Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.
Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.
© Global Imagens
Cultura Sevilha
A sessão, organizada pelo toureiro espanhol Miguel Ángel Perera, de 34 anos, conta também com a participação do tenor Plácido Domingo, do ator Juan Echanove, do filósofo Fernando Savater, do 'cantaor' de flamenco José Mercé e do poeta Carlos Marzal.
O encontro de hoje, no Ateneu de Sevilha, reata o realizado há 90 anos, neste mesmo espaço sevilhano, por ocasião dos 300 anos da morte do poeta Luis de Góngora, e visa "homenagear as figuras da cultura espanhola que então se encontraram e que constituíram a chamada Idade da Prata da Literatura Espanhola", segundo comunicado da organização.
Da Geração de 27 fizeram parte, entre outros, o escritor e dramaturgo Enrique Jardiel Poncela, o poeta e dramaturgo Federico García Lorca, os poetas Vicente Aleixandre e Rafael Alberti, o poeta, crítico e ensaísta Guillermo de Torre, o poeta e crítico literário Jorge Guillén, o poeta Juan Larrea, o dramaturgo Miguel Mihura e o desenhador e humorista António de Lara "El Tono".
A Geração de 27, enquanto movimento literário evidenciou por uma busca vanguardista de novos conceitos, e a procura de uma maior ligação com as artes plásticas.
A maioria dos nomes que fizeram parta da Geração de 27 exilou-se de Espanha, com a ascensão dos nacionalistas liderados pelo ditador Francisco Franco, como os poetas Pedro Salinas Serrano e Rafael Alberti.
Elísio Summavielle, no comunicado sobre a iniciativa, salienta que "a Geração de 27 foi uma marca indelével da cultura do século XX, em toda a Península Ibérica e também na Europa".
"Reunir 90 anos depois, no mesmo local, alguma da boa massa crítica e criativa da contemporaneidade, em homenagem a essa geração, é um momento único, e foi para mim um convite irrecusável. Pela defesa da cultura, de um património comum, e do maior valor que é a defesa da diversidade cultural nos tempos estranhos que vivemos", declara Summavielle.
Comentários
Regras de conduta dos comentários