Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Chama de Raphinha deixa leão a sonhar com lugares cimeiros

Sporting recebeu e venceu (1-0) esta sexta-feira o Santa Clara em partida referente à 26.ª jornada da I Liga, colando-se ao Sporting de Braga na tabela classificativa, com as duas equipas em igualdade pontual, mas com os minhotos a jogarem só amanhã.

Chama de Raphinha deixa leão a sonhar com lugares cimeiros
Notícias ao Minuto

22:27 - 15/03/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto 26.ª Jornada

Resumo da partida: Na partida inaugural da jornada, o Sporting recebeu esta sexta-feira o Santa Clara num jogo que se esperava de afirmação verde e branca, mas que apesar do domínio dos leões, foi bastante morna.

Após uma primeira parte sem grande história, o golo que selou o resultado final chegou dos pés de Raphinha, perto da hora de jogo, após erro defensivo dos visitantes.

Marcel Keizer soma assim mais três importantes pontos e põe pressão no Sporting de Braga que joga amanhã.

Confira o filme do jogo.

Leão sem ideias esbarrou em muralha açoriana

Começando a partida a atacar, o Sporting denotou nos primeiros 45 minutos alguma falta de ideias para romper a defensiva açoriana.

Empenhados em manter inviolada, a formação dos Açores procurou o contra-ataque sempre que possível, mas foi muito defensiva na sua abordagem ao primeiro tempo.

Bruno Fernandes, Bas Dost e Mathieu de livre, foram sempre as unidades mais insatisfeitas, sendo Raphinha o mais criativo no ataque.

Depois de um primeiro tempo sem golos, os verde e brancos iniciaram os segundos 45 minutos a todo o gás, mas com a mesma dificuldade em romper.

Segunda parte com mais ‘livre’ permitiu… golo solitário

Após um reinício de jogo a todo o gás, o Sporting só conseguiu chegar ao golo ao minuto 60, após erro defensivo dos açorianos após lançamento lateral.

Depois de falta de pressão sobre o lado esquerdo defensivo, Bruno Fernandes soltou-se e assistiu Raphinha para o primeiro do jogo.

A partir daí, as duas equipas soltaram-se, sobretudo pela necessidade dos visitantes procurarem o golo.

Com mais espaço nas duas defesas, as oportunidades sucederam-se, com os verde e brancos sempre mais próximo da baliza adversária, mas com pouca acutilância atacante. Os açorianos, por seu lado, foram tentando visar Renan, mas também mostravam pouca capacidade para fazer o golo.

Até ao final da partida, porém, o resultado já não mais se alterou, com os verde e brancos a somarem 55 pontos e a colarem-se ao Sp. Braga na tabela classificativa, apesar de apenas jogarem amanhã.

Acompanhamento:

90+4' - Final da partida em Alvalade. O Sporting vence e conquista três importantes pontos.

90+2' - Fora de jogo no ataque do Santa Clara. Clima tenso em Alvalade com o resultado incerto neste momento.

90' - Quatro minutos de compensação dados por Manuel Oliveira.

85' - Zé Manuel remata para defesa segura de Renan.

84' - O jogo continua um pouco partido, com o leão mais mandão mas com dificuldades em fazer lances de golo. Os visitantes procuram o ataque, mas faltam argumentos para visar a baliza adversária. 

82' - Substituição no Santa Clara: Sai Schettine e entra Pablo

79' - Bruno Fernandes tenta de longe e obriga Marco a defesa apertada. 

75' - Jogo muito morno em Alvalade depois do golo verde e branco. O Sporting tenta chegar ao segundo e os açorianos tentam o empate, mas falta acerto ofensivo. 

75' - Substituição no Sporting: Sai Doumbia e entra Miguel Luís.

73' - Mathieu vê cartão amarelo.

70' - Cartão amarelo para Doumbia.

69' - Substituição no Santa Clara: Sai M. Chrien e entra Ukra.

68' - Cartão amarelo para Bruno Lamas.

63' - O Santa Clara tenta responder e tem-se aproximado da baliza de Renan Ribeiro. O Sporting parece ter 'caído' um pouco após o golo. 

59' - Raphinha marca para o Sporting após boa jogada de Bruno Fernandes. Sporting aproveita desatenção defensiva e chega ao primeiro em Alvalade.

58' - Substituição no Santa Clara: Sai Evouna e entra Zé Manuel.

57' - Substituição no Sporting: Sai Borja e entra Diaby. Marcel Keizer muda o esquema dos verde e brancos.

53' - Chrien .. que perigo! O jogador dos açorianos, em zona frontal, remata contra as costas de Ristovski. Quer perdida para o Santa Clara.

47' - Que defesa de Marco Rocha. Raphinha, em zona frontal, remata colocado para grande defesa do guardião dos açorianos. 

46' - Bruno Fernandes, de meia distância, remata muito por cima da baliza contrária.

46'-  Recomeça a partida no estádio de Alvalade. Sai a jogar o Sporting.

45' - Intervalo em Alvalade.

44' - Schettine, após cruzamento da direita, de Evouna, fica próximo do golo em Alvalade. Os açorianos foram duas vezes à baliza contrária e causaram sempre perigo.

42' - Wendel remata, em zona frontal, para defesa de Marco Rocha. Falta explosão aos verde e brancos.

39' - Que perdida para o Sporting. Cruzamento na esquerda e Bas Dost chega atrasado ao cruzamento do seu companheiro de equipa.

36' - Raphinha, após toque de classe de Bruno Fernandes, remata fácil para defesa de Marco.

34' - Mathieu, de livre direto, atira muito próximo do ângulo superior direito da baliza de Marco Rocha. Perigo para a baliza açoriana. 

30' - O Santa Clara está a tentar explorar o contra-ataque e há pouco foi Mathieu a evitar males maiores após cruzamento na esquerda.

26' - O Sporting está em busca do primeiro do jogo e cada vez mais ofensivo. Ristovski, há instantes, ficou a instantes de conseguir o cruzamento certeiro, da direta, para Bas Dost.

22' - Acuña, na resposta, remata de meia distância e obriga Marco a defesa difícil.

22' - Chrien faz o primeiro remate do Santa Clara à baliza de Renan Ribeiro, mas o remate, de cabeça, sai fraco e à figura do guardião brasileiro.

20' - Apesar de estar a comandar por completo a partida, os verde e brancos não têm criado perigo evidente para a baliza do Santa Clara. Há pouco, em contra-ataque, os leões voltaram a criar perigo, mas Bas Dost rematou contra a defesa açoriana. 

14' - O Sporting está cada vez mais em cima do Santa Clara. Os leões começam bem a partida mas ainda não encontraram o caminho do golo.

9' - Apesar do domínio na partida, o Sporting tem falhado nas últimas decisões. O futebol dos verde e brancos está algo previsível... faltando a 'presença' de Bruno Fernandes.

6' - Sporting entra a todo o gás e ainda não deu espaço ao Santa Clara para tentar o ataque.

2' - O Sporting dá o primeiro sinal de perigo relativo para a baliza de Marco. 

1' - Começa a partida em Alvalade. 

0' - Bruno Fernandes recebe o prémio de melhor jogador da Liga em fevereiro. Coates também recebeu galardão pelos 150 jogos com o emblema dos verde e brancos.

0' - Santa Clara vai tentar a sua primeira vitória em casa do Sporting. Emblema dos Açores nunca venceu os verde e brancos.

0' - Prestes a começar a partida em Alvalade. Jogo vai ser arbitrado por Manuel Oliveira.

Onzes:

Onze do Sporting: Renan, Ristovski, Coates, Mathieu e Borja; Doumbia, Bruno Fernandes e Wendel; Raphinha, Acuña e Bas Dost. 

Onze do Santa Clara: Marco, F. Cardoso, César, Lucas, Kaio, Lamas, Chrien, Evouna, Francisco, Patrick e Schettine.

Antevisão: Sporting e Santa Clara medem esta sexta-feira forças na abertura da 26.ª jornada da I Liga, num jogo que tem início marcado para as 20h30 e que poderá ditar a aproximação dos verde e brancos ao terceiro posto da classificação, uma vez que o Sporting de Braga só entra em campo amanhã.

Com o regresso de Bas Dost aos convocados, Marcel Keizer deverá devolver a titularidade ao compatriota, sendo que Coates, que esteve ausente do último encontro por castigo, deverá voltar ao eixo defensivo.

No centro do terreno, com Gudelj castigado, a grande novidade deverá ser a titularidade de Doumbia, com Bruno Fernandes, ao lado de Wendel, a comandar as incidências ofensivas da equipa verde e branca.

O Santa Clara, por seu lado, desloca-se ao reduto leonino sem a pressão de pontuar, isto depois de ter 'agarrado' os lugares do meio da tabela classificativa após subir de divisão.

Fique connosco e acompanhe todas as incidências desta partida a partir das 20h30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório