Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Oliva Factory exibe mostra de 56 artistas sobre 'Limiar da Vida'

O Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, inaugura este sábado a exposição de arte contemporânea 'Limiar da Vida', com obras de 56 artistas agrupadas em várias secções temáticas sobre formas de "habitar".

Oliva Factory exibe mostra de 56 artistas sobre 'Limiar da Vida'
Notícias ao Minuto

16:01 - 15/09/17 por Lusa

Cultura S. João da Madeira

A mostra tem curadoria de Pedro Lapa, ex-diretor do Museu Coleção Berardo e do Museu do Chiado, e envolve uma seleção específica das cerca de 1.000 obras que integram a Coleção Norlinda e José Lima.

Desta vez dá-se a conhecer ao público trabalhos de autores como Andy Warhol, Damien Hirst, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Julião Sarmento, Fernando Lanhas, Pedro Portugal, Leon Golub, Rui Toscano e Rigo 23.

"Se a vida está antes de todas as formas artísticas, o limite para que estas tendem não reside numa qualidade específica, num sentido particular ou numa síntese geral daquela - o limite último é a matéria da vida como potência de qualquer representação", defende Pedro Lapa.

"Todas estas formas artísticas reunidas [na exposição] são conjeturas e tentativas de configurar essa matéria, que está antes de qualquer configuração e designamos por 'vida', mas, no seu todo, é um inatingível por qualquer obra", explica.

Para Pedro Lapa, a exposição 'Limiar da Vida' reúne assim num percurso circular "desde as perceções mais simples e fragmentadas do corpo até à construção de formas e enigmas sobre o mundo" habitado.

A nova mostra da Coleção Norlinda e José Lima - que é constituída por obras de artistas e projetos interdisciplinares nas áreas do desenho, pintura, escultura, fotografia e vídeo - estará patente ao público até 01 de abril de 2018.

O mesmo edifício do Núcleo de Arte da Oliva acolhe também a Coleção Treger Saint Silvestre, dedicada à arte bruta, às artes marginais e a trabalhos de vocação etnográfica como crucifixos contemporâneos e arte vudu do Haiti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório