Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Leão desperta mau presságio, no dia em que águia quebra marca com 82 anos

Benfica destronou o 'baralho de cartas' leonino, por 4-2, num duelo relativo à 20.ª jornada da Liga portuguesa.

Notícias ao Minuto

07:21 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Foi preciso esperar 82 anos para ver um jogador tão jovem a marcar nos dois primeiros dérbis. João Félix Sequeira foi o homem que sucedeu ao benfiquista Espírito Santo (17 anos, 5 meses e 13 dias) e ao sportinguista Peyroteo (19 anos, 9 meses e 10 dias).

O jovem avançado do Benfica contabilizou, neste sábado, o sexto golo do campeonato e, mais uma vez, foi um belo abono de 'Felixidade' para os encarnados.

Quatro foram os golos que as águias marcaram em Alvalade, algo que já não acontecia desde o longínquo ano de 1998. Mas mais do que isso, o Benfica alcançou um registo histórico em Alvalade, igualando o número de vitórias do Sporting em Alvalade no dérbi lisboeta [32 vitórias] a contar para a Liga Portuguesa [85 jogos]. E mais um dado curioso, sendo que este pode simbolizar um mau presságio para os pupilos de Marcel Keizer. 

O Sporting, que vinha de um registo de 29 jogos sem perder em casa, não somava cinco desaires nas primeiras 20 jornadas [25%] da Liga desde 2012/13 [8 derrotas] - a pior época desportiva dos leões, que terminaram o campeonato no sétimo lugar.

Águia imperial desfez em pedaços o reino do leão

O Benfica entrou no jogo mais seguro e chegou à vantagem aos 11 minutos. Álex Grimaldo fugiu pela esquerda, cruzou e Haris Seferovic, sem marcação, cabeceou com eficácia para o 1-0. O leão reagiu, assumiu as rédeas do encontro, contudo, foram os encarnados a colocar novamente a bola no fundo da baliza leonina, aos 22 minutos, por João Félix. Sorte a benzer os verde e brancos, já que o lance foi anulado pelo VAR, por falta do avançado do Benfica sobre Wendel.

Até que essa qualidade benfiquista no ataque acabou por dar frutos novamente. Aos 36 minutos, Seferovic isolou João Félix e este, perante Renan, não desperdiçou o 2-0. As águias ampliavam ao sexto remate, quarto enquadrado.  Todavia a esperança renasceu aos 43 minutos. Samaris perdeu a bola a meio-campo, Nani fugiu, serviu Bruno Fernandes e este, vindo de trás, rematou forte para o 2-1 – um tento ao sétimo disparo leonino, terceiro com boa direcção. E o jogo estava relançado.

Porém, a ilusão de um leão a crescer rapidamente desapareceu

A segunda parte começou com o 3-1 para o Benfica, aos 47 minutos. Pizzi bateu um livre da direita e Rúben Dias saltou mais alto que todos e cabeceou para o fundo da redes. Aos 56 minutos, novo golo anulado, desta feita a Seferovic, por fora-de-jogo do suíço. 

Até que o Benfica acabaria por ampliar, aos 73 minutos. Renan Ribeiro carregou João Félix na grande área e, na cobrança do respectivo penálti, Pizzi fez o 4-1, embora o guardião leonino estivesse perto de defender. E aos 76 minutos, Seferovic acertou no poste e Félix atirou por cima, quando não tinha sequer Renan na baliza.

Aos 79 minutos, Abdoulay Diaby reduziu, mas também este tento foi anulado pelo árbitro, por fora de jogo do maliano. Mas o Sporting acabaria por reduzir. Vlachodimos fez falta sobre Bas Dost na grande área quando o holandês se aprestava para marcar e foi expulso por vermelho directo. Dos, não desperdiçou e fez o 4-2, aos 89 minutos, ao quarto remate sportinguista na segunda parte, segundo enquadrado. O Sporting, em vantagem numérica, atirou-se para o ataque, mas mais com o coração do que com a cabeça O Benfica fechou-se e segurou a vantagem até final.

São agora três os pontos que separam o Benfica do líder FC Porto... e 11 a distância que separa o quarto posto dos leões do trono azul e branco.

Sporting VS Benfica
15 Remates 12
51 Posse de bola 49
21 Faltas cometidas 26
5 Cantos 4
3/0 Cartões amarelos / vermelhos 2/1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório