Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Compositor e maestro Jorge Costa Pinto doou espólio à SPA

O compositor e maestro Jorge Costa Pinto doou à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) "o conjunto do seu vasto espólio, resultado de uma vida de criação e trabalho na área musical", anunciou hoje a instituição.

Compositor e maestro Jorge Costa Pinto doou espólio à SPA
Notícias ao Minuto

20:20 - 24/01/18 por Lusa

Cultura Autores

Jorge Costa Pinto atuou como músico, pela primeira vez, aos cinco anos, na Anadia, e estreou-se aos 13, como baterista, ao lado do pai, na Orquestra Baía. Fez parte, posteriormente, da Orquestra Bolero e participou na primeira 'jam session' de jazz em Portugal, a poucas semanas da constituição do Hot Club Portugal, em 1948, organizada por Luís Villas-Boas, através do qual levou os seus primeiros agrupamentos de jazz à ex-Emissora Nacional.

Associado da SPA desde 1950, Jorge Costa Pinto doou um espólio constituído por 15 caixas de "material diversificado", designadamente "pautas de piano e partituras, pelo material produzido para a Discoteca Básica, antigo projeto do Ministério da Cultura, e por reportório 'bandístico' e filarmónico português, área em que tem desenvolvido ampla investigação e divulgação", refere a cooperativa de autores.

"O espólio fica agora devidamente protegido num espaço da SPA e, mais tarde, ficará disponível para consulta, análise e pesquisa", afirma a instituição, que agradece ao músico "este ato de generosidade para com a cooperativa que representa os autores".

No passado dia 17, o músico apresentou, na sede da SPA, em Lisboa, o seu livro "Conversas sobre a história da música".

Jorge Costa Pinto mantém, desde 2006, o programa radiofónico "Coreto", na RDP/Antena 2, que divulga o trabalho das bandas filarmónicas portuguesas e estrangeiras.

Costa Pinto estudou música com Fernando Lopes-Graça, Francine Benoît, Jorge Peixinho e Louis Sager, em Portugal.

Nos Estados Unidos, no Berklee College of Music, em Boston, estudou com Herb Pomeroy, J.Progris, Alan Dawson. Tocou com Hazel Scott, Frederich Gulda, Marshall Brown e George Wein, entre outros músicos.

Ao longo da carreira fez parte de várias orquestras e atuou com artistas como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, António Calvário, Madalena Iglésias e António José.

Em 2003, apresentou no Festival de Jazz do Estoril a Big Band Jorge Costa Pinto.

Com João Moreira dos Santos é autor do livro "O Movimento Filarmónico no Concelho do Montijo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório