Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Teolinda Gersão recebe Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco/Associação Portuguesa de Escritores (APE) é entregue hoje a Teolinda Gersão, pela obra 'Prantos, amores e outros desvarios', que o júri considerou revelar o "domínio total das características do conto".

Teolinda Gersão recebe Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
Notícias ao Minuto

08:15 - 14/10/17 por Lusa

Cultura Literatura

A entrega do galardão, patrocinado pela câmara famalicense, decorre no âmbito dos Encontros Camilianos, que se realizam na antiga residência de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, em Vila Nova de Famalicão.

Além do "domínio total das características do conto", o júri, em comunicado divulgado em março último, quando foi anunciado o vencedor, salientou ainda a "língua cuidada, elegante, erudita" da obra de Teolinda Gersão.

"A capacidade de surpreender sucessivamente no conto seguinte, sendo que o anterior parecia ter sido, indubitavelmente, magistral", sublinhou o júri a propósito dos contos reunidos naquela obra, editada pela Porto Editora.

Esta é a segunda vez que Teolinda Gersão recebe este prémio, tendo conquistado pela primeira vez em 2002 com "Histórias de ver e andar".

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no valor de 7.500 euros, foi criado em 1991 pela APE em parceria com a autarquia de Vila Nova de Famalicão e distingue um autor português ou de um país africano de expressão portuguesa.

O júri desta edição foi constituído por Cristina Robalo Cordeiro, Raquel Camacho e Salvato Teles de Menezes.

Teolinda Gersão, 77 anos, é autora de romances, novelas e contos, tendo-se estreado em 1981 com "O silêncio", que lhe valeu o Prémio de Ficção do Pen Club, No ano passado, foi distinguida com o Prémio Literário Vergílio Ferreira pelo conjunto da obra literária.

Nos encontros sobre a obra do autor de "O Amor de Perdição" é homenageado Alexandre Cabral (1917-1996), no centenário do seu nascimento e que a edilidade aponta como "notável camilianista".

"Investigador e biógrafo camiliano, Alexandre Cabral dedicou grande parte da sua vida a Camilo Castelo Branco", afirma a autarquia.

A homenagem a Alexandre Cabral, que inclui a inauguração de uma exposição, conta com a participação do seu filho, Aguinaldo Cabral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório