Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Balneário do Real Madrid não quer Mourinho e Ramos talvez vá embora"

A revelação foi dada pelo jornalista Gonzalo Castro, do diário As, ao Desporto Minuto. Será Mourinho a escolha certa para o banco do Real Madrid? Descubra o que dizem os jornalistas dos principais meios de comunicação espanhóis.

"Balneário do Real Madrid não quer Mourinho e Ramos talvez vá embora"

O futuro de Santiago Solari no banco técnico do Santiago Bernabéu tem os dias contados. A eliminação das três competições – Taça do Rei, La Liga e Liga dos Campeões – em menos de uma semana ditou um cenário que não conhece segunda alternativa.

Resistirá Solari à partida de Valladolid – próximo encontro dos merengues para a Liga espanhola -, sobreviverá mais do que uma semana ou continuará até ao final da temporada?

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com três jornalistas dos principais diários desportivos em Espanha – Marca, As e Mundo Deportivo. Todos confirmam que Florentino Pérez já ditou final imediato para a carreira de Solari em Madrid. Substituto? José Mourinho. O treinador português está na pole position para voltar à capital espanhola. E o que fará o treinador luso neste espaço três meses?

“A opção de Florentino é Mourinho. O que está a pesar neste momento é a enorme controvérsia em torno da sua chegada, no que diz respeito a balneário e adeptos. O Real Madrid jogou muito pouco nestes três meses e a chegada do novo treinador vai permitir que ele decida neste período quem vai, ou fica no plantel blanco”, assegurou Gonzalo Castro, jornalista do diário As, que vai ainda mais longe.

“O balneário do Real Madrid não quer Mourinho, pelo que aconteceu na última vez que esteve em Madrid. Para eles não é a melhor opção. Se Mourinho vier, talvez Sergio Ramos tenha de ir embora de Chamartín. É quase impossível imaginar Sergio Ramos e Mourinho juntos novamente”.

“E a mim não me espantava que o treinador português procedesse a uma limpeza de plantel, em que sairiam Benzema e Kroos”, acrescentou Chema García Fuente, do Mundo Deportivo.

E se o luso chegar a Valdebebas já está desenhada a sua missão: “Mourinho tem de ser uma solução imediata, para testar jogadores, verificar quais são as melhores soluções para a próxima temporada e quem deve mandar embora”, assegurou Pablo Parra.

Mourinho: um cisne desejado ou um patinho feio?

Se o balneário do Real Madrid não o quer, a imprensa desportiva espanhola e a ‘afición’ do Bernabéu dividem-se relativamente ao seu regresso.

Gonzalo Castro, diário As: Mourinho, quando se foi embora do Real Madrid, foi pela porta de trás e com os adeptos muitos divididos. Um setor apoiou-o, mas outro foi muito crítico. Não sei se será a melhor solução para este Madrid.

Pablo Parra, Marca: Mourinho seria a melhor solução para este Real Madrid. Mourinho tem o melhor perfil para treinar jogadores como Modric e Kroos e é o homem com a mão indicada para aplicar uma revolução no plantel blanco.

Chema García Fuente, Mundo Deportivo: Mourinho faria o plantel reagir, mas nós vimos o que aconteceu no United, em que Mourinho ‘não teve mão esquerda’ com jogadores com Pogba (uma expressão utilizada pelos espanhóis para definir uma pessoa limitada, ou que não tem determinadas capacidades). Acredito que Mourinho não seja a melhor opção, porque a sua fase no Real Madrid já passou. Estamos a falar de um treinador que causa muito ruído em seu redor, e os merengues não se costumam dar bem com técnicos barulhentos. O Real Madrid ganha com treinadores pouco intervencionistas [como Carlo Ancelotti, Zinedine Zidane, Del Bosque e Miguel Muñoz]. O Real Madrid sempre teve jogadores com enorme talento e não precisou de demasiados ‘apertões’ para se expressar em campo.

E porquê é que parte do Bernabéu não o quer? Casillas é a solução do enigma

José Mourinho orientou o Real Madrid entre as temporadas de 2009/10 e 2012/13, tendo contabilizado 178 jogos no comando técnico blanco, registando no Bernabéu a sua maior percentagem de vitórias (média de 2,30 pontos por jogo). O reinado do Special One em Chamartín coincidiu com a de Iker Casillas, um jogador com o qual teve vários problemas de balneário. Discussões que não se esquecem e que parte dos adeptos ‘blancos’ mantêm uma espinha encravada.

“E não é só Casillas. Foram os ataques ao Barcelona, à imprensa desportiva. Mourinho polariza muito: ou estás comigo, ou estás contra mim. E estamos a falar de um treinador que usa demasiados termos bélicos. Se Casillas e Mourinho se cruzassem outra vez, os problemas voltariam todos”, reiterou Chema García Fuente.

“Os adeptos do Real Madrid estão muito divididos. Há uma parte que deseja que ele regresse, pelos títulos e pela senda de vitórias que trouxe a um Madrid que nada ganhava, mas depois há outro setor do Bernabéu que não o quer, porque se portou muito mal com Casillas, pela sua má relação com a imprensa... O Bernabéu está dividido”, asseverou Gonzalo Castro.

E o que traria Mourinho na sua segunda passagem pelo Bernabéu?

“Evitar que os jogadores tivessem sintomas de barriga cheia, de relaxamento. Mourinho ia apertar com eles, traria contratações sonantes e ia gerar novas emoções no Bernabéu. E o treinador português é capaz de trazer este tipo de impulsos. Já não se ganham títulos com os que estão cá, é preciso trazer jogadores novos. No Real Madrid a exigência é máxima, não se pode relaxar apenas pelo facto de o clube ter ganho três Champions de forma consecutiva. E não basta ganhar a Champions, porque um adepto do Real Madrid gasta 1500 euros ao ano para ver todos os jogos nas três competições em que o Real participa”, frisou Pablo Parra.

Recordar que José Mourinho está sem treinar desde o dia 18 de dezembro de 2018, dia em que se despediu de Old Trafford, após uma derrota por 1-4 em Anfield Road, diante do Liverpool. De lá para cá, o treinador português português permaneceu a viver em Inglaterra, desta feita num dos bairros mais conceituados de Londres.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório