Powered bySolverde
Disclaimer

Dupla 'lapidada' em Portugal brilha na Tailândia

Ricardo Pires e Bruno Dybal iniciaram uma aventura na Ásia e têm estado em destaque no Samut Sakhon.

Pires

© DR Notícias ao Minuto

Fábio Aguiar
24/03/2019 08:35 ‧ 24/03/2019 por Fábio Aguiar

Desporto

História

Depois de Portugal lhes ter aberto a porta da Europa, há dois jogadores que decidiram partir à conquista da Ásia. Ricardo Pires e Bruno Dybal iniciaram uma nova aventura no início do ano e partiram rumo à Tailândia para representarem o Samut Sakhon, atual 8.º classificado da Thai League 2, o segundo escalão do futebol daquele país. 

Numa cultura totalmente diferente, a dupla brasileira tenta ainda adaptar-se à vida, à comida e ao próprio futebol que, como seria de esperar, é bem diferente do praticado em solo luso. 

"O futebol português está muito mais à frente, técnica e taticamente. Além disso, em Portugal não existe este limite de estrangeiros. Aqui o futebol é mais rápido, forçam a marcação aos estrangeiros e existe essa preocupação. A nível técnico, falando da Ásia, é bom", começou por dizer Ricardo Pires, em declarações ao Desporto ao Minuto

Com vários clubes nacionais já no currículo, o avançado vestiu a camisola do Sertanense na primeira metade da temporada e chegou a defrontar o Benfica na Taça de Portugal. A ambição de experimentar novas sensações levou-o até ao outro lado do mundo. "Fiquei bastante impressionado com o impacto que os jogos têm. Há sempre muito público nos estádios e as televisões transmitem sempre, o que dá maior visibilidade. Os treinos são muito diferentes. O nosso treinador é tailandês e tem outros métodos bem distintos, mais atrasados, de certa forma", explicou ainda o atacante, salientando que a limitação dos estrangeiros "condiciona bastante o papel dos jogadores".

Notícias ao MinutoRicardo Pires vestiu a camisola do Sertanense na primeira metade da época e defrontou o Benfica na Taça de Portugal.© DR Notícias ao Minuto

Por seu lado, Bruno Dybal vestiu a camisola do Gil Vicente na temporada 2016/17, antes de partir para a Lituânia, onde atuou no FK Suduva. Agora, na Ásia, o brasileiro mostra-se satisfeito com os primeiros tempos. "A adaptação está a ser boa, estou a jogar, e fora de campo as pessoas estão a acarinhar-me bastante. Claro que a cultura é diferente, nomeadamente a comida, mas sinto-me bem", referiu o médio, de 25 anos.

"Aqui o futebol é mais físico, não é tão tecnicista, mas o nível está a subir. Aqui a organização é muito boa, os clubes são bastante cumpridores e a liga vai continuar a crescer. Já existem boas equipas, com bons jogadores, alguns estrangeiros, e a competição é equilibrada, até porque há muitos adeptos e excelentes estádios", acrescentou ainda. 

Notícias ao MinutoBruno Dybal mostra-se satisfeito com estes primeiros tempos na Ásia.© DR Notícias ao Minuto

Saudades do... bacalhau com natas

Uma das maiores dificuldades dos dois jogadores foi a adaptação à comida e à própria vida. "É uma cidade mais pequena, bastante tranquila, mas o facto de estar a apenas 40 minutos de Bangkok, dependendo do trânsito, que aqui é frequente, facilita as coisas", detalhou Dybal, enquanto Pires não esconde as saudades do nosso país.

"Adoro a comida portuguesa, bacalhau com natas, vitela estufada, enfim, são tantos pratos bons... Confesso que o bacalhau com natas é o meu preferido. Tenho muitas saudades", atirou, entre risos, o ponta-de-lança.

Notícias ao MinutoPires admite que espera voltar a Portugal a curto/médio prazo.© DR Notícias ao Minuto

 Regresso a Portugal está nos planos

Com a etapa ainda no início, os dois jogadores mostram-se focados em dar continuidade ao bom trabalho realizado até aqui. O objetivo é ajudar o clube a alcançar lugares cimeiros, batendo-se com equipas de maior poderio, como são os casos do Thai Honda, Lampang ou Police Tero. Contudo, voltar a Portugal continua nos planos.

"É a minha segunda casa, tenho um carinho enorme pelas pessoas e é um país onde penso viver a curto prazo, juntamente com a minha família. Espero estar aqui mais dois ou três anos e voltar para ainda jogar em Portugal. É verdade que tenho 31 anos, mas sinto-me bem, cuido-me, fisicamente estou forte, não tenho lesões e, por isso, acho que tenho condições que tenho para o fazer", sublinhou Pires, numa opinião partilhada pelo companheiro de equipa. Até lá, os dois vão continuar a dar 'samba' ao futebol tailandês.

Notícias ao MinutoBruno Dybal disputou 21 jogos pelo Gil Vicente na temporada 2016/17.© DR Notícias ao Minuto

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Dí María

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas