é suspeito de vários outros crimes.

Divirtam-se a chafurdar na lama que criaram e em que vivem, mas abstenham-se de atirá-la para cima de quem gosta de ganhar no campo e com todo o mérito, como aquele que o FC Porto tem exibido recorrentemente na Europa."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório