Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Frances McDormand ganha o Óscar de Melhor Atriz

O desempenho da atriz em 'Três Cartazes à Beira da Estrada' vale-lhe a sua primeira estatueta dourada.

Frances McDormand ganha o Óscar de Melhor Atriz
Notícias ao Minuto

04:32 - 05/03/18 por Fábio Nunes

Cultura Los Angeles

Frances McDormand ganha o Óscar de Melhor Atriz com a sua interpretação no filme ‘Três Cartazes à Beira da Estrada’. Era a grande favorita nesta categoria e já tinha vencido o Globo de Ouro, o Bafta e o Screen Actors Guild.

O seu desempenho de uma mãe à procura de justiça depois do assassinato da sua filha numa pequena cidade do Missouri foi muito elogiado pela crítica. 

Frances McDormand, de 60 anos, já tinha sido nomeada anteriormente nesta categoria por ‘Fargo’, em 1996. Também tinha sido nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária por três vezes.

Conhecida por não ter problemas em dizer o que pensa publicamente, Frances McDormand foi a protagonista de um dos mais poderosos e mais emocionados discursos da noite ao receber o Óscar.

"Estou a hiperventilar um pouco. Se cair, apanhem-me porque tenho algumas coisas para dizer", começou por referir a atriz. Depois fez um pedido especial. "Se eu puder ter a honra de ter todas mulheres nomeadas em todas as categorias a ficarem de pé comigo nesta sala. Meryl, se tu o fizeres, todas vão fazê-lo".

O seu pedido foi respeitado e todas as nomeadas levantaram-se para se juntarem a Frances McDormand, que não se ficou por aqui e deixou um recado importante a Hollywood.

"Olhem à vossa volta, senhoras e senhores. Porque todos temos histórias para contar e projetos que precisam de ser financiados. Não falem connosco sobre isso nas festas desta noite. Convidem-nos para os vossos escritórios dentro de alguns dias ou podem vir aos nossos, como for melhor para vocês, e nós vamos dizer-vos tudo sobre estes projetos. Deixo-vos com duas palavras esta noite: inclusion rider".

Frances McDormand deu assim o mote para esta cláusula de inclusão, que um ator pode insistir para que seja colocada no seu contrato e que requer que o elenco e a equipa de um filme cumpra com um certo nível de diversidade. 

Depois do discurso, alguns atores foram para as redes sociais mostrar o seu apoio a este apelo da atriz, como foi o caso de Brie Larson, que também já venceu um Óscar nesta categoria pelo filme "Quarto" em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório