Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Vendaval encarnado 'intimidou' pantera indefesa

Benfica goleia Boavista por 5-1, numa exibição de grande nível, com golos de João Félix, Pizzi, Seferovic (2) e Grimaldo.

Vendaval encarnado 'intimidou' pantera indefesa

O Benfica não poderia ter dado melhor resposta à derrota no clássico com o FC Porto para a Taça da Liga. Esta terça-feira, os encarnados golearam o Boavista por 5-1, com uma exibição de encher o olho. João Félix, Pizzi, Seferovic (2) e Grimaldo foram os marcadores de serviço, mas o triunfo gordo teve mais elementos em destaque.

Numa noite fria e com chuva, o público presente na Luz quase 'gelou' logo aos 3' minutos, altura em que Gabriel se deixou antecipar e 'ofereceu' a Tahar a possibilidade de se isolar na cara de Vlachodimos, mas o poste evitou o golo dos axadrezados.

Este erro clamoroso do camisola 8 parece ter acordado as águias, que no minuto seguinte se adiantaram no marcador. Pizzi cobrou um livre com conta, peso e medida no lado direito do ataque e João Félix, ao segundo poste, nas costas de Edu Machado, saltou mais alto e inaugurou o marcador. Um belo golo de cabeça da 'pérola' da coroa encarnada, que este temporada soma já sete remates certeiros em todas as provas - cinco no campeonato.

A partir daqui, a formação orientada por Bruno Lage controlou por completo o encontro, criando várias oportunidades para dilatar o marcador. Seferovic obrigou Helton Leite a aplicar-se, aos 21', e Rúben Dias acertou, de cabeça, na trave, aos 26'. Foram dois avisos para o que chegaria ainda antes da meia hora. Rafa, com um passe fantástico de trivela, lançou Seferovic, Helton Leite voltou a ganhar no duelo com o suíço, mas Pizzi, na recarga, não perdoou e aumentou a contagem para 2-0.

Se o Benfica já dominava, depois do segundo golo sofrido o Boavista praticamente deixou de existir. Contudo, já em cima do intervalo, contra a corrente do jogo, um canto na direita resultou num lance de alguma passividade da defesa das águias e Talocha, solto de marcação, aproveitou para reduzir a desvantagem. Um momento de felicidade para os do Bessa e de desconcentração benfiquista.

Segunda parte de maior brilho

No segundo tempo o clube da Luz voltou a entrar dominador e o terceiro surgiu quase sem surpresa, após uma jogada de génio de João Félix. Depois de tirar o opositor da frente com um verdadeiro 'nó cego', o jovem craque 'cavalgou' meio campo e ofereceu de 'bandeja' o golo a Seferovic, que só teve de encostar.

Mais ainda havia mais! Aos 72', após mais uma grande iniciativa de João Félix, Pizzi rematou forte e cruzado para boa intervenção de Helton Leite, mas na recarga surgiu Seferovic a bisar e a ampliar a vitória encarnada para contornos de goleada. O internacional helvético leva já 10 golos no campeonato, naquela que é a sua melhor época da carreira.

Até ao final, o público da Luz ainda teve direito a um daqueles golos que vale o bilhete. Grimaldo, meio da rua, disparou uma 'bomba' que não deu quaisquer hipóteses a Helton Leite. Foi mais um grande golo do espanhol a dar (ainda mais) brilho à vitória do Benfica. Já nos descontos, Vlachodimos defendeu um penálti de Matheus e reforçou a grande exibição do conjunto encarnado.  

Com esta vitória, o Benfica mantém-se na perseguição ao líder FC Porto, enquanto o Boavista está já em zona de descida (16.º lugar), com 16 pontos.

Confira o direto da partida: 

FINAL DA PARTIDA

89:00 - DEFENDE VLACHODIMOS! O guarda-redes grego do Benfica pára o remate de Matheus e mantém o resultado em 5-1.

89:00 - Penálti para o Boavista!

87:00 - GOLAÇOOOOOOOOOOO DE GRIMALDO! Que 'bomba' do lateral espanhol a aumentar para 5-1! Remate do 'meio da rua' a não dar quaisquer hipóteses a Helton Leite. É daqueles golos que vale o bilhete!

85:00 - Última alteração no Boavista. Sai Tahar e entra Carraça.

79:00 - Substituição no Benfica. Sai Pizzi e entra Gedson.

Curiosidade - Estão no estádio da Luz 41.352 espetadores.

75:00 - Substituição no Benfica. Sai Seferovic e entrar Facundo Ferreyra. 

75:00 - Dupla alteração no Boavista. Matheus Índio e Rafael Lopes dão os lugares a André Claro e Falcone.

 72:00 - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! Seferovic bisa e aumenta para 4-1 a vantagem dos encarnados. Novamente João Félix no início da jogada, a ganhar muito bem a bola ao opositor direto e a servir Pizzi, que, com um remate forte e cruzado, obriga Helton Leite a uma boa intervenção. No entanto, na recarga, o camisola 14 encostou para o golo. 

70:00 - Mais um pontapé de canto para os comandados de Bruno Lage.

68:00 - É o 14.º canto para o Benfica.

64:00 - Mais um canto para os axadrezados.

64:00 - Canto para o Boavista.

62:00 - Cruzamento/remate de Grimaldo e valeu ao Boavista a atenção de Helton Leite.

59:00 - Substituição no Benfica. Sai Rafa e entra Zivkovic.

57:00 - Canto para as águias.

56:00 - QUASE O BIS DE SEFEROVIC! Grande jogada e Gabriel e o avançado a desviar, mas sem a direção desejada. Só dá Benfica!

54:00 - GOLOOOOOOOOOOOOO BENFICA! Seferovic faz o 3-1 após um lance fantástico de João Félix. Impressionante o 'nó cego' do jovem craque encarnado, a fugir ao opositor direto e a cruzar rasteito, de forma perfeita, para o suíço dilatar a vantagem. 

51:00 - Remate forte de Perdigão para defesa de Vlachodimos.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO 

42:00 - GOLOOOOOOOOO DO BOAVISTA! Canto no lado direito do ataque, a defesa encarnada não consegue afastar e é Talocha, sem oposição, que reduz a desvantagem contra a corrente do jogo.

39:00 - Canto para o emblema do Bessa.

38:00 - Benfica domina a partida em todos os momentos, controla a vantagem e o Boavista não consegue sequer ultrapassar a linha de meio-campo em ataque organizado.

32:00 - Canto para o Benfica.

27:00 - GOLOOOOOOOOOOO DO BENFICA! Passe fantástico de trivela de Rafa para Seferovic, Helton Leite volta a negar o golo ao suíço, mas a bola sobra para Pizzi que não perdoa e aumenta a vantagem do Benfica para 2-0.

26:00 - NA TRAVEEEE!!! Livre de Pizzi e Rúben Dias, ao primeiro poste, a cabecear à barra da baliza boavisteira. Na recarga, Idris impediu que o remate de Seferovic fosse na direção da baliza.

23:00 - Cabeceamento de Jardel para as mãos de Helton Leite.

23:00 - Canto para os encarnados.

21:00 - QUASE O GOLO DE SEFEROVIC! Passe magistral de João Félix, a isolar o suíço, mas Helton Leite saiu bem dos postes e negou o 2-0. Canto para as águias. 

18:00 - E como não há duas sem três... Mais um canto para os encarnados.

17:00 - Neris cede novo pontapé de canto para o Benfica.

15:00 - Novo canto para as águias.

13:00 - Helton Leite evita o segundo golo do Benfica, após grande receção de bola de Seferovic. 

11:00 - Há mesmo canto para as águias. 

11:00 - Mais um canto para os encarnados, mas pede-se mão na área do Boavista. O árbitro espera pela VAR.

10:00 - Canto para o Benfica. 

09:00 - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! Resposta imediata dos comandados de Bruno Lage, com João Félix - quem mais - a inaugurar o marcador. Livre com conta, peso e medida de Pizzi e a 'pérola' encarnada, ao segundo poste, nas costas de Edu Machado, saltou mais alto e cabeceou para o fundo das redes do Boavista. Grande golo do menino!

07:00 - QUE OPORTUNIDADE PARA O BOAVISTA! Vlachodimos coloca a bola em Gabriel, que permite a antecipação de Tahar, mas o médio dos axadrezados, isolado, na cara do grego, atira ao poste. Esteve à vista o primeiro do encontro num erro clamoroso do camisola 8 das águias.

05:00 - Novo cruzamento de André Almeida, mas desta vez a bola pára nas mãos de Helton Leite.

03:00 - Primeiro canto da partida e é para o Benfica, após cruzamento de André Almeida.

INÍCIO DA PARTIDA

Onze Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Samaris, Pizzi, Gabriel; Rafa, Félix e Seferovic. 

Onze do Boavista: Helton Leite; Edu Machado, Neris, Gonçalo Cardoso, Talocha; Idris, Tahar, Rafa; Matheus Indío; Mateus e Perdigão. 

Depois do polémico afastamento nas meias-finais da Taça da Liga, aos pés do FC Porto, o Benfica muda o 'chip' e volta ao campeonato. Esta terça-feira, na Luz, os encarnados medem forças com o Boavista, atual 16.º classificado. 

Do lado do Boavista, a visita ao ninho da águia acontece dias depois da mudança no comando técnico. Jorge Simão deixou o Bessa e entrou Lito Vidigal. Contudo, nesta partida com o Benfica será Jorge Couto a comandar a equipa axadrezada. 

A partir das 19h00, poderá acompanhar todas as incidências do encontro em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório