Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Stacey Kent apresenta o mais recente CD com a Filarmonia das Beiras

A cantora de jazz norte-americana Stacey Kent apresenta o seu mais recente álbum, 'I Know a Dream. The Orchestral Sessions', em finais de maio e começos de junho, em quatro palcos nacionais, divulgou a sua discográfica.

Stacey Kent apresenta o mais recente CD com a Filarmonia das Beiras
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/01/18 por Lusa

Cultura Jazz

O CD 'I Know a Dream. The Orchestral Sessions', saído em outubro último, inclui poemas de Kazuo Ishiguro, distinguido no ano passado com o Prémio Nobel da Literatura.

A cantora gravou dois poemas de Kazuo Ishiguro, 'Bullet Train' e 'Changing Lights', ambos musicados por Jim Tomlinson. Os outros inéditos deste álbum são 'Make It Up' e 'I Know I Dream', da dupla Cliff Goldmacher e Jim Tomlinson.

O álbum, que inclui temas como 'Avec Le Temps', 'Photograph' ou 'Mais Uma Vez', é apresentado no dia 30 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia seguinte, no Coliseu do Porto, e, no dia 01 de junho, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, encerrando esta digressão por Portugal, no Teatro Aveirense, em Aveiro, no dia 2 de junho.

A cantora norte-americana é acompanhada, nesta digressão portuguesa, pela Filarmonia das Beiras, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço.

I Know a Dream. The Orchestral Sessions é o primeiro álbum orquestral da intérprete norte-americana, que canta há mais de 20 anos e que gravou mais de 15 álbuns, tendo este CD sido gravado nos Angel Studios, em Londres, com uma orquestra de 58 músicos.

Sobre o CD, em comunicado, a cantora afirma que este era um disco que sabia que teria de fazer um dia, e realça o facto de trabalhar com uma orquestra.

"Eu sou muito paciente. Este era um trabalho que eu sabia que iria ter de fazer um dia destes, mas eu não queria fazer a qualquer custo ou precipitá-lo de qualquer maneira", afirma a norte-americana, salientando em seguida que "não é todos os dias que se é convidado para um projeto que envolve 58 músicos".

"Hoje em dia todos tentam ser razoáveis, mas a [discográfica] Sony teve uma visão artística real", sublinhou.

O álbum foi produzido por Tommy Lawrence, colaborador de longa data da cantora, e autor da maioria dos arranjos musicais, seguindo o princípio orientador de Stacey Kent: "Estar atentos à nossa sensibilidade e colocar no centro de tudo, o nosso sentido de intimidade".

Além de um tema em português, 'Mais Uma Vez', de António Ladeira, musicado por Tomlinson, Stacey Kent canta três temas em francês, 'Les Amours Perdues', composição de Serge Gainsbourg, do repertório de Juliette Gréco, 'Avec le Temps', de Léo Ferré, e 'La Rua Madureira', de Nino Ferrer, um tema influenciado pela Bossa Nova.

O repertório brasileiro é, aliás, maioritário neste CD, com versões de cinco temas clássicos, nomeadamente, 'Photograph' e 'Double Rainbow', de António Carlos Jobim, ou ainda 'Say Goodbye', de Torquato Neto e Edu Lobo.

Stacey Kent, segundo a discográfica, já vendeu "mais de dois milhões de álbuns".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório