Ponto final nas maratonas tenísticas que decorriam no Australian Open. Duelos com quase seis horas de duração, tal como ocorreu na final de 2012 entre Novak Djokovic e Rafael Nadal têm os dias contados.
A organização do Grand Slam australiano informou, esta sexta-feira, que a próxima edição do certame tenístico em Melbourne, a realizar entre os dias 14 e 27 de janeiro, passará a adotar um super tie-break de 10 pontos no set de desempate (o único terceiro para mulheres e o quinto para os homens), em caso de igualdade a seis no derradeiro parcial dos encontros.
Até à edição passada da competição, os sets de desempate não contavam com tie-breaks e só eram encerrados depois de um dos tenistas conseguir uma vantagem de dois jogos sobre o seu adversário.
Com esta medida os jogos não serão tão longos e a organização do torneio também evitará que jogos das sessões noturnas comecem ou terminem muito tarde.
O diretor do primeiro Grand Slam da temporada Craig Tiley explicou a mudança. “Introduzimos o super tie-break para continuar a dar aos fãs um final especial dos encontros épicos. Acreditamos que esta é a melhor forma para os jogadores e adeptos em todo o mundo”, pode ler-se no site oficial.