Sérgio Conceição chegou ao FC Porto no verão de 2017, proveniente do Nantes, na altura para substituir Nuno Espírito Santo.
Desde que chegou ao reinado azul e branco, o técnico de 43 anos já contabilizou 63 jogos em todas as competições oficiais: 45 vitórias, 10 empates e oito derrotas.
E para bem dos adeptos do FC Porto, Sérgio Conceição consegue incutir no plantel um ‘tratamento de choque’, logo após um desaire. Sim, porque das oito ocasiões que o dragão contemplou o sabor amargo da derrota, a vitória foi sempre o resultado que se registou imediatamente a seguir.
Na época de 2017/2018, o FC Porto sofreu três derrotas na Liga dos Campeões e respondeu a todas com uma vitória na Liga, duas das quais em forma de goleada [6-1 frente ao Paços de Ferreira e 5-0 frente ao Rio Ave].
O FC Porto nunca somou duas derrotas consecutivas para a Liga Portuguesa e na temporada anterior um desaire foi sempre contestado com triunfos diante de Boavista e Aves. Já quando o emblema nortenho sucumbiu diante do Sporting, na meia-final da Taça de Portugal, o dragão ‘cuspiu fogo’ diante do Moreirense.
Já na presente temporada, a surpreendente derrota diante do Vitória SC originou um triunfo imediato diante do Moreirense [3-0]. No passado fim-de-semana, o FC Porto saiu da Luz sem pontuar. Assim sendo, os portistas poderão esperar triunfo no próximo jogo? A confirmar-se será diante do Lokomotiv de Moscovo [24 de outubro], num duelo relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.