Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Leão prossegue na Taça, mas Keizer sofreu várias ‘enxaquecas’ no Fontelo

Sporting carimbou a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, após eliminar o Lusitano de Vildemoinhos, com um triunfo por 4-1, no Estádio do Fontelo.

Leão prossegue na Taça, mas Keizer sofreu várias ‘enxaquecas’ no Fontelo

Se não viu o jogo, desengane-se se o resultado reflete o encontro que o leão realizou no Estádio do Fontelo. Os golos de Bas Dost (2), Bruno Fernandes e Diaby valeram a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, mas no jogo de estreia de Marcel Keizer, o holandês não se livrou dos sobressaltos. O golo de Diogo Braz prendeu o jogo a uma igualdade até ao minuto 64 e até este período a formação de Alvalade pautou, em vários momentos, um ritmo de encontro baixo. Valeram nove minutos para o emblema lisboeta tirar o céu ao Lusitano e colocar o anfitrião no inferno do Fontelo. Mas o Vildemoinhos cai de pé e de forma honrada deste duelo da Taça de Portugal.

Wendel ‘ligou’ o motor do leão, mas o Lusitano não retirou a ‘pilha’ do jogo

A primeira parte do jogo no Estádio do Fontelo ficou pautada por um ritmo baixo, em que a velocidade nunca ultrapassou os limites permitidos pelo radar. Algo que foi do agrado do Lusitano de Vildemoinhos que, para surpresa de muitos, foi a primeira equipa a ‘cheirar’ o golo.

Logo aos três minutos, Diogo Braz deu o primeiro susto e cinco minutos depois Nuno Rodrigues teve a hipótese de inaugurar o marcador. A ‘bala’ só não estoirou no ‘cofre leonino’, uma vez que estava atento o ‘pronto-socorro’ Renan Ribeiro.

A formação viseense procurou criar perigo pelas alas, aproveitando erros na primeira fase de construção dos leões, para em rápidas transições, fazer soar o alarme na baliza verde e branca. Os pupilos de Marcel Kaizer foram paulatinamente tomando conta do jogo, mas a previsibilidade dos lances fazia com que o trabalho de construção do leão não acabasse por dar os seus frutos.

Wendel foi sempre o homem mais perigoso, numa locomotiva a meio-gás. Mas as ‘sirenes’ do golo acabaram por soar no estalar da primeira parte. Aos 42’, Wendel deu início à construção do lance, que Jefferson arquitectou e Bas Dost fulminou. Leão em vantagem, mas festa de pouco dura, já que quatro minutos depois surgiu o golo anfitrião. Nuno Rodrigues ‘roubou’ a bola a Bruno Fernandes, ligou o turbo e, depois de operar o cruzamento, apareceu Diogo Braz para dar novo colorido ao marcador.

O 'relâmpago da eliminação' do Vildemoinhos caiu em nove minutos

O Sporting entrou mais rápido na segunda parte, com uma intenção de roubar a bola ao seu adversário de forma lesta, mas o Lusitano de Vildemoinhos não se desencaixou. Todavia, a velocidade que o leão apresentou nos primeiros dez minutos surgiu apenas em fase de amostra. O leão decaiu, e o emblema viseense não teve dificuldades em controlar a armada de Keizer no seu setor mais recuado.

A partir dos 62 minutos, começaram a surgir os primeiros sinais de preocupação de Marcel Keizer que, para sua felicidade, não teve de ‘roer as unhas’ durante muito tempo, visto que aos 64 minutos Bruno Fernandes desenhou uma jogada de mágico. Após uma combinação deliciosa entre o médio e Bas Dost, o avançado assistiu o português que, de primeira, rematou junto ao poste direito da baliza de Ruca.

E o ‘céu caiu’ em cima do Lusitano de Vildemoinhos em apenas nove minutos. Bruno Fernandes ‘desenroscou’ a tampa da garrafa, Bas Dost serviu o ‘champanhe’ para o terceiro golo e Diaby distribuiu as ‘taças’ assinando o quarto remate certeiro dos leões no Fontelo. Até ao fim funcionou a gestão de um leão que soube sofrer, e não se deixou contagiar pela chuva e o céu cinzento que pairou no distrito de Viseu, no decorrer da tarde deste sábado. 

Relato do jogo:

90+2' - Final do encontro no Estádio do Fontelo.

90' - Dois minutos de compensação

85' -  Sai Gudelj e entra Petrovic.

79' - Sai Wendel e entra Bruno César.

76'- Sai Smolovi. Entra Edgar Lopes.

75' - Sai Bas Dost, entra Jovane Cabral.

73' -GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA DIABY! Cai o 'céu' em cima do Lusitano de Vildemoinhos! Recuperação do Sporting no meio-campo, combinação de Bruno Fernandes com Nani que assiste Diaby no coração da área e o avançado só teve de encostar

71' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BAS DOST! MARCEL KEIZER JÁ PODE RESPIRAR DE ALÍVIO! Cruzamento de Jefferson, da esquerda e Bas Dost a aparecer, ao segundo poste, a rematar de primeira de pé direito

64' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! QUE GOLAÇO DE BRUNO FERNANDES! O médio dos leões chuta com a parte interior do pé esquerdo para o fundo da baliza do Lusitano. Combinação deliciosa entre o médio e Bas Dost. com o avançado a assistir o português que, de primeira, remata junto ao poste direito da baliza de Ruca.

62' - Começam a surgir os primeiros sinais de preocupação de Marcel Keizer, que mostra alguns sinais de irritação a partir do banco de suplentes.

58' - Hélder Rodrigues ataca pela direita, mas Kiko não chega à bola. Perigo na área do Sporting.

56' - Cabeceamento tenso de Bas Dost no coração da grande área e a 'redondinha' a sair perto do cruzamento entre a barra e o poste da baliza de Ruca.

54' - Remate habilidoso de Bruno Fernandes, mas a bola sai ao lado.

50' - Sporting sofreu golos em dois jogos contra equipas do nível III ou + das provas nacionais, o que não acontecia há 9 anos na mesma temporada.

48' - Cartão amarelo para Gudelj.

46' - Começou a segunda parte no Fontelo, sem alterações nas duas equipas.

Lusitano FCV marcou sempre a um dos "três grandes" do futebol português

45+1 - Intervalo no Fontelo (1-1). Valem os golos de Bas Dost e Diogo Braz nos últimos quatro minutos da primeira parte.

45' - Um minuto de compensação no Fontelo.

44' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LUSITANO DE VILDEMOINHOS! É A FESTA DA TAÇA! NEM DOIS MINUTOS DEMOROU A FESTA DO LEÃO! Nuno Rodrigues recupera a bola a Bruno Fernandes. Constrói a jogada ofensiva, cruza para o interior da área e Diogo Braz fuzila as redes de Renan.

42'GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! CARREGUE NO PLAY DOS AC/DC... MARCA BAS DOST! Recuperação de Wendel, a combinar com Bruno Fernandes, que assiste Jefferson. O lateral foi à linha, cruzou, e Bas Dost chutou para o golo na pequena área.

40' - Cruzamento de Jefferson e Nani , ao segundo poste, a desviar ao lado da baliza de Ruca.

38' - QUE OPORTUNIDADE!!! Defesa incompleta de Ruca para zona proibida. Em posição frontal Bruno Fernandes chuta por cima da baliza. 

36' - QUE CORTE FENOMENAL! Cruzamento venenoso para o primeiro poste e Bas Dost tinha tudo para abrir o marcador, mas Tiago Gonçalves negou o 'doce' ao holandês.

34'- WENDEL, OUTRA VEZ ELE! O brasileiro está a procurar de forma sistemática um golo de bandeira. Novo remate de fora da área, desta feita a bola passou perto do poste esquerdo da baliza de Ruca.

30' - Sporting visita a cidade de Viseu (Fontelo) pela 5.ª ocasião.

28' - Remate de Wendel de fora da área... e a bola a passar muito por cima da baliza de Ruca, mas o futebolista brasileiro está com ganas de mostrar serviço a Marcel Keizer.

26' - PRIMEIRA DEFESA DE RUCA! Remate de Bruno Fernandes para a primeira defesa de Ruca e na recarga Nani não teve arte nem engenho para colocar a bola dentro da baliza. Wendel melhor posicionado ficou  a pedir a bola ao internacional português.

22' - Bruno Gaspar cai na grande área do Lusitano. Sporting fica a pedir penálti, António Nobre nada assinala.

17' - Wendel queria 'engatilhar' a perna no coração da grande área anfitriã, mas o remate do médio saiu contra um defesa do Lusitano.

O jogo começou num ritmo baixo, com pouca velocidade, e os leões a permitirem o Lusitano de Vildemoinhos implementar o seu jogo, bastante apoiado pelos ataques rápidos dos seus alas.

11' - Cabeceamento de Bas Dost, na sequência de um canto à esquerda, a sair torto e defeituoso. A bola sai muito longe da baliza defendida por Ruca.

8' - QUE PERIGO! Nuno Rodrigues ligou o 'turbo', encarrilou-se para a área leonina e sem oposição chutou para a defesa de Renan. Sporting a dormir no seu setor mais recuado.

6' - Mathieu tenta descobrir Wendel na grande área do Lusitano, mas a bola levava demasiada altura e 'espirra pela linha final.

3' - Atenção ao Lusitano! Primeiro remate da partida a pertencer aos anfitriões. Braz ultrapassa Mathieu, chuta à baliza de Renan... e a bola termina na malha lateral.

1'- Começou o jogo no Estádio do Fontelo. Já se joga o Lusitano Vildemoinhos-Sporting.

Na bancada presidencial encontra-se o presidente Frederico Varandas, ao lado de Hermínio Loureiro e do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

Onze do Lusitano de Vildemoinhos:  Ruca, Paulo Oliveira, Tiago Gonçalves, Uros, Braz, Hélder Rodrigues, Hassane, Nuno Rodrigues, Kiko, Márcio e Murillo.

Onze do Sporting:  Renan, Jefferson, Coates, Mathieu e Bruno Gaspar; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Nani, Diaby e Bas Dost.

Lusitano Vildemoinhos e Sporting disputam, este sábado, uma vaga no oitavos de final da Taça de Portugal. O encontro, que terá lugar no Estádio do Fontelo, em Viseu, está agendado para as 15 horas e marcará a estreia de Marcel Keizer como novo técnico dos leões. 

Na condição de visitado está o Vildemoinhos, uma equipa que alinha no Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol português, mas que recusa baixar os braços perante a visita de um dos 'grandes'. 

Acompanhe no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório