Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Novo álbum de Sara Tavares chega este mês

O novo álbum da cantora e compositora Sara Tavares, 'Fitxadu', que significa em crioulo cabo-verdiano 'fechado', é constituído por 11 canções e editado no próximo dia 27, anunciou hoje a promotora.

Novo álbum de Sara Tavares chega este mês
Notícias ao Minuto

18:00 - 03/10/17 por Lusa

Cultura Música

Sara Tavares participa na autoria de quase todos os temas do CD, quer como compositora ou letrista, em parceria com outros autores ou a solo, sendo a única exceção 'Para Sempre Amor', com letra e música de Bilan.

O CD, o quinto da cantora, abre com 'Onda de Som', letra de Sara Tavares, que assina a música com Loony Johnson.

'Coisas Bunitas' e 'Filingadu' são os dois únicos temas cujas letras e composições musicais são assinadas em exclusivo por Sara Tavares.

Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa'Med, Kalaf Epalanga, Virgilio Varela e Princezito, com quem assina a música de 'Fitxadu', que dá título ao álbum, são alguns dos seus parceiros autorais.

Com Nancy Vieira, Sara Tavares assina a letra e música de 'Ginga', que inclui um excerto de 'Suor di nô Púbis', música e letra de Adriano Gomes Ferreira.

'Fitxadu', segundo a intérprete de 'Chamar a Música', marca 'o encerramento de um ciclo e, como todos os capítulos, o início de um novo', de acordo com comunicado enviado à agência Lusa.

Sara Tavares estreou-se discograficamente em 1996 com 'Sara Tavares & Shout!', tendo dois anos antes vencido o Festival RTP da Canção com 'Chamar as Música', de Rosa Lobato de Faria e João Oliveira.

Em 1999 editou o álbum 'Mi Ma Bô', no qual propunha uma sonoridade de fusão afro-pop-soul. O disco foi gravado em França e produzido pelo franco-congolês Lokua Kanza, tendo vendido em Portugal um número de cópias que lhe valeu o galardão de Disco de Ouro.

'Balancê' é o título do terceiro álbum e tornou-se no seu cartão-de-visita internacional, tendo Sara Tavares sido nomeada como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music, em 2007. Em Portugal, as vendas e 'Balancê' valeram-lhe um Disco de Platina.

Em 2008 editou o DVD 'Alive in Lisbon' e em 2011 Sara Tavares, depois de ter ultrapassado problemas de saúde que a forçaram a interromper a carreira, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e colaborou em estúdio com vários artistas, nomeadamente os Buraka Som Sistema.

Em 2012, deu continuidade à digressão internacional 'Xinti', título do álbum editado em 2009, e que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival 2012, na Alemanha.

A preparação de 'Fitxadu' foi iniciada no ano passado, entre espetáculos em Portugal e além-fronteiras.

Do novo álbum constam também os temas 'Txom Bom', letra de Sara Tavares e Virgílio Varela, com música de Sara Tavares, e 'Flutuar', letra de Sara com Paulo Flores, assinando a intérprete a composição musical.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório