Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa a uma só voz no Porto e em Lisboa

O início do ano traz boas notícias para os fãs de Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa. Os artistas juntar-se-ão em concertos inéditos em Lisboa e no Porto.

Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa a uma só voz no Porto e em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:00 - 04/01/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura 2018

�Gilberto Gil, o rapaz maduro calejado pela idade, Nando Reis é o menino impetuoso e viril. Gal Costa, a moça”. Trata-se, com efeito, de uma simbologia idealizada por Gilberto Gil quando compôs a canção ‘Trinca de Ases’. E este trio, descrito pelo artista como os ‘três mosqueteiros, três patetas, três poetas da canção’ juntar-se-ão a uma só voz nos em concertos inéditos em Lisboa e no Porto. A estreia em Portugal, faz saber um comunicado enviado às redações, está agendada para os dias 9 de março no Campo Pequeno e 11 de março no Coliseu Porto.

O projeto musical, refere a mesma nota, nasceu como uma homenagem ao centenário de Ulysses Guimarães (um dos principais opositores à ditadura militar brasileira) e foi idealizado pelo jornalista brasileiro Jorge Bastos Moreno. Até ao momento já deslumbrou em palcos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ao som dos violões de Gil e Nando, a voz de Gal impõe-se numa harmonia perfeita. Uma união em palco que conta com o reforço de dois grandes músicos: o baixista pernambucano Magno Brito e o percussionista baiano Kainan do Jêjê.

‘Trinca de ases’ ganha “não só quando lança as antigas e infalíveis canções dos repertórios dos três craques da música popular, como também, a base são as obras sólidas de Gil e Nando, revividas com as tramas dos violões dos artistas”, pode ainda ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório