Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

O perfil dos quatro 'miúdos' que Vieira quer na equipa principal

Presidente encarnado quer manter aposta na formação e já há novos candidatos na antecâmara para a subida à equipa A das águias.

O perfil dos quatro 'miúdos' que Vieira quer na equipa principal
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/10/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto 2019/20

O Benfica vai continuar a apostar na formação. Foi essa a garantia dada por Luís Filipe Vieira no passado sábado, num evento interno que decorreu no Seixal. O presidente das águias falou dos casos de sucesso e apontou para novas experiências na próxima temporada. 

Depois de Rúben Dias na temporada passada, Rui Vitória já lançou Gedson Fernandes e João Félix no decorrer da presente época e os resultados parecem ser do agrado do líder máximo dos encarnados. 

"Há três ou quatro jogadores que para o ano têm de estar no plantel do Benfica: o Jota, o Ferro, o Florentino e possivelmente o Willock. Não podemos ter talento em casa e pensar que o vamos colocar à experiência aqui ou ali", atirou o presidente do clube da Luz. 

Vieira deixou este 'recado' a Rui Vitória e tal deve mesmo acontecer em 2019/20. Mas, afinal, quem são estes quatro miúdos? Vamos por casos. 

Jota - Um talento que deixou a Europa rendida

Jota, dos quatro nomes enunciados por Vieira, talvez seja o jogador mais conhecido para a generalidade dos adeptos. O jovem avançado de 19 anos foi um dos protagonistas da conquista da seleção nacional no Euro'18 de sub-19. Em cinco partidas, que terminou com o triunfo na final diante da Itália, João Filipe apontou cinco tentos e partilhou o troféu de artilheiro na competição de jovens talentos com o compatriota Francisco Trincão. 

Mas a história de Jota não se resume apenas ao percurso no Campeonato Europeu que decorreu no passado verão. No Benfica, o jovem jogador tem assumido papel de destaque. Esta época tem sido utilizado na equipa B das águias, formação onde já apontou três golos em seis jogos, e também na equipa encarnada que disputa a UEFA Youth League. Nesta prova europeia, Jota balançou as redes por duas ocasiões em outros tantos jogos. 

As qualidades de Jota não passam despercebidas na Europa e há vários tubarões com o jovem avançado português debaixo de olho. 

Valor de mercado: 450 mil euros 

Contrato válido até: 2022

Número de anos no Benfica: 10

Notícias ao MinutoJota e Francisco Trincão com o troféu de melhor marcador no Euro'18 de sub-19. © UEFA

Ferro - O capitão da equipa B e antigo parceiro de Rúben Dias 

Quando olhamos para o trajeto de Francisco Ferreira - Ferro, no mundo do futebol - é praticamente impossível evitarmos uma comparação direta com Rúben Dias. Têm ambos a mesma idade e já jogaram juntos... por 68 vezes. Entre camadas jovens de seleção, jogos do escalão junior, Premier League International Cup e II Liga, a dupla já coincidiu por quase 70 vezes na mesma equipa fazendo, na grande parte dos casos, dupla no eixo da defesa. 

Tal parceria pode ser reeditada já na próxima temporada. Se Rúben Dias continuar no Benfica, e caso os encarnados resistam ao 'assédio' pelo internacional português, a probabilidade de reencontrar o antigo companheiro é bastante elevada. 

Nota ainda para a capital importância de Ferro para a equipa B do Benfica, uma vez que o jovem defesa assume a braçadeira de capitão. 

Valor de mercado: 1 milhão de euros

Contrato válido até: 2022

Número de anos no Benfica: 7

Notícias ao MinutoRerro e Rúben Dias lado a lado num jogo de qualificação da seleção sub-19 em 2016. © Global Imagens

Florentino Luís - Um poço de força 

Este jovem médio encarnado também brilhou no Europeu de sub-19. A jogar numa posição recuada do meio campo, Florentino Luís foi uma peça vital na conquista portuguesa na Finlândia. Conhecido por ser um poço de força na zona intermédia do terreno, o jovem de 19 anos já despertou a atenção além-fronteiras. 

Notícias ao MinutoFlorentino Luís representa a equipa B do Benfica desde 2016/17. © Global Imagens

Tal como o Desporto ao Minuto já tinha referido em abril deste ano, Benfica já recebeu propostas de Itália e Inglaterra pelo jovem jogador.

Valor de mercado: 1 milhão de euros

Contrato válido até: 2022

Número de anos no Benfica: 8

Chris Willock -  O talento inglês que está a ser lapidado no Seixal

Christopher Anthony Willock chegou ao Benfica no verão de 2017, depois dos encarnados terem aproveitado o facto de o avançado inglês estar prestes a terminar contrato com o Arsenal. Apesar do talento, a estrutura das águias optou por colocar o jovem na equipa B e a aposta parece estar a dar frutos. 

Depois de ter somado três golos em 31 jogos na época passada, Willock está a ganhar mais protagonismo na presente temporada e soma já dois golos em seis jogos. Além disso, o jovem inglês é o jogador da II Liga com mais assistências. 

Valor de mercado: 750 mil euros euros

Contrato válido até: 2022

Número de anos no Benfica: 2

Notícias ao MinutoWillock a festejar um golo com João Félix, imagem que se poderá repetir num futuro próximo. © Global Imagens

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório