Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Desenhos de Siza Vieira e homenagem à Afurada

Uma exposição de desenhos de Siza Vieira e uma homenagem aos pescadores da Afurada são alguns dos destaques da iniciativa Onda Bienal que vai decorrer em Vila Nova de Gaia em 2018, indicou hoje a organização.

Desenhos de Siza Vieira e homenagem à Afurada
Notícias ao Minuto

20:41 - 13/12/17 por Lusa

Cultura Bienal de Gaia

A Onda Bienal é implementada nos anos de interregno da Bienal de Vila Nova de Gaia, sendo um projeto organizado pela Cooperativa Cultural Artistas de Gaia, com o apoio da Câmara Municipal local.

O objetivo é, referiu à agência Lusa o coordenador do projeto Agostinho Santos, "contribuir para que este concelho seja, no mais curto espaço de tempo, Gaia - Cidade das Artes".

De um total de mais de duas dezenas de atividades já planeadas, destaca-se em abril a exposição "Viagens/Figura" com cerca de 40 desenhos da autoria de Siza Viera. De acordo com Agostinho Santos pretende-se "dar a conhecer o lado de desenhador e excelente artista de alguém mais conhecido pela sua genialidade na arquitetura".

Antes, nos dias 16, 17 e 18 de março, vai decorrer uma maratona do desenho que consistirá em 48 horas interruptas a desenhar graças à orientação e intervenção de vários artistas.

E, em outubro, a Casa-Museu Teixeira Lopes receberá uma exposição do pintor Albuquerque Mendes, isto depois da homenagem aos pescadores da Afurada, zona de Vila Nova de Gaia intimamente ligada à tradição e à atividade piscatória.

"Vamos pegar nas canastras de peixe que as peixeiras utilizam, e entregá-las a 20 artistas. Vamos desafiá-los à intervenção", indicou o coordenador da Onda Bienal, revelando que o resultado deste desafio estará patente numa exposição no Centro Interpretativo da Afurada, a inaugurar a 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da localidade.

A Onda Bienal vai desenrolar-se em 2018 ao longo de vários espaços de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Além dos citados, estão já confirmadas atividades na Biblioteca Municipal, bem como no Gabinete da Bienal de Gaia localizado na estação General Torres no 'coração' do concelho.

A organização também pretende fazer iniciativas fora deste concelho nortenho. "Queremos levar a marca da Bienal a vários municípios do país nomeadamente onde não é muito habitual haver exposições", indicou Agostinho Santos.

São objetivos do projeto Onda Bienal, acrescentou o coordenador, "estreitar relações entre os artistas, levar a Gaia a grandes artistas, habituar o público da Área Metropolitana do Porto e da região Norte a um calendário de exposições frequente e divulgar a Bienal que decorrerá em 2019".

A apresentação da Onda Bienal está agendada para quinta-feira pelas 11:00 horas na Casa-Museu Teixeira Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório