Meteorologia

  • 24 MARçO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

FIFA avança com Mundial de clubes com 24 equipas apesar de oposição

A FIFA deu hoje 'luz verde' à criação de um Mundial de clubes de futebol em 2021 com 24 equipas, substituindo o atual formato de sete equipas, apesar da oposição da Associação Europeia de Clubes (ECA).

FIFA avança com Mundial de clubes com 24 equipas apesar de oposição
Notícias ao Minuto

18:14 - 15/03/19 por Lusa

Desporto Decisão

Além do alargamento do número de participantes, e da competição deixar de ser disputada anualmente para passar a quadrienal, também vai mudar o período do ano em que decorre, transitando de dezembro para junho e julho, anunciou hoje o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em Miami.

Horas antes deste anúncio, a ECA (que representa 232 clubes europeus) tinha avisado que se recusa a participar na edição de 2021 do Mundial de clubes de futebol com 24 equipas, através de uma carta enviada a Infantino.

A missiva, a que a agência noticiosa AP teve acesso, está assinada pelos responsáveis de 14 dos principais clubes da ECA, incluindo Andrea Agnelli, líder da estrutura e presidente executivo da Juventus.

A ECA manifesta-se "contra qualquer potencial aprovação de um Mundial de clubes reformulado, neste momento, e confirma que nenhum dos clubes da ECA vão fazer parte desta competição".

Os clubes instam a FIFA a "adiar qualquer decisão referente ao Mundial de clubes, até ao momento em que as legítimas preocupações e interesses dos emblemas europeus sejam adequadamente atendidas".

Em causa está o desacordo com a inclusão de novas competições até que haja um calendário internacional estipulado a partir de 2024.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório